Home / Cursos de Cinema /

Béla Tarr de regresso a Espinho para Workshop exclusivo de realização

Béla Tarr de regresso a Espinho para Workshop exclusivo de realização

 

Béla Tarr, histórico realizador húngaro apontado como um dos fundadores do movimento do “cinema lento” (slow cinema), dará em Fevereiro de 2018 em Espinho um Workshop de Realização.

O realizador húngaro Béla Tarr está de regresso a Espinho para ministrar um workshop de duas semanas sobre realização de filmes. A acção de formação é levada a cabo pela FEST – Associação Cultural, entidade responsável pelo Novos Realizadores | Festival Novo Cinema, em Espinho. O evento terá lugar entre os dias 26 de Fevereiro e 11 de Março de 2018.

Com acesso limitado e exclusivo, o workshop permitirá que os inscritos desenvolvam competências ao nível do desenvolvimento de guiões, processos de escrita, produção e realização de filmes. Ao longo deste tempo os inscritos desenvolverão uma curta-metragem, acompanhados pelo conhecimento e experiência do histórico realizador.

 

Não respondendo a uma lógica formativa baseada num conceito certo e/ou errado, este workshop será orientado pela visão única de Béla Tarr que, ao longo das duas semanas, partilhará a sua história pessoal e visão plástica e artística guiando os participantes na construção de uma curta-metragem.

 

Béla Tarr é um realizador húngaro, amplamente considerado um dos mais influentes autores de cinema dos últimos 30 anos. Começou a produzir cinema amador ao 16 anos, altura em que os trabalhos realizados cativaram a atenção do Bela Balazs Studios, que ajudou a financiar a primeira longa-metragem de Béla Tarr, intitulada “Family Nest” em 1979.

Nomeado para diversos prémios e galardões em todo o mundo, venceu alguns dos mais importantes galardões do cinema mundial, tendo anunciado a sua reforma enquanto cineasta em 2012, um ano após a estreia de “The Turin Horse”, filme que venceu o Urso de Ouro e o prémio Fipresci em Berlim e Palm Springs.

 

O realizador estava reformado desde 2016, tendo abandonado tanto a carreira de realização como a de formação, o que transforma este regresso a Portugal naquela que será (provavelmente) uma das raras oportunidades para jovens cineastas voltarem a trabalhar directamente com ele. Trata-se de uma formação exclusiva que culmirá com a construção de uma curta-metragem, com o apoio e supervisão de Béla Tarr.

Os interessados poderão inscrever-se através do site http://www.filmlab.fest.pt/, submetendo portefólio e carta de motivação. Serão apenas 12 os candidatos seleccionados para o workshop, sendo que será o próprio Béla Tarr a fazer a triagem de candidatos. O workshop custará 1599 euros.

CONFIRA A FILMOGRAFIA DE BÉLA TARR NAS LOJAS ONLINE E PLATAFORMAS DE STREAMING:

FNAC PORTUGAL

LIVRARIA CULTURA

AMAZON REINO UNIDO

AMAZON INTERNACIONAL

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *