Home / Drama /

Conheça A Livraria, um filme sobre amor à literatura

Conheça A Livraria, um filme sobre amor à literatura

Mídia Kit Blog Mundo de Cinema
 

Dirigido pela cineasta catalã Isabel Coixet, a partir de uma adaptação do romance de Penelope Fitzgerald, o filme A livraria (The Bookshop), uma parceria entre Inglaterra, Espanha e Alemanha, em cartaz nos cinemas, é uma ótima pedida para os apaixonados por literatura e admiradores de roteiros sensíveis e poéticos.

A sinopse:

Em 1959, recém-chegada em um vilarejo na costa inglesa, Florence (Emily Mortimer) decide tornar uma casa decadente uma livraria. Ela pretende disponibilizar aos moradores do local acesso a grandes autores, que poderão lhes dar novas visões de mundo e expandir seus pensamentos. Florence conta com o suporte amigável do misantropo Edmund (Bill Nighy), um velho amante de livros que vive trancado em sua mansão há muito tempo; entretanto, toda a comunidade, liderada pela amarga Violet (Patricia Clarkson), declara guerra contra Florence e sua livraria.

 

 

O filme mostra uma disputa entre pessoas retrógradas do vilarejo e a inovadora Florence, uma mulher de mente aberta e sonhadora, que precisará brigar para manter seu negócio. O livro The Bookshop, que inspirou o filme, aparece em uma das cenas finais ao lado de outras publicações literárias.

 

A frase principal de divulgação do filme é: “Entre livros, ninguém pode se sentir sozinho”. O filme, portanto, fala de solidão, e ainda das fantasias proporcionadas pelos livros, tudo em um cenário tocantemente belo cujo protagonista é o mar.

Na contramão, cidadãos aristocráticos que desprezam qualquer tipo de prazer e expansão de mentalidade, e defendem-se contra uma intrusa que ousa desafiar o pacato modo de vida do vilarejo.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *