Home / Cinema /

Conheça 5 Filmes ideais para encarar os Desafios da Maternidade

Conheça 5 Filmes ideais para encarar os Desafios da Maternidade

Este post foi criado para ajudar todas as mães e pais que se debatem com as dificuldades de educar um filho no contexto social, económico e cultural atual. O objetivo é informar, esclarecer e, se possível, através da indicação de filmes despertar o interesse por uma nova forma de criar os futuros adultos de amanhã.

Os pais de hoje, particularmente os que cresceram no mundo e sociedade ocidentais, perderam o contacto com os seus instintos e confiança naturais, deixando de acreditar que são a resposta para o que os filhos precisam. Procuram então respostas fora, como por exemplo em livros, sites e especialistas de parentalidade.

Mas a grande questão que aqui se coloca é: quem conhece melhor as suas crianças do que você mesmo? Como pode alguém saber melhor o que eles precisam do que o pai ou mãe que os amam incondicionalmente?

Acredito que os pais atuais carecem de alguma orientação exterior no exercício da sua parentalidade. Alguma ajuda na descoberta do rumo de volta aos seus próprios instintos e soluções e não respostas universais que não respeitam a individualidade de cada ser humano nem fórmulas sobre o que fazer ou como educar desprovidas de conhecimento sobre o desenvolvimento humano.

Quando os filhos são nossos devemos ser nós a envergar as rédeas que dirigem a vida, deles e nossa, por muito que nos custe e assuste o assumir de tal responsabilidade.

Por tudo isto partilho em baixo alguns filmes que considero essenciais conhecer e fazerem parte da jornada mais importante da nossa existência: a parentalidade. Espero que desfrute desta lista e aproveite ao máximo cada uma das minhas recomendações.

5 Filmes Recomendados para entender melhor os Desafios da Maternidade

A Vida é Bela – Roberto Benigni

Romântico, hilariante, surpreendente e comovedor, este filme é um dos mais belos momentos de cinema no Mundo, tendo sido amplamente visto e recomendado desde a sua criação.

Numa deliciosa fábula, e um hino à vida dos duros tempos da Europa da 2ª Guerra Mundial, o protagonista Guido, um homem inocente, terá que utilizar a sua imaginação e força de vontade para salvar as vidas daqueles que ama.

Realizado e protagonizado por Roberto Benigni, o filme tem como foco central o amor incondicional. E na verdade, A Vida é Bela consegue ter um dos finais mais tristes e, em simultâneo, mais felizes de que há memória, deixando no espectador o mesmo sentimento de esperança em dias melhores que deverá ter percorrido muitos dos prisioneiros dos campos de concentração nazis no dia da sua libertação pelas tropas aliadas. Não por acaso, a obra venceu o Óscar de melhor filme estrangeiro e melhor banda sonora original. Imperdível!

COMPRAR FILME AGORA

I Am Sam – A Força do Amor – Jessie Nelson

Considerado por muitos como um dos actores com maior prestígio do cinema mundial, Sean Penn protagoniza neste filme um dos seus melhores personagens de sempre. I Am Sam – A Força do Amor é a história de Sam Dawson (Sean Penn), um homem com uma deficiência mental que educa a sua filha Lucy (Dakota Fanning) com a ajuda de um grupo de amigos extraordinários.

No entanto, quando Lucy faz sete anos e começa a ultrapassar intelectualmente o seu pai, uma assistente social tenta retirar a criança a Sam. Perante esta situação, o pai luta contra o sistema legal e forma uma aliança com Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), uma advogada que aceita o caso num desafio aos colegas de profissão. Juntos, Sam e Rita lutam para convencer a assistência social a deixar regressar a criança a casa. Nessa luta, emerge a força incondicional do amor.

COMPRAR FILME AGORA

Divertida-mente – Pete Docter e Ronaldo Del Carmen

Produzido pelos estúdios Pixar, esta comédia de animação para toda a família tem assinatura de Pete Docter e de Ronaldo Del Carmen. Quando o pai de Riley muda de emprego, toda a família se vê obrigada a abandonar a pequena cidade onde sempre viveu no Minnesota (EUA) para se instalar em São Francisco.

Para uma jovem prestes a entrar na adolescência, esta mudança não poderia acontecer em pior altura. Apesar disso, ela sabe que tem de se habituar a esta nova circunstância e não se deixar cegar pelos sentimentos. A Alegria, o Medo, a Raiva, a Repulsa e a Tristeza são as cinco emoções que vivem no quartel-general do seu cérebro. Contudo, a sua vida fica virada do avesso quando perde o controlo das emoções.

COMPRAR FILME AGORA

À Procura de Nemo – Andrew Stanton, Lee Unkrich

Realizado pelos mesmos criadores de Monstros e Companhia, o filme À Procura de Nemo tornou-se rapidamente num clássico instantâneo do cinema de animação. Vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação em 2002, esta divertida história leva cada espectador às profundezas do oceano, onde acompanha a história de Nemo, um jovem peixe-palhaço, que foi inesperadamente capturado por uns mergulhadores para desgosto do seu pai Marlin e da sua amiga Dory.

Então, o seu pai Marlin tem de pôr de lado os seus medos e partir à procura do seu filhote. Para esse salvamento, Marlin conta com a ajuda de Dory, uma amiga de Nemo que é muito optimista e esquecida. É uma obra para navegar entre gargalhadas e muita emoção!

COMPRAR FILME AGORA

Coco – Lee Unkrich e Adrian Molina

Criada pelos estúdios Disney Pixar, este filme mágico é uma aventura em animação computorizada, realizada e escrita por Lee Unkrich em parceria com Adrian Molina. Desde que se conhece como gente que Miguel, de 12 anos, sonha tornar-se um guitarrista famoso, tal como Ernesto de la Cruz, o seu maior ídolo. Apesar de toda a dedicação e do inegável talento, a sua família desaprova esta sua aspiração e tenta de todos os modos fazê-lo abandonar a música.

Até que, no meio de tanta insistência em provar a todos que consegue chegar aonde quiser, Miguel acaba por evocar um encantamento que o leva para o estranho Mundo dos Mortos. Lá, encontra muitos dos seus antepassados, alguns falecidos há mais de um século, que lhes vão revelar um mistério relacionado com a sua história familiar. O filme Coco inspira-se no tradicional festival do Dia dos Mortos celebrado em vários países da América Central e em muitas zonas dos EUA.

COMPRAR FILME AGORA

NOTA: Este post foi publicado originalmente no Blog Mundo de Parentalidade com o título 5 Filmes Recomendados para enfrentar os Desafios da Maternidade

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *