Home / Filmes Épicos /

Qual o significado da canção de Ed Sheeran em Game of Thrones?

Qual o significado da canção de Ed Sheeran em Game of Thrones?

 

Em março deste ano os criadores de Game of Thrones anunciaram que uma nova participação musical faria parte da nova temporada. Os fãs da série – e que apreciam música – sabem que pelas várias temporadas passaram já algumas bandas. Os The National interpretaram Rains of Castamere pela primeira vez na segunda temporada, no icónico episódio da batalha de Blackwater; os Sigur Rós vieram interpretar o mesmo tema na quarta temporada, dando à música o seu próprio estilo único; entretanto, na terceira temporada os The Hold Steady interpretaram ainda a agitada The Bear and the Maiden Fair.

Portanto, quando se soube que Ed Sheeran iria participar numa breve cena da sétima temporada, muitos aceitaram a notícia. E, claro está, Ed Sheeran apareceu no ecrã a fazer aquilo pelo qual é conhecido: a cantar. E, desta forma, juntou-se a outros artistas que já estiveram em Westeros, como Gary Lightbody, Sigur Rós e Mastodon dos Snow Patrol.

No entanto, as reacções à participação de Ed Sheeran na Internet foram inesperadas. O Twitter reagiu rapidamente, numa mistura de opiniões positivas, negativas e indiferentes. Alguns utilizadores não reconheceram sequer o artista britânico, outros renderam-se totalmente ao talento e voz do autor do hit Shape of You na série, especialmente devido à sua proximidade com a personagem Arya, interpretada por Maisie Williams.

Na verdade, como surgiu a ideia de trazer Ed Sheeran à série? Supostamente, este terá sido um pedido de Maisie Williams, fã do cantor, que andava há anos a pedir aos criadores para trazer o artista a Game of Thrones. Depois de muita espera, conseguiram dar finalmente a Maisie o que tanto queria.

Qual o significado da canção de Ed Sheeran em Game of Thrones?

A cena foi simples e curta, representando Ed Sheeran como um soldado do exército dos Lannister – ou seja, oposto à aliança da qual Arya faz parte – mas que serve para humanizar a facção inimiga. Antes de uma cena de conversa, onde ser partilham histórias sobre a vida dos soldados além da guerra, temos oportunidade de ouvir Ed Sheeran a interpretar uma música nunca antes ouvida na série… mas cuja letra era já bem conhecida dos leitores da saga.

A música Hands of Gold aparece no segundo livro A Clash of Kings, sendo a letra totalmente composta por George R. R. Martin, e uma alusão à relação de Tyrion Lannister com Shae, a prostituta que o acompanha na capital. Partilho de seguida a letra da música em inglês.

He rode through the streets of the city,

Down from his hill on high,

O’er the wynds and the steps and the cobbles,

He rode to a woman’s sigh.

For she was his secret treasure,

 

She was his shame and his bliss.

And a chain and a keep are nothing,

Compared to a woman’s kiss

For hands of gold are always cold,

But a woman’s hands are warm

Symon Silver Tongue foi o artista/compositor que escreveu a música e que sabia dos encontros secretos entre Tyrion Lannister e a prostituta Shae. Symon escreveu Hands of Gold para chantagear Tyrion, já que as letras da sua música poderiam tornar público o romance com Shae, que era privado, e fazer com que fosse morto pela sua irmã, Cersei.

Tal como acontece nos livros, e na série, Shae acaba por morrer quando Tyrion a descobre na cama do seu pai. O anão estrangula a sua amada, nos livros, usando um colar de ouro composto por mãos pequenas, colar esse usado pela Mão do Rei.

Por questões de enredo, muitos fãs estão a questionar a razão da música ter surgido apenas agora na série. Parece improvável que a interpretação de Sheeran enquanto soldado de Lannister esteja relacionada com Tyrion. É por isso mesmo que há quem pense que a música se refere a outro Lannister com uma mão de ouro: Jaime.

A relação incestuosa entre Jaime e Cersei continua a ser um dos segredos mais bem guardados da Guerra dos Tronos. Ainda que outros personagens tenham sugerido que sabem que os três descendentes de Cersei sejam produto deste relação, nenhum deles perdeu o trono por tal acusação.

Os soldados de Lannister, onde Ed Sheeran está inserido, e a música Hands of Gold poderá significar que ou eles não sabem o contexto em que foi criada, ou que há tumultos levantados contra a Casa que eles normalmente apoiam, ou contra a sua Rainha. Outros antecipam que a música sugere que no futuro Jaime matará Cersei, estrangulando-a com a sua mão de ouro.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *