Home / Cinema /

BEAST: já conhece o novo Festival Internacional de Cinema do Porto?

BEAST: já conhece o novo Festival Internacional de Cinema do Porto?

Mídia Kit Blog Mundo de Cinema
 

Estamos a pouco mais de um mês do primeiro festival português totalmente dedicado ao cinema da Europa de Leste, promovendo a indústria cinematográfica, cultura e identidades da região.

No dia 23 de Agosto, às 22h, irá realizar-se o BEAST WARM-UP, a apresentação do BEAST – Festival Internacional de Cinema onde será possível ver algumas curtas-metragens da Europa de Leste. O BEAST WARM-UP pretende aguçar a curiosidade para o Festival, que terá lugar de 21 a 24 de Setembro!

O BEAST – Festival Internacional de Cinema tem como objetivo principal trazer ao Porto a cultura audiovisual do Leste Europeu, criando uma ponte entre os dois extremos do Velho Continente. 

BEAST WARM-UP

O BEAST – Festival Internacional de Cinema, coorganizado pelo Cineclube do Porto, terá a sua sessão de apresentação, o BEAST WARM-UP, na quarta-feira, 23 de Agosto, pelas 22h, no Restaurante Árvore, integrado no cartaz de Agosto 2017 do Cineclube do Porto: AS NOITES DE BORIS – CURTAS AO AR LIVRE.

No BEAST WARM-UP poderão ser visionadas três curtas-metragens da Europa de Leste: VARANDA, de Lendita Zeqiraj; COLEÇÃO DE AROMAS, de Igor Cobileanski e FRAGMENTOS, de Aga Woszczyńska. Todos os filmes serão legendados em português e inglês.

Sobre os filmes:

BALCONY | BALLKONI | VARANDA

Kosovo | 2013 | Ficção | 20 min. | Idioma: Albanês (Legendado: Português / Inglês)

Realização: Lendita Zeqiraj

Direção Fotografia: Armel Hostiou

Som: Jean-Barthelemy Velay

Produção: Bujar Kabashi

Jeton, um rapaz de 10 anos está sentado no parapeito de uma varanda no 4º andar. Os vizinhos e transeuntes chamam a polícia e os bombeiros mas a situação rapidamente se torna impossível de gerir.

Lendita Zeqiraj nasceu em Pristina, no Kosovo. Estudou artes visuais e cinema em Paris. Escreveu e realizou curtas-metragens de ficção, experimentais e documentários exibidos em diversos reconhecidos festivais internacionais. Lendita é também pintora e o seu trabalho tem sido exposto no Kosovo e em França.

 

THE FLAVORS COLLECTION | COLECTIA DE AROME | COLEÇÃO DE AROMAS

Moldávia/Roménia | 2013 | Ficção | 14 min. | Idioma: Romeno (Legendado: Português / Inglês)

Realização: Igor Cobileanski

Direção Fotografia: Veaceslav Cebotari

Produção: Valentina Iusuphodjaev e Iuliana Tarnovetchi

 

A mãe de Victor está muito doente e precisa desesperadamente de um remédio mas Victor não tem dinheiro. COLEÇÃO DE AROMAS participou nos festivais de Clermont-Ferrand, Busan e Cairo, tendo em 2015 vencido o Grande Prémio no Festival de Curtas-metragens de Praga.

Igor Cobileanski é um reconhecido realizador e argumentista da República da Moldávia. Licenciado pela Academia de Teatro e Cinema de Bucareste, na Roménia, estreou a sua primeira longa-metragem em 2013.

 

FRAGMENTS | FRAGMENTY | FRAGMENTOS

Polónia | 2014 | Ficção | 25 min. | Idioma: Polaco (Legendado: Português / Inglês)

Realização: Aga Woszczyńska

Direção Fotografia: Bartosz Świniarski

Produção: LODZ Film School

Uma coleção de cenas vagamente relacionados, retratam a ruptura de um relacionamento e o colapso do mundo ao qual a personagem principal feminina se continua desesperadamente a agarrar.

Aga Woszczyńska estudou Ciências Sociais Aplicadas e também Cinema na Escola Nacional Polonesa. Atualmente produz o seu primeiro documentário de longa-metragem. As suas curtas-metragens tem participado em vários festivais de cinema e sido exibidas em canais nacionais de TV.

[TRAILER: https://vimeo.com/87398130]

 

BEAST – 1º FESTIVAL DE CINEMA DA EUROPA DE LESTE

Entre 21 e 24 de Setembro 2017, o Porto vai receber o BEAST – Festival Internacional de Cinema que pretende mostrar as mais recentes produções da Europa de Leste com vários eventos paralelos e convidados apelativos.

Durante os 4 dias de festival, vão ser exibidos mais de 70 filmes cuidadosamente selecionados para as 3 categorias de competição e 4 categorias especiais a apresentar no Rivoli, Cinema Trindade, Passos Manuel, Biblioteca Almeida Garrett e Casa das Artes.

O BEAST é o primeiro grande festival do género em Portugal. Este Festival visa dar a conhecer o melhor do cinema contemporâneo da Europa de Leste numa experiência que se quer íntima, em que o público pode interagir, socializar e aprender com os convidados.

Mais informação em: www.beastfilm.pt

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *