Home / Festivais de Cinema /

Não perca a 3ª edição do Indiejúnior Allianz – Festival de Cinema Infantil

Não perca a 3ª edição do Indiejúnior Allianz – Festival de Cinema Infantil

 

Na sua 3ª edição o IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto regressa ao Teatro Rivoli e à Biblioteca Municipal Almeida Garrett, mas este ano vai estar pela primeira vez na Casa das Artes, em colaboração com o Cineclube do Porto, e ainda na Reitoria da Universidade do Porto.

Durante 6 dias vai ser apresentado o cinema infantil e juvenil mais criativo e original que se faz atualmente pelo mundo fora, serão revisitados filmes que marcaram o imaginário de crianças e jovens que hoje já são pais e avós e haverá atividades incríveis que partem do cinema para nos divertir e enriquecer.

Entre os dias 29 de Janeiro e 3 de Fevereiro de 2019 o IndieJúnior Allianz volta a ser uma grande festa do cinema, um mundo de ideias e sonhos projetados no grande ecrã e onde todos podem encontrar o seu lugar.

Programação do Indiejúnior Allianz 2019

Esta edição tem como ponto de partida um tema: o lugar, conceito tão importante desde a infância e que nas suas múltiplas derivações – ocupar um lugar, o lugar da brincadeira, o lugar da imaginação – permite ligar a programação do IndieJúnior Allianz ao mundo à nossa volta.

O festival integra uma competição internacional de longas e curtas metragens, com quase 50 filmes recentes: ficções, documentários e animações; quase todos inéditos no nosso país, e que são avaliados pelos três júris: oficial, escolas e público; que atribuem o palmarés do festival.

 

Vários dos filmes a concurso foram selecionados por crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, que participaram na iniciativa: EU PROGRAMO UM FESTIVAL DE CINEMA!, organizada em parceria com o Programa Paralelo do Teatro Municipal do Porto e que envolveu alunos de quatro escolas da cidade (do 1º Ciclo do Ensino Básico ao Secundário).

Porque no IndieJúnior Allianz também há lugar para clássicos, mantem-se a secção O MEU PRIMEIRO FILME, contando com três convidados da cidade do Porto para escolher o filme mais marcante da sua infância.

Este ano, estes convidados são pessoas que de alguma forma se relacionam com o tema desta edição – o lugar: Álvaro Domingues, geógrafo e professor universitário; Filipa Fróis Almeida, arquiteta que faz também parte do colectivo FAHR 021.3, que cria entre outras coisas, esculturas efémeras nas cidades; e Luísa Sequeira, jornalista, realizadora e programadora de cinema.

Cada um deles apresentará a sua sessão, contando e partilhando as suas primeiras memórias do cinema com o público mais jovem.

Nesta edição poderemos contar com cinema para todos, mesmo para os mais pequeninos, com eventos como Oficinas para Escolas e para Famílias; a Exposição O MEU LUGAR PREFERIDO, Conversas com Realizadores, um Filme-Debate; uma Festa e até Cine-Concerto, em parceria com a Casa da Música do Porto.

Mais informação em http://www.indiejunior.com

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *