Home / Comédia /

Coco: o melhor filme de animação de 2017 é imperdível!

Coco: o melhor filme de animação de 2017 é imperdível!

 

O filme Coco, o maior sucesso de animação saído dos estúdios da Disney e Pixar em 2017, é uma obra cinematográfica soberba, que conjuga a mestria do storytelling infantil com a beleza das imagens enriquecidas por uma banda-sonora de luxo.

Produzido por Darla K. Anderson, que trabalhou no célebre Toy Story 3, é um filme musical de animação baseado numa ideia original de Lee Unkrich, que assume o papel de realizador em parceria com Adrian Molina.

Em Coco, Miguel procura desesperadamente mostrar o seu talento musical, que cultiva em segredo desde muito novo. O menino de 12 anos sonha tornar-se um guitarrista famoso.

Mas a sua dedicação e inegável talento são reprimidos pela família, que tenta fazê-lo abandonar a música. Porém, quando toca a guitarra do seu ídolo, o falecido Ernesto de la Cruz, Miguel desencadeia uma misteriosa cadeia de eventos e vê-se, juntamente com o seu leal cão Dante, a atravessar a Terra dos Mortos, através de uma ponte maravilhosa feita de pétalas de margaridas.

Sendo acidentalmente transportado para o Mundo dos Mortos, ele procura a ajuda do tetravô músico de modo a conseguir voltar para a sua família na terra dos vivos, encontrando apoio na sua demanda num esqueleto chamado Héctor…

E assim desenrola-se um dos filmes de animação mais bonitos que já vi na minha vida!

O filme foi aclamado pela crítica, que elogiou a animação, as canções, a história emocional e o respeito com a cultura mexicana. Por isso mesmo recebeu muitos prémios e nomeações, incluindo duas indicações nos Globos de Ouro nas categorias de Melhor Filme de Animação e de Melhor Canção Original por “Remember Me“.

 

 

Coco honra as crianças, família, cinema, música e morte

Tive o privilégio de assistir a este filme incrível e gostei tanto que não resisti à tentação de tentar descrever, sem estragar o prazer de quem ainda não viu esta obra de arte, alguns dos factores primordiais que motivam o seu visionamento urgente. No cinema ou em casa ou no computador, smartphone ou tablet: seja como for, você tem de ver Coco imediatamente!

Primeiro, devo sublinhar que os autores juntaram várias coisas no mesmo filme que são importantes para os adultos e as crianças. Sobretudo devido ao conteúdo que perpassa para os mais novos, julgo que nunca vi um filme de animação tão completo, cuja mensagem é de facto impactante no sentir actual e futuro das crianças.

Tudo é perfeito num filme cuja qualidade e originalidade do desenho, traço, cores, criatividade de argumento e de artes gráficas fazem dele um clássico imediato. É ao mesmo tempo uma obra simples e complexa, tem doçura e travessura, humanos, animais, mortos vivos e monstros, sem cair na lamechice, nem exagero, nem sequer na incongruência. O filme é em si mesmo um tributo a várias coisas.

Honra as crianças e as histórias mágicas que povoam e formam as suas personalidades. Honra a família, através das histórias e consequências dos descendentes de Miguel, demonstrando particular afecto pelos idosos. Honra o cinema de animação, pois ao contrário de outros filmes do género é um exemplo de mestria técnica ao serviço de uma boa história com uma mensagem deveras importante.

Mas sobretudo honra o México e a sua tradição do Dia dos Mortos. O conceito do filme é baseado nessa celebração. Comemorado em vários países da América Central e em muitas zonas dos EUA, o Dia dos Mortos tem origem indígena, celebra-se no dia 2 de Novembro e foi declarado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A premissa base do Dia dos Mortos baseia-se na crença de que quando um familiar morre na verdade ele apenas é transferido para a cidade dos mortos, permanecendo vivo enquanto as memórias que criou em vida são recordadas por familiares, através de palavras, sensações e acções concretas, como colocar as fotografias junto de altares e as comidas de quem já desapareceu.

Ou seja, quem morre fisicamente fica vivo espiritualmente, porque usamos as nossas memórias partilhadas para manter a ligação com quem amamos em vida.

 

 

 

O filme honra também muito particularmente a Música, essa arte suprema que é também a minha obsessão preferida para compreender a Morte e a Vida, e que por isso mesmo achei deveras apropriado ser alvo de tanta atenção.

E devo sublinhar que a canção principal do filme chamada “Remember Me” ou na versão portuguesa “Lembra-te de Mim” é uma música de antologia, que tem um papel essencial e realmente emocionante nas suas diferentes versões ao longo do filme.

As canções que fazem parte desta animação foram originalmente compostas por Germaine Franco e pelo co-realizador e argumentista Adrian Molina e desempenham quase uma personagem no desenrolar da história.

O filme Coco é enternecedor e fala disto tudo: a importância da Morte, Música, Família, pecados, sabedoria, numa obra surpreendente, original, sensacional!

Confesso que sou capaz de ter vertido umas lágrimas no final, e não foi apenas porque tenho um coração mole. Foi sobretudo porque tinha a minha filha ao lado.

E também porque já me tinha esquecido que sou uma criança que conta com a Música, o Cinema, a Literatura, a Arte e a beleza da Vida para me compensarem da tristeza da Morte. E já agora porque fiquei agradecido à Disney e Pixar por terem realizado um filme de animação tão bonito!

 

 

Canção original do filme Coco nomeada para os Globos de Ouro

Não é por acaso aliás que o filme está nomeado na categoria de Melhor Filme de Animação para os Globos de Ouro, tendo recebido duas nomeações para o mesmo evento.

A canção original “Remember Me”, composta por Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, está nomeada na categoria de Melhor Canção enquanto o filme, co-realizado por Lee Unkrich e Adrian Molina, está nomeada para Melhor Filme de Animação.

A 75.ª edição dos Globos de Ouro realizar-se-á a 7 de janeiro de 2018, numa cerimónia a ter lugar nos EUA e durante a qual se ficará a saber se “Coco” é um dos vencedores.

A versão portuguesa conta com as interpretações de cantores como Mário Redondo, Pedro Leitão, João Pedro Gonçalves, Maria Galante e Ermelinda Duarte.

A FANTÁSTICA BANDA-SONORA DE  COCO ESTÁ DISPONÍVEL

NAS LOJAS ONLINE E PLATAFORMAS DE STREAMING

FNAC PORTUGAL

AMAZON INTERNACIONAL

AMAZON REINO UNIDO

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Comentários

  • Andrea
    07 January, 2018

    O filme é maravilhoso! Assisti com minha família no dia da estreia. Tocou tanto nossos corações que estamos com vontade de assistir novamente. A canção Lembre de mim é linda, sensível, marcante…emocionante!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *