Home / Comédia /

Coco: o melhor filme de animação de 2017 é imperdível!

Coco: o melhor filme de animação de 2017 é imperdível!

O filme Coco, o maior sucesso de animação saído dos estúdios da Disney e Pixar em 2017, é uma obra cinematográfica soberba, que conjuga a mestria do storytelling infantil com a beleza das imagens enriquecidas por uma banda-sonora de luxo.

Produzido por Darla K. Anderson, que trabalhou no célebre Toy Story 3, é um filme musical de animação baseado numa ideia original de Lee Unkrich, que assume o papel de realizador em parceria com Adrian Molina.

Em Coco, Miguel procura desesperadamente mostrar o seu talento musical, que cultiva em segredo desde muito novo. O menino de 12 anos sonha tornar-se um guitarrista famoso.

Mas a sua dedicação e inegável talento são reprimidos pela família, que tenta fazê-lo abandonar a música. Porém, quando toca a guitarra do seu ídolo, o falecido Ernesto de la Cruz, Miguel desencadeia uma misteriosa cadeia de eventos e vê-se, juntamente com o seu leal cão Dante, a atravessar a Terra dos Mortos, através de uma ponte maravilhosa feita de pétalas de margaridas.

Sendo acidentalmente transportado para o Mundo dos Mortos, ele procura a ajuda do tetravô músico de modo a conseguir voltar para a sua família na terra dos vivos, encontrando apoio na sua demanda num esqueleto chamado Héctor…

E assim desenrola-se um dos filmes de animação mais bonitos que já vi na minha vida!

O filme foi aclamado pela crítica, que elogiou a animação, as canções, a história emocional e o respeito com a cultura mexicana. Por isso mesmo recebeu muitos prémios e nomeações, incluindo o prémio de melhor Filme de Animação, na 75º edição dos Globos de Ouro, sem esquecer a conquista de 2 Óscares em 2017, atribuídos para Melhor Filme de Animação e  a Melhor Canção para “Remember Me“.

Coco honra as crianças, família, cinema, música e morte

Tive o privilégio de assistir a este filme incrível e gostei tanto que não resisti à tentação de tentar descrever, sem estragar o prazer de quem ainda não viu esta obra de arte, alguns dos factores primordiais que motivam o seu visionamento urgente. No cinema ou em casa ou no computador, smartphone ou tablet: seja como for, você tem de ver Coco imediatamente!

Primeiro, devo sublinhar que os autores juntaram várias coisas no mesmo filme que são importantes para os adultos e as crianças. Sobretudo devido ao conteúdo que perpassa para os mais novos, julgo que nunca vi um filme de animação tão completo, cuja mensagem é de facto impactante no sentir actual e futuro das crianças.

Tudo é perfeito num filme cuja qualidade e originalidade do desenho, traço, cores, criatividade de argumento e de artes gráficas fazem dele um clássico imediato. É ao mesmo tempo uma obra simples e complexa, tem doçura e travessura, humanos, animais, mortos vivos e monstros, sem cair na lamechice, nem exagero, nem sequer na incongruência. O filme é em si mesmo um tributo a várias coisas.

Honra as crianças e as histórias mágicas que povoam e formam as suas personalidades. Honra a família, através das histórias e consequências dos descendentes de Miguel, demonstrando particular afecto pelos idosos. Honra o cinema de animação, pois ao contrário de outros filmes do género é um exemplo de mestria técnica ao serviço de uma boa história com uma mensagem deveras importante.

Mas sobretudo honra o México e a sua tradição do Dia dos Mortos. O conceito do filme é baseado nessa celebração. Comemorado em vários países da América Central e em muitas zonas dos EUA, o Dia dos Mortos tem origem indígena, celebra-se no dia 2 de Novembro e foi declarado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A premissa base do Dia dos Mortos baseia-se na crença de que quando um familiar morre na verdade ele apenas é transferido para a cidade dos mortos, permanecendo vivo enquanto as memórias que criou em vida são recordadas por familiares, através de palavras, sensações e acções concretas, como colocar as fotografias junto de altares e as comidas de quem já desapareceu.

Ou seja, quem morre fisicamente fica vivo espiritualmente, porque usamos as nossas memórias partilhadas para manter a ligação com quem amamos em vida.

O filme honra também muito particularmente a Música, essa arte suprema que é também a minha obsessão preferida para compreender a Morte e a Vida, e que por isso mesmo achei deveras apropriado ser alvo de tanta atenção.

E devo sublinhar que a canção principal do filme chamada “Remember Me” ou na versão portuguesa “Lembra-te de Mim” é uma música de antologia, que tem um papel essencial e realmente emocionante nas suas diferentes versões ao longo do filme.

As canções que fazem parte desta animação foram originalmente compostas por Germaine Franco e pelo co-realizador e argumentista Adrian Molina e desempenham quase uma personagem no desenrolar da história.

O filme Coco é enternecedor e fala disto tudo: a importância da Morte, Música, Família, pecados, sabedoria, numa obra surpreendente, original, sensacional!

Confesso que sou capaz de ter vertido umas lágrimas no final, e não foi apenas porque tenho um coração mole. Foi sobretudo porque tinha a minha filha ao lado.

E também porque já me tinha esquecido que sou uma criança que conta com a Música, o Cinema, a Literatura, a Arte e a beleza da Vida para me compensarem da tristeza da Morte. E já agora porque fiquei agradecido à Disney e Pixar por terem realizado um filme de animação tão bonito!

A versão portuguesa conta com as interpretações de cantores como Mário Redondo, Pedro Leitão, João Pedro Gonçalves, Maria Galante e Ermelinda Duarte.

A FANTÁSTICA BANDA-SONORA DE  COCO ESTÁ DISPONÍVEL

NAS LOJAS ONLINE E PLATAFORMAS DE STREAMING

FNAC PORTUGAL

AMAZON INTERNACIONAL

AMAZON REINO UNIDO

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Comentários

  • Avatar
    Andrea
    07 January, 2018

    O filme é maravilhoso! Assisti com minha família no dia da estreia. Tocou tanto nossos corações que estamos com vontade de assistir novamente. A canção Lembre de mim é linda, sensível, marcante…emocionante!

  • Avatar
    05 December, 2018

    Na verdade não sou muito fã de ver filmes infantis, mas eu adorei O Que Será de Nozes 2, eu recomendo muito! A história é muito divertida e original, pelo mesmo, tanto crianças como adultos podem desfrutar dele. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza. É um dos melhores, e muito interessante, sinto que história é boa, mas o que realmente faz a diferença é a participação

  • Avatar
    Simone Mires
    06 December, 2018

    A qualidade técnica da animação, capaz de recriar texturas com profundidade, se sobressai a sua inventividade estética. Amei o trabalho de Gabriel Iglesias no filme, lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador.

  • Avatar

    I love Mexican culture so much and “Coco” became my favorite cartoon movie of the year. The plot is very touching and the main theme is just super.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *