Home / Drama /

Kursk, a maior tragédia subaquática da História no grande ecrã

Kursk, a maior tragédia subaquática da História no grande ecrã

by Gonçalo Sousa

Share this article

      

Inspirado na história verídica do submarino nuclear russo que se afundou em agosto de 2000 no Mar de Barents, o filme Kursk conta com Colin Firth e Léa Seydoux nos principais papéis, além da presença de Matthias Schoenaerts e o lendário Max von Sydow no elenco.

Realizada pelo visionário dinamarquês Thomas Vinterberg esta é uma obra cinematográfica de alto calibre, revelando uma história arrebatadora e emocionante que merece a sua atenção.

A 10 de agosto de 2000, Kursk – um submarino duas vezes maior que um avião Jumbo e mais comprido que dois campos de futebol, o orgulho “inafundável” da frota norte da Marinha Russa – embarcou num exercício naval.

Foi o seu primeiro exercício numa década e as manobras implicaram 30 navios e três submarinos. Dois dias depois, duas explosões internas e poderosas o suficiente para surgirem em sismógrafos do Alasca, fazem afundar o submergível.

Pelo menos 23 dos 118 marinheiros a bordo sobreviveram às explosões tendo-se refugiado numa cabine estanque, onde se mantiveram por um período de várias horas após o acidente, e onde viriam a morrer por explosão do sistema de oxigénio.

Embora noruegueses e britânicos oferecessem ajuda para resgatar os sobreviventes (o navio terá ficado a apenas 116 metros de profundidade no Mar de Barents, a 80 quilómetros da costa), a ação só foi aceite pelo governo Russo quatro dias depois da tragédia.

 

A necessidade de se preservarem os segredos militares do submarino terá sido a razão para esta demora por parte das autoridades russas.

E foi por isso que à medida que os 23 marinheiros lutavam pela sobrevivência dentro da embarcação, as suas famílias desesperadas combateram todos os obstáculos burocráticos e probabilidades assustadoras para conseguirem encontrar respostas e salvar os entes queridos.

Enquanto a Rússia dizia ter tudo sob controlo, o mundo assistia em suspenso e a tragédia acontecia. “Eu conhecia, superficialmente, a tragédia do Kursk. Mas uma coisa guardei comigo daquilo que ouvia nas notícias: aquele bater, aquele pedido de ajuda”, explicou Thomas Vinterberg, realizador do filme.

O argumento é de Robert Rodat (autor de ‘O Resgate do Soldado Ryan’), sendo baseado no livro do jornalista Robert Moore intitulado A Time to Die: The Untold Story of the Kursk Tragedy.

VEJA AGORA O TRAILER DO FILME KURSK

Realizado pelo dinamarquês Thomas Vinterberg (‘A Caça’, ‘Longe da Multidão’), ‘Kursk’ conta com a atriz francesa Léa Seydoux (‘007 Spectre’; ‘A Vida de Adèle’), o britânico Colin Firth (‘O Discurso do Rei’; ‘O Diário de Bridget Jones’) e o belga Matthias Schoenaerts (‘Ferrugem e Osso’) no elenco.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *