Home / História do Cinema /

Chegada do Trem em Petropólis foi o 1.º filme brasileiro

filme brasileiro

Chegada do Trem em Petropólis foi o 1.º filme brasileiro

Ao falarmos de cinema no Brasil somos confrontados com algumas incertezas que provavelmente ficarão por explicar. Ao que consta, o primeiro filme brasileiro terá sido gravado pelo italiano Affonso Segretto, em junho de 1898, quando chegava ao Brasil a bordo de um navio proveniente da Europa. O filme, muito simples, teria como título Vista da Baía da Guanabara. A questão é que tal película nunca foi exibida em público e hoje há apenas registos vagos de que existiu, e não certezas absolutas.

Assim, vários especialistas cinematográficos consideram que o filme Chegada do Trem em Petropólis (1897) foi de facto o primeiro filme brasileiro, exibido publicamente com um conjunto de outros filmes, como Ancoradouro de Pescadores na Baía de Guanabara e Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí.

Quem fez o 1.º filme brasileiro?

Realizado por Vittorio Di Maio, Chegada do Trem em Petrópolis é como quase todos os filmes realizados nesta época: uma curta-metragem e foca-se num movimento mundano, neste caso na chegada de um comboio a uma estação do município de Petropólis (Brasil). Na verdade, tal ideia já tinha sido executada pelos irmãos Lumiére, dos quais o realizador Vittorio Di Maio terá quase de certeza retirado a ideia. Pode ver A Chegada de um Comboio a Ciotat aqui.

Ao longo dos anos, a autenticidade do filme foi discutida várias vezes. Seria realmente uma filmagem brasileira? A estação era mesmo a estação de Petropólis? Alguns especialistas acreditavam que se tratava de uma filmagem estrangeira a fingir ser a estação de Petropólis para atrair o público brasileiro. Todavia, após a realização de estudos comparativos de iconografia brasileira e estrangeira foram esclarecidas todas as dúvidas, atestando assim o Chegada do Trem em Petropólis como o primeiro filme brasileiro.

Infelizmente, o filme não se encontra disponível na Internet e, dessa forma, não o podemos apresentar neste post.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Comentários

  • Avatar
    Tamie
    16 November, 2015

    Olá, gostaria de saber se esse filme encontra-se disponível em alguma instituição, como o Arquivo Nacional ou alguma biblioteca.
    Obrigada

    • Eduardo Aranha
      Eduardo Aranha
      18 November, 2015

      Olá, Tamie! Infelizmente, acredita-se que já não exista nenhuma cópia deste filme. Tudo o que nos chega até hoje sobre A Chegada do Trem em Petropólis é derivado de registos da época.

  • Avatar

    Oficialmente, o primeiro filme é o Ancoradouro de Pescadores na Baía de Guanabara, de 1897, com produção e direção de Cunha Salles (José Roberto da Cunha Salles). Retrata a Baía de Guanabara no ano de 1897 e sua existência é confirmada nos anúncios feitos no jornal Gazeta de Petrópolis nas edições dos dias 1° e 6 de maio de 1897. Desta película, existem apenas 24 fotogramas no acervo do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *