Home / Documentários /

10 documentários sobre futebol obrigatórios para todos os adeptos

10 documentários sobre futebol obrigatórios para todos os adeptos

Mídia Kit Blog Mundo de Cinema
 

Às vezes parece que o futebol só existe jogo a jogo, da entrevista pré-jogo à análise táctica pós-jogo. Enquanto acompanhamos os campeonatos a tensão e nervosismo para que a nossa equipa vença vai aumentando à medida que o jogo se aproxima e, no dia em que os jogadores entram em campo, mal nos podemos aguentar de excitação. No entanto, no dia seguinte os sentimentos esmorecem – especialmente se a equipa tiver perdido! – e, passado um ano, já nem recordamos certos jogos.

No entanto, como o futebol é feito de episódios importantes, torna-se crucial revisitar a história em certos momentos. Por essa mesma razão, pareceu-nos apropriado compilar nos próximos parágrafos um conjunto de documentários sobre o Mundo do Futebol que procuram retratar a modalidade desportiva por diferentes óticas. Os filmes aqui presentes não só revisitam certos momentos emblemáticos da história do futebol como almejam ainda mostrar as diferentes facetas deste mundo.

Sem mais delongas, deixamo-lo com 10 documentários sobre futebol, acompanhando-os das respectivas sinopses.

10 documentários sobre futebol imperdíveis

 

1 – THE TWO ESCOBARS

Não apenas um grande filme de futebol, The Two Escobars é um dos melhores documentários a combinar futebol com história. Realizado tendo como base entrevistas com as estrelas da seleção colombiana de ’94, os tenentes de cartéis de Escobar, jornalistas e membros das suas famílias, o filme é um conto fascinante de grande talento que tentou florescer num momento sombrio da história da Colômbia.

 

2 – KEANE AND VIEIRA: THE BEST OF ENEMIES

Dois titãs do futebol inglês, Roy Keane e Patrick Vieira têm as suas batalhas em campo (e fora dele) cuidadosamente retratadas neste documentário. O destaque deste filme é, sem dúvida, Keane e Vieira a relembrar juntos os bons velhos tempos, quando a dedicação e a paixão significava deixar o sangue no campo. Trocando olhares entre si, o filme cobre as carreiras bem-sucedidas de ambos os jogadores e lança uma meditação sobre o modo como o futebol mudou desde o advento da Premier League.

 

3 – 20 GOALS THAT SHOOK THE WORLD

Golos impressionantes, capazes de produzir manchetes de jornais dedicadas à mera passagem da bala a cruzar a linha de baliza. Este documentário explica-se a si mesmo pelo título, prometendo reviver alguns dos golos mais marcantes da história do futebol ao longo de 45 minutos.

 

4 – HILLSBOROUGH

É muito raro que uma única palavra, como Hillsborough, possa provocar emoções tão profundas e complexas. Neste filme meticuloso e doloroso, Daniel Gordon tenta investigar e abordar cada tópico que marcaram 25 anos de sofrimento, encobrimentos e atrozes procedimentos legais. Um documentário díficil mas crucial para a compreensão de um dos eventos cruciais na história do futebol inglês: o momento que ficou conhecido como a “Tragédia de Hillsborough”, que resultou na morte de 96 adeptos do Liverpool.

 

5 – WHITE, BLUE AND WHITE

O jogador do Tottenham Hotspur, o lendário Ossie Ardiles, é o anfitrião deste documentário que nos leva através de sua carreira, dos seus altos e baixos no campo com a Argentina e Spurs, até ao ponto mais baixo da guerra das Malvinas. Um grande retrato de um homem preso entre as suspeitas de duas nações que sempre estiveram no seu coração.

 

6 – SOCRATES AND THE CORINTHIANS’ DEMOCRACY

Como um verdadeiro exemplo do “jogo bonito”, como qualquer brasileiro, o lendário jogador Sócrates possuía o traço mais raro do futebol: um diploma universitário. O filme documenta os esforços de Sócrates para envolver os companheiros da sua equipa do Corinthians numa campanha pela democracia durante a ditadura militar que governou o Brasil durante a maior parte da carreira do jogador.

 

7 – ONCE IN A LIFETIME

Para os espectadores norte-americanos, a visão de Pelé, Franz Beckenbauer, George Best e até mesmo de Johan Cruyff a aparecer em campos americanos conseguia ser tão surpreendente como ainda hoje acontece. Este documentário relembra os anos 70, mais precisamente um momento histórico do futebol americano, marcado pela ascensão da NASL e da New York Cosmos e a sua consequente queda numa confusão de dinheiro e polémicas.

 

8 – NEXT GOAL WINS

O documentário Next Goal Wins apresenta-se como uma surpresa agradável. Um excelente filme sobre os maiores underdogs no futebol mundial: os Samoa Americana. Relatando histórias caídas no esquecimento, o documentário promete captar toda a atenção do público e aquecer o seu coração enquanto assiste a batalhas de jogadores que procuram ser os melhores da FIFA – mesmo que nunca o consigam.

 

9 – KICKING IT

Todos sabemos que a Liga dos Campeões é gigantesca: este documentário não aborda por isso esse lado do campeonato. O filme Kicking It serve como um lembrete de que o futebol pode ser ser usado para causas superiores para além dos gastos anuais cometidos no mundo do futebol. Acompanhe a história de de seis jogadores que se esforçam para tentar entrar nos esquadrões para a Taça do Mundo, lutando contra o vício, a pobreza e o facto de viverem na rua. A FIFA ainda não fez tudo o que podia pelos jogadores, e este é um filme que prova isso mesmo.

 

10 – ONE NIGHT IN TURIN

O documentário One Night in Turin faz uma viagem no tempo para relembrar um dos momentos mais tristes para os adeptos ingleses: o dia em que a equipa de futebol de Inglaterra perdeu a Taça do Mundo de 1990 , sendo derrotado pela Alemanha Ocidental nos pénaltis da semifinal. Através de imagens de arquivo e reencenações, o documentário procura retratar o contexto social e político do evento, e determinar as mudanças na percepção das pessoas face ao futebol.

 

NOTA: Este artigo foi publicado originalmente no Blog Mundo de Futebol com o título 10 documentários sobre futebol que precisa de ver agora

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *