Conheça 6 grandes livros que viraram filmes e deram certo
Se você tem o objetivo de criar conteúdo relevante na internet por meio de um blog, um podcast, ou um canal de vídeo, uma dica é falar sobre literatura e cinema.
Esqueça aquele mito de que as pessoas só possuem olhos para a Netflix e redes sociais, pois os livros ainda possuem o seu espaço e apreço na preferência de muitos.
No entanto, é claro que quando mencionamos livros também falamos dos digitais que hoje em dia denotam bastante praticidade na hora da leitura.
Por outro lado é óbvio que há o público que ainda é devoto do livro físico, mas o Kindle e muitos outros dispositivos fazem cada vez mais sucesso.
Em se tratando de falar sobre literatura em um blog, não se esqueça de contar com uma boa hospedagem de site. Se o blog é feito em WordPress, por exemplo, a hospedagem WordPress é uma excelente opção.
Recomendamos a da weblink.com.br/hospedagem-wordpress
Esse tipo de hospedagem é otimizada exatamente para essa plataforma, proporcionando mais velocidade de carregamento para o seu blog, bem como mais autonomia de gestão para o usuário e ainda é de fácil instalação.
Além disso, o serviço de hospedagem de sites é essencial para qualquer projeto web, seja ele um blog pessoal ou um grande portal de notícias.
A literatura indo ao cinema
Um blog sobre cinema ou sobre literatura deve contar com conteúdo frequente, pois dessa maneira o público de leitores vai se sentir estimulado a seguir as postagens. Diante disso, um assunto que pode render boas pautas e discussões são as adaptações literárias.
As páginas dos livros quase sempre formam um casamento perfeito. Há aqueles livros que são adaptados para a tela, mas por vários motivos não acabam gerando o burburinho esperado (Percy Jackson, estamos falando de você).
Por outro lado, outras adaptações definitivamente se tornam fenómenos culturais e até sucesso fora das páginas (o Harry Potter manda lembranças).
Por isso, se você tem um blog e quer um assunto que pode resultar em até mais de uma pauta, a dica é falar de livros que se deram muito bem quando migraram para as telas de cinema. Vamos conferir alguns desses clássicos?
Lista com 6 grandes livros que viraram filmes
O Mágico de Oz
De Pink Floyd a Stephen King, não são poucos os artistas contemporâneos que prestam homenagens a esse livro publicado em 1900 por Lyman Frank Baum.
A história é uma interessante jornada sobre amadurecimento e rendeu um clássico do cinema lançado em 1939. Até hoje a longa-metragem é referência quando o assunto é fotografia e o uso de cores.
Carrie – A Estranha
Se há um escritor nesse planeta que já virou sinónimo de adaptação cinematográfica e televisiva, esse autor é o norte-americano Stephen King.
Ao longo dos seus mais de 20 anos de carreira, King já viu livros seus renderem adaptações horrendas, mas por outro lado, viu também nascerem verdadeiras obras-primas. Carrie – A Estranha é um desses êxitos.
Publicado em 1974, resultou em uma excelente adaptação dirigida por Brian de Palma e lançada em 1976. O sucesso do filme foi estrondoso e colocou o nome do iniciante Stephen King entre os autores mais conhecidos da atualidade.
O Senhor dos Anéis
Há quem diga que a grande primeira grande franquia do cinema no século XXI é a trilogia dirigida por Peter Jackson adaptando o clássico escrito por J.R.R. Tolkien.
Porém, o que pouca gente lembra é que em 1978 um longa-metragem animado baseado na obra foi lançado. O desenho, dirigido por Ralph Bakshi, foi a primeira adaptação da obra ao formato audiovisual.
Tal adaptação até fez um relativo sucesso, porém, insuficiente para gerar sequências e por muito tempo ficou relegada a segundo plano.
A História Sem Fim
Ainda no campo da fantasia, muita gente desconhece, mas o filme História Sem Fim é a adaptação de um livro de mesmo nome. A obra foi publicada em 1979 pelo escritor alemão Michael Ende.
O filme teve uma boa bilheteria e ainda apresentou cenas que se tornaram famosas para uma geração.
Blade Runner – O Caçador de Andróides
“Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas?” Esse é o título original do livro lançado por Philip K. Dick em 1968. A obra, assim como a maioria das escritas pelo autor, era pouco conhecida.
Porém, em 1982 o cineasta Ridley Scott a levou para o cinema com o nome de Blade Runner.
O resultado inicial não foi muito bem, mas aos poucos ela cresceu na mente do público, gerou discussões filosóficas, deu ao mundo cenas antológicas e ajudou a definir o gênero cyberpunk na ficção científica.
Fahrenheit 451
Hoje em dia, a literatura, especialmente a infanto-juvenil, aposta muito em narrativas distópicas falando sobre um futuro nada promissor. Entretanto, é justamente do passado, lá de 1953, que foi criada uma das melhores distopias já escritas.
Fahrenheit 451 é a ficção escrita por Ray Bradbury que mostra uma sociedade onde as autoridades estão habilitadas a queimar livros. A história foi adaptada aos cinemas pelas mãos do cineasta François Truffaut em 1966.
Em 2018 foi adaptada novamente, mas é a versão dos anos 60 que conta com cenas marcantes e se tornou um clássico.
Conclusão
Hoje em dia, muito se fala em convergência de mídias, mas o fato é que a literatura e o seu primo mais novo (o cinema) várias vezes já se encontraram ao longo dos anos.
Por isso, se você tem um blog sobre cinema ou literatura, essas e outras obras podem resultar pautas ricas em informação.