Home / Cinema /

Como criar um blog de cinema? Aprenda agora neste post!

Como criar um blog de cinema? Aprenda agora neste post!

Mídia Kit Blog Mundo de Cinema
 

Se você aprecia cinema e quer saber como criar um blog com esta temática, aqui vão dicas quentinhas para você se sair muito bem nessa empreitada!

A web é um espaço democrático onde as pessoas possuem a chance de expor a opinião delas, dar dicas sobre os mais variados assuntos e disseminar informações. As redes sociais e os canais de vídeos são alguns desses espaços oferecidos na Internet.

Os blogs, nesse caso, são um dos espaços mais tradicionais para a abordagem de qualquer assunto, já que há tempos acompanham a evolução da web em nosso dia a dia. Neles as pessoas podem trazer postagens acerca de temas políticos, sociais e também de cunho artístico. E o assunto cinema é um deles.

Não é difícil ter um blog

Hoje em dia não existem dificuldades e empecilhos para alguém criar um blog. Ou seja, não há a necessidade de possuir conhecimentos aprofundados a respeito de programação e softwares para montar um blog e efetuar postagens.

Existem sistemas de gerenciamento amigáveis, sobretudo o WordPress, com comandos e procedimentos simples que facilitam ao máximo o trabalho de qualquer um que tente se aventurar no mundo web.

Atualmente as plataformas para quem quer ter um blog apresentam recursos de personalização, edição de imagens, textos e apresentação de vídeos de maneira didática e objetiva.

A criação de um blog de cinema

No caso de montar um blog sobre cinema, o que você necessita é um bom conhecimento a respeito do próprio tema, bem como saber, posteriormente, técnicas para atrair mais leitores e assim ter oportunidade de lucrar com o blog.

Para criar um blog de cinema inicialmente você deve conceber um nome adequado para o mesmo. É importante que seja um nome diferenciado e que fixe na memória dos seus leitores.

Em seguida é necessário construir o blog propriamente dito, utilizando uma plataforma adequada. Para isso, pesquise templates interessantes e atrativos. Confira neste LINK as melhores opções no ThemeForest. Lembre-se que o aspecto visual conta muito para o êxito dele.

Luz, câmera… Postagens

Como você gosta muito de cinema, sabe muito bem que esse é um tema bastante amplo. Existem gêneros variados para os mais diversos tipos de público.

Você então pode escolher se o seu blog vai privilegiar um tipo de gênero, ou um período da história do cinema, a produção cinematográfica de um país ou, até mesmo, efetuar uma abordagem geral.

É importante definir qual direcionamento você vai conferir para o seu blog de cinema, pois dessa maneira você terá condições de falar com um público bem específico. Lembre-se que a segmentação de audiência é importante quando se trata de Internet.

Sendo assim, as dicas para construir o seu blog consistem em:

Mantenha uma boa organização visual 

Assim como um bom filme deve ter cuidado com a apresentação das imagens, um blog também necessita disso. Por isso, ao personalizar o seu blog, disponibilize os links e demais componentes visuais de maneira organizada.

Essa preocupação, aliando o lado estético e funcional do seu blog, facilita que o seu público encontre o conteúdo que deseja. As pessoas apreciam praticidade na hora de navegar na web e é importante que o seu blog ofereça isso.

 

Comentários nas postagens

Vale a pena deixar nas suas postagens espaços para os leitores comentarem. Dessa maneira você terá condições de ler sugestões, analisar críticas e retirar dúvidas, ampliando assim a capacidade de interação com o seu público.

Além disso, o público leitor aprecia esse retorno do autor, criando um elo com a audiência. Vale salientar que o lucro financeiro de um blog vem graças a um bom número de leitores e acessos.

Trabalhe textos e imagens

É impossível falar de cinema sem fazer uso de imagens. O cinema é a arte da imagem em movimento. Portanto, além de textos, produza vídeos em que você faz resenhas e também cita dicas de filmes.

Hoje em dia, os vídeos na Internet contam com muitas visualizações. Por isso, vale a pena agregar essa possibilidade no seu blog.

Insira links para as redes sociais

É importante ter abaixo do texto alguns links que permitam o leitor compartilhar o conteúdo visto nas redes sociais. Esse casamento entre o seu blog e outros meios online é interessante e auxilia a divulgar ainda mais o seu trabalho.

Como ganhar dinheiro com o seu blog de cinema 

As alternativas, nesse caso, são bem variadas. Você pode utilizar o seu blog para a venda de infoprodutos relacionados a cinema, tais como e-books com conteúdo histórico sobre cinema ou, se possível, conteúdo sobre técnicas de filmagem direccionados para quem almeja ser cineasta.

É possível também fazer uso do Google Adsense, que é um programa criado pelo Google e que insere anúncios no seu blog, possibilitando que o seu lucro venha a partir dos cliques nesses anúncios.

Além disso, você pode optar pela venda direta de anúncios. Porém vale lembrar que todos esses recursos de monetização terão resultados positivos se você contar com uma quantidade relevante de leitores.

 

Conclusão

Se você tem grande bagagem sobre cinema e considera relevante divulgar o seu conteúdo, invista num blog. Ele é um meio interativo e eficiente para publicar ideias e opiniões.

Por fim, se você é fã de cinema e deseja divulgar a sua visão sobre o assunto, comece hoje mesmo o seu blog e não deixe de compartilhar esse texto, pois ele pode ser um incentivo para quem já está cansado de falar sobre esse tema apenas nas conversas de bar.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Comentários

  • Júlia,Beatriz,Gabriella,Eduarda,Nicole e André
    09 August, 2018

    Olá,como vai? Lemos o seu artigo COMO CRIAR UM BLOG DE CINEMA , achamos muito interessante e construtivo. Abrange muito a ideia de um hobbie, mas também foca em um lado profissional. Muitas pessoas que gostam da área cinematográfica desejam ser diretores de filmes, porém muitos não conseguem então optam por blogs continuando no ramo.
    Agradecemos desde já por postarem e esperamos novas postagens, parabéns pelo ótimo texto.

  • Júlia,Beatriz,Gabriella,Eduarda,Nicole e André
    09 August, 2018

    Olá, como vai? Lemos o seu artigo COMO CRIAR UM BLOG DE CINEMA, achamos muito interessante e construtivo. Abrange muito a ideia de um hobbie, mas também foca em um lado profissional. Muitas pessoas que gostam da área cinematográfica desejam ser diretores de filmes, porém muitos não conseguem, então optam por blogs, continuando no ramo.
    Desde já agradecemos pelas postagens e esperamos novas, parabéns pelo ótimo texto.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *