Home / Cinema /

Já viu algum destes 10 filmes inspiradores para Empreendedores?

Já viu algum destes 10 filmes inspiradores para Empreendedores?

 

A Internet é um meio cheio de promessas e possibilidades. Muitos empreendedores à procura da grande hipótese que vai revolucionar as suas carreiras viram-se para o meio digital e investem em projetos que parecem ter boas hipóteses de se dar bem. Todos os dias continuamos a ver sites, blogs e redes sociais a surgir em todo o lado e a lutar pelo mesmo: a nossa atenção.

No entanto, muitos destes projetos digitais, ainda que movidos inicialmente por um desejo de alcançar sucesso, acabam por vezes por perder o rumo com o passar do tempo. Falta-lhes um sentido. Objetivos. E, em muitos casos, inspiração. Ao confrontarem-se com obstáculos preferem ignorá-los ou desistir do projeto para recomeçar todo o processo desde o início e assim se manterem num ciclo sem fim que nunca lhes vais trazer nada.

Esta pequena introdução adequa-se aos filmes que apresentamos abaixo: histórias de sucesso, sobre personagens que deram o seu melhor quando alcançaram o seu pior e que, de olhos postos em objetivos concretos, não tiveram medo de continuar a avançar até terem aquilo que desejavam. Esperamos que estes filmes inspiradores o motivem a si que está a ler desse lado do ecrã e que o façam perceber que o seu projeto digital pode mesmo ser bem-sucedido.

10 filmes inspiradores para empreendedores digitais

O Lobo de Wall Street

O filme O Lobo de Wall Street introduz-nos à história verídica de um corretor da bolsa de Nova Iorque. Jordan Belfort, como muitos outros americanos, procura viver o sonho americano. Porém, quando se deixa seduzir pela ganância empresarial, Belfort passa de ações de pouco valor e dos ideais de justiça para as OPV e uma vida de corrupção, no final dos anos 80. O sucesso excessivo e a sua gigantesca fortuna aos vinte e poucos anos, enquanto fundador da corretora Stratton Oakmont, dão-lhe o título “O Lobo de Wall Street”. Com a interpretação de Leonardo DiCaprio e a realização de Martin Scorcese, este é um filme arrojado, controverso mas ainda assim inspirador.

O Jogo da Imitação

O Jogo de Imitação conta a história de um grupo de mentes brilhantes que ajudou a pôr um ponto final à II Guerra Mundial. O filme abre dante o inverno de 1952, quando as autoridades britânicas entram na casa do matemático, criptoanalista e herói de guerra Alan Turing para investigar um assalto. Desta vista acabam por deter Turing por atentado ao pudor, uma acusação que levaria à sua devastadora sentença pela ofensa criminal de homossexualidade. Mais tarde, veio a provar-se que as autoridades não sabiam que estavam a deter o pioneiro da computação moderna que liderou o grupo de académicos e analistas que quebraram o indecifrável código da Enigma, a máquina utilizada pelos alemães na II Guerra Mundial.

The Social Network

Todos conhecemos e usamos o Facebook. Sabemos que foi Mark Zuckerberg a fundar a maior rede social do mundo. Mas será que tem a noção do longo caminho que Zuckerberg percorreu? O filme The Social Network começa em 2003 quando o génio da programação e aluno de Harvard, Mark Zuckerberg, se senta ao computador e começa a trabalhar numa nova ideia. Aquilo que inicialmente era apenas uma mistura de programação e blogging, rapidamente se tornou numa rede social capaz de atingir escala mundial. No entanto, este caminho não foi fácil trazendo mesmo a Mark Zuckerberg problemas pessoais e legais. Um excelente filme de David Fincher.

Moneyball – Jogada de Risco

O filme Moneyball – Jogada de Risco traz-nos Brad Pitt numa prestação memorável e inspiradra enquanto Billy Beane, o diretor geral da equipa de basebol norte-americana Oakland Athletics. Confrontado com um orçamento muito reduzido para a época desportiva de 2002, Billy Beane decide reunir uma equipa de basebol que garanta com toda a certeza o sucesso da equipa. Para encontrar os jogadores e os contrator Billy Beane recorre a uma análise computorizada estatística completamente revolucionária neste meio. O filme, baseado em factos verídicos, é uma adaptação do livro de Michael Lewis. A realização do filme ficou a cargo de Bennett Miller.

Invictus

O filme Invictus é uma verdadeira fonte de inspiração. Uma adaptação do livro Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation de John Carlin apresenta-nos África do Sul numa era de mudança, com Mandela eleito para a presidência recentemente e a adaptação do país depois do desmantelamento do apartheid. Perante esta realidade, e percendo que Mandela sabia que a nação continuava racista e economicamente dividida, acreditou que poderia unir o seu povo através da linguagem universal do desporto. Por isso, apela à equipa de rugby, que fez uma improvável caminhada até à Final do Campeonato do Mundo de 1995.

 

O Padrinho

Trata-se de um clássico do cinema mas encontra-se repleto de lições acerca de empreendedorismo… ainda que um pouco sangrento. Esta trilogia baseada no romance best-seller de Mário Puzo, acompanha o patriarca da família mafiosa Corleone e toda a ascensão do clã siciliano e da sua quase perda de poder nos Estados Unidos da América. Ao longo dos filmes é traçado um retrato da vida familiar e do negócio criminoso dos Corleone que garantiu à trilogia nove óscares, entre o qual o Óscar de Melhor Ator em Papel Principal para Marlon Brando. Além do mais a saga lançou a carreira de actores como Al Pacino, James Caan e Rober Duvall.

Jerry Maguire

O filme Jerry Maguire, interprertado por Tom Cruise, conta-nos uma história inspiradora e comovente sobre motivação e força. Jerry Maguire é um dos melhores elementos da SIM, uma prestigiada agência de promoção desportiva. A personagem tem uma carreira brilhante e um futuro promissor: pelo menos até ao dia em que desafia o modo de operar da SIM e é despedido. Em vez de se deixar derrotar, Jerry Maguire procura provar as suas teorias e ideias e monta um negócio concorrente com dois colegas: o futebolista Rod Tidwell (interpretado por Cuba Gooding Jr.) e Dorothy Boyd (Renée Zellweger), uma mãe solteira e jovem. Este trio improvável procura desafiar tudo e todos para triunfar num mundo de competição.

The Pursuit of Happiness

O filme The Pursuit of Happiness apresenta-nos Chris Gardner, um pai de família que nunca tem o dinheiro que necessita para sobreviver. Esta realidade muito comum na sociedade de hoje lança o mote para um filme comovente. Apesar das suas tentativas de sustentar a família, Chris vê os seus problemas crescerem quando a mulher. Na situação de pai solteiro, continua a procurar um emprego onde ganhe mais, socorrendo-se de todas as técnicas de vendas que conhece. A história dá uma reviravolta quando surge a oportunidade de trabalhar para uma empresa que promete um futuro promissor… mas que não lhe pagará nada nos primeiros meses.

Steve Jobs

A figura de Steve Jobs, o pai da Apple, é bem conhecida. No entanto, história por detrás do homem conta com muitos momentos-chave que nem sempre espelharam o sucesso que o norte-americano alcançou. Adaptado para cinema a partir da biografia best-seller de Walter Isaacson sobre Steve Jobs e realizado pelo vencedor de um óscar, Danny Boyle, este filme reúne uma equipa e elenco de luxo para retratar as personalidades e os acontecimentos que estiveram na génese da fundação da revolucionária Apple Macintosh. Com Michael Fassbender no papel principal, o filme esteve nomeado para dois óscares e é um dos melhores exemplos de que nunca se deve desistir, mesmo quando achamos que está tudo perdido.

Tucker: O Homem e o Seu Sonho

Encerramos a lista com o filme Tucker: O Homem e o seu Sonho. Realizado por Francis Ford Coppola este filme conta-nos a história verídica de Preston Tucker, um homem que, no final da década de 40, nos Estados Unidos, desenvolve um carro com um design revolucionário para a época. No entanto, a novidade não foi bem aceite pelas grandes indústrias do setor e o sonho de Tucker faliu após a produção de 50 unidades do veículo. Não se deixando abater pela incapacidade da indústria para reconhecer o seu potencial, Tucker muda-se para o Brasil onde tenta construir o modelo Carioca, baseado em elementos do Tucker Torpedo. Ainda assim, mesmo que o seu sonho o tenha movido até ao fim, não sobreviveu para assistir à concretização do projeto.

 

Nota: Miguel Silva é o autor do Blog Ecossistema Digital, onde este artigo foi publicado originalmente com o título 10 filmes inspiradores para empreendedores digitais

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *