Home / História do Cinema /

Chegada do Trem em Petropólis foi o 1.º filme brasileiro

filme brasileiro

Chegada do Trem em Petropólis foi o 1.º filme brasileiro

Ao falarmos de cinema no Brasil somos confrontados com algumas incertezas que provavelmente ficarão por explicar. Ao que consta, o primeiro filme brasileiro terá sido gravado pelo italiano Affonso Segretto, em junho de 1898, quando chegava ao Brasil a bordo de um navio proveniente da Europa. O filme, muito simples, teria como título Vista da Baía da Guanabara. A questão é que tal película nunca foi exibida em público e hoje há apenas registos vagos de que existiu, e não certezas absolutas.

Assim, vários especialistas cinematográficos consideram que o filme Chegada do Trem em Petropólis (1897) foi de facto o primeiro filme brasileiro, exibido publicamente com um conjunto de outros filmes, como Ancoradouro de Pescadores na Baía de Guanabara e Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí.

Quem fez o 1.º filme brasileiro?

Realizado por Vittorio Di Maio, Chegada do Trem em Petrópolis é como quase todos os filmes realizados nesta época: uma curta-metragem e foca-se num movimento mundano, neste caso na chegada de um comboio a uma estação do município de Petropólis (Brasil). Na verdade, tal ideia já tinha sido executada pelos irmãos Lumiére, dos quais o realizador Vittorio Di Maio terá quase de certeza retirado a ideia. Pode ver A Chegada de um Comboio a Ciotat aqui.

Ao longo dos anos, a autenticidade do filme foi discutida várias vezes. Seria realmente uma filmagem brasileira? A estação era mesmo a estação de Petropólis? Alguns especialistas acreditavam que se tratava de uma filmagem estrangeira a fingir ser a estação de Petropólis para atrair o público brasileiro. Todavia, após a realização de estudos comparativos de iconografia brasileira e estrangeira foram esclarecidas todas as dúvidas, atestando assim o Chegada do Trem em Petropólis como o primeiro filme brasileiro.

Infelizmente, o filme não se encontra disponível na Internet e, dessa forma, não o podemos apresentar neste post.

Partilhar este artigo

Comentários

  • Tamie
    16 novembro, 2015

    Olá, gostaria de saber se esse filme encontra-se disponível em alguma instituição, como o Arquivo Nacional ou alguma biblioteca.
    Obrigada

    • Eduardo Aranha
      Eduardo Aranha
      18 novembro, 2015

      Olá, Tamie! Infelizmente, acredita-se que já não exista nenhuma cópia deste filme. Tudo o que nos chega até hoje sobre A Chegada do Trem em Petropólis é derivado de registos da época.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *