Home / Cinema /

Homenagem a George Romero: o Pai dos Mortos Vivos

Homenagem a George Romero: o Pai dos Mortos Vivos

 

O norte-americano, George A. Romero, foi pioneiro do cinema de terror do género “zombie”. Décadas antes da popular série da atualidade THE WALKING DEAD reunir milhões de fanáticos, George Romero escreveu e realizou o filme de culto NIGHT OF THE LIVING DEAD.

O cineasta criou este icónico filme onde figuraram os modernos monstros mortos vivos que se alimentam de carne humana, em 1968! Nesta breve homenagem a este cineasta listamos os seus filmes que os fãs de cinema terror não podem perder.

George Romero e NIGHT OF THE LIVING DEAD

George Romero, filho de pai cubano e mãe lituana-americana, nasceu e cresceu na cidade de Nova Iorque, nos EUA. NIGHT OF THE LIVING DEAD foi a sua primeira longa-metragem, que realizou com apenas 28 anos!

O orçamento de produção do filme foi de aproximadamente 100.000 euros. Ainda que George Romero não tenha usado a palavra zombie para descrever os mortos vivos que aparecem em NIGHT OF THE LIVING DEAD a ligação ao termo cunhou este género.

Os filmes zombies ressurgem assim na cultura popular do século XX e estes monstros mortos vivos, com origem no vudu haitiano, ganharam uma nova vida. O zombie moderno é um monstro que se move lentamente, se alimenta de carne humana viva e só pode ser detido com um tiro na cabeça. A replicação destes monstros ocorre quando uma pessoa é atacada por um destes mortos vivos e sobrevive, transformando-se num novo zombie.

Os mortos vivos de George Romero têm sido analisados a luz de várias teorias e são vistos como metáfora para relações sociais e conflitos de classes.

Veja os filmes de George Romero disponíveis em lojas online:

FNAC.PT

AMAZON.COM

LIVRARIA SARAIVA

LIVRARIA CULTURA

A filmografia essencial de Romero para fãs de cinema de terror

George A. Romero criou uma vasta filmografia que ultrapassa o género “zombie” mas deixou uma marca indelével na história do cinema de terror. Vejam a lista dos seus filmes que preparamos e que os fãs de cinema terror não podem perder:

NIGHT OF THE LIVING DEAD (1968)

Ben e Barbara devem lutar para sobreviver quando os mortos se levantam dos seus túmulos para se alimentarem dos vivos. Eles encontram refúgio numa fazenda, mas terão de fugir antes que os zombies os alcancem.

THE CRAZIES (1973)

Após um acidente de avião, um vírus desconhecido – criado por cientistas para a guerra bacteriológica – contamina a água de uma pequena cidade norte-americana. Afetados pelo vírus, os moradores começam a enlouquecer e agir com violência, forçando o exército a montar uma quarentena no perímetro. Os poucos habitantes não-infectados precisam enfrentar os enlouquecidos vizinhos e o próprio exército para fugir do local.

MARTIN (1976)

Convencido de que é um vampiro, um jovem que diz ter mais de 80 anos de idade, vai morar com um primo numa pequena cidade da Pensilvânia. Mas, ainda que ele tente controlar seus impulsos, acaba sempre por atacar pessoas em busca de sangue.

 

DAWN OF THE DEAD (1978)

Os mortos voltam e atacam os vivos. Quatro sobreviventes do ataque escondem-se num shopping abandonado e planejam contra-atacar. No entanto, milhares de mortos-vivos descobrem o esconderijo e iniciam um novo massacre, contaminando alguns sobreviventes que retornam como zombies…

KNIGHTRIDERS (1981)

Motoqueiros itinerantes exibem-se em feiras do interior como cavaleiros da Távola Redonda, mas com motorizadas em vez de cavalos. O grupo faz sucesso, e aí surgem conflitos com os novos integrantes.

CREEPSHOW (1982)

Este filme compila cinco contos de terror. Com argumento de Stephen King e efeitos especiais de Tom Savini. O elenco conta com Hal Holbrook, Adrienne Barbeau, Leslie Nielsen e EG Marshall.

DAY OF THE DEAD (1985)

Os mortos-vivos dominam a Terra e apenas um pequeno número de humanos consegue resistir. Os sobreviventes, entre eles soldados e cientistas, refugiam-se num abrigo militar subterrâneo, mas a situação está cada vez mais crítica.

THE DARK HALF (1993)

É uma adaptação da obra homónima de Stephen King. Um escritor bestseller é chantageado por um vigarista que ameaça delatar o pseudónimo que este usa nos seus livros. Disposto a não aceitar as suas ameaças o escritor decide revelar-se publicamente.

LAND OF THE DEAD (2005)

O futuro tornou-se um pesadelo onde a sociedade de consumo chegou ao extremo. Um líder mercenário vai ter que enfrentar um rebelde, enquanto zombies dominam a cidade, que está cercada por uma muralha que separa os pobres dos ricos.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *