Home / Documentários /

#MyEscape: a fuga dos refugiados do Afeganistão, Síria e Eritreia

#MyEscape

#MyEscape: a fuga dos refugiados do Afeganistão, Síria e Eritreia

 

O filme #MyEscape (2016), realizado pela alemã Elke Sasse, avalia a viagem que alguns refugiados do Afeganistão, Síria e Eritreia decidiram empreender à medida que as circunstâncias nos seus países de origem se tornavam intoleráveis.

Centenas de milhares de pessoas deixaram para trás as suas vidas, famílias e os seus países à procura de algumas condições básicas de segurança e liberdade. Na maioria dos casos, o telemóvel tornou-se num companheiro constante, para além de uma ferramenta essencial para facilitar a organização da fuga.

Incorporando as imagens gravadas pelos refugiados durante a sua fuga, enquanto estes contam a sua história para a câmara, este é um filme essencial. #MyEscape parte de uma premissa simples, mostrando o dia-a-dia da fuga de um refugiado na primeira pessoa.

Filmes do Homem

Tive a oportunidade de ver #MyEscape em Melgaço, no Festival Filmes do Homem, e de conhecer e conversar com Rama Jarmakani, integrante da equipa da produção do filme. Na conversa que se seguiu à apresentação do filme ficamos a perceber a metodologia por detrás da produção do mesmo. A equipa de produção do filme lançou um repto online para que os refugiados residentes na Alemanha partilhassem as imagens captadas durante a sua fuga através da Internet usando a palavra chave: #MyEscape.

A equipa de produção do filme recebeu milhares de horas de vídeo e muitas fotografias. Foram também recebendo informação de pessoas provenientes de diferentes países, alargando a equipa, e incorporando pessoas que pudessem fazer as traduções e retroversões daquilo que estava a ser dito nos vídeos.

 

Os protagonistas deste documentário foram escolhidos com base na conjugação entre melhor material e a história recebidos. A equipa de produção contactou com os referidos de modo a gravar entrevistas. Com base nas histórias contadas nas entrevistas, em que os protagonistas referem as suas gravações durante o trajeto, a equipa de produção iniciou a árdua tarefa de, na sala de montagem, conjugar todo o material audiovisual.

#MyEscape é um filme atual e extremamente pertinente que desvenda o implacável mundo de tráfico de seres humanos revelando em simultâneo: o desespero, a crueldade e a generosidade humana. O filme está a ser distribuído pela Deutsche Welle, a ser exibido nas televisões internacionais e está disponível online para visionamento.

A primeira parte do filme #MyEscape pode ser visualizada aqui

#MyEscape é talvez um dos filmes de consciencialização social mais importantes dos últimos anos. É sem dúvida um filme de visionamento obrigatório.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *