Home / Festivais de Cinema /

Conheça agora toda a programação do Festival BEAST

Conheça agora toda a programação do Festival BEAST

 

O BEAST – Festival Internacional de Cinema terá início na quinta-feira, 21 de setembro com a estreia nacional de ALL THESE SLEEPLESS NIGHTS (Todas Estas Noites Sem Dormir), um documentário híbrido por Michal Marczak. A noite terminará com uma festa especial na Embaixada do Porto.

Este é o primeiro evento totalmente dedicado ao cinema da Europa de Leste em Portugal, promovendo a cultura audiovisual, a identidade e a indústria cinematográfica da região.

Nesta primeira edição, o BEAST irá decorrer entre 21 e 24 de setembro. Durante 4 dias, o festival irá contar mais de 70 filmes de 22 países divididos em 8 categorias.

Para além das projeções, o festival trás ao coração do Porto workshops, eventos educativos e uma variedade de masterclasses dirigidas por peritos portugueses e do leste da europa.

BEAST IFF – trazendo a cultura da Europa de Leste até ao Porto

A primeira edição do BEAST – Festival Internacional de Cinema, que abre as suas portas a 21 de Setembro, procura trazer filmes únicos e contemporâneos da Europa de Leste até ao mundo do cinema português.

O BEAST IFF é o primeiro Festival Internacional de Cinema realizado em Portugal centrado na promoção da indústria cinematográfica, cultura e identidade dos países da Europa de Leste.

Durante os 4 dias de festival, de 21 a 24 de Setembro, o BEAST irá exibir mais de 70 filmes provenientes de 22 países. Os principais locais das exibições serão o Teatro Municipal Rivoli, Cinema Trindade, Cinema Passos Manuel, Biblioteca Almeida Garrett e Casa das Artes – todos no coração da cidade do Porto.

COMPETIÇÃO E OUTRAS EXIBIÇÕES

A competição abrange três secções do festival: EAST WAVE (ficção), EAST DOC (documentário) e ExperimentalEast (cinema experimental), cada categoria com Prémio de Melhor Filme e uma Menção do Júri.

 

A cada edição, o BEAST irá apresentar a secção FOCUS COUNTRY, sendo que neste primeiro ano a Polónia é o centro das atenções, começando com ALL THESE SLEEPLESS NIGHTS (Todas Estas Noites Sem Dormir) na sessão de abertura (Rivoli, dia 21 de setembro, às 21:30), do cineasta polaco Michal Marczak. E seguindo nos restantes dias para o DIRECTOR FOCUS, uma retrospectiva do jovem realizador Bartosz Kruhlik, uma projeção de vídeo-arte por Pani Pawlosky e uma visita escolar com os melhores alunos da prestigiada Escola de Cinema de Lódz.

Mas o cinema português também tem um lugar especial no BEAST com PORTUGUESE ABROAD, uma seleção de filmes produzidos por portugueses que estudaram ou realizaram os seus filmes na Europa de Leste, com o objectivo de promover a produção nacional que é feita no estrangeiro.

Para os mais novos, BEAST KIDS irá apresentar um programa educativo e criativo para crianças com +6, +8 e +12 anos no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett.

WORKSHOPS E MASTERCLASSES

Para além das exibições, o festival oferece a oportunidade de participar em vários workshops e masterclasses, dirigidas por cineastas e produtores nacionais e internacionais, incluindo um WORKSHOP DE ANIMAÇÃO PARA CRIANÇAS, um WORKSHOP DE CINEMA PARA JOVENS e MASTERCLASSES que abrangem tópicos como: FEMINISMO, CINEMA DE DOCUMENTÁRIO e HISTÓRIA.

O BEAST está a ser produzido pela PLUSEAST – AssCultural, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, o Cineclube do Porto, o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, o Instituto Adam Mickiewicz e a Embaixada da Polónia em Portugal – com muitas outras parcerias que ultrapassam fronteiras.

O festival tem ainda uma parceria com a CP – Comboios de Portugal que oferece um bilhete promocional de 2€ ida e volta nas linhas do serviço Urbanos do Porto.

A cada ano, o BEAST – Festival Internacional de Cinema quer colocar o Porto no centro da Cinematografia Europeia.

Mais informação em: www.beastfilm.pt

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *