Home / Documentários /

Paulinho da Viola tem documentário afetivo com guião de Zuenir Ventura

Paulinho da Viola tem documentário afetivo com guião de Zuenir Ventura

PrimeVideo
    

O cantor, compositor e instrumentista Paulinho da Viola tem a vida e a obra retratadas pelo documentário “Paulinho da Viola — Meu Tempo É Hoje”.

Com roteiro da autoria do escritor e jornalista Zuenir Ventura, direção de Izabel Jaguaribe (Passageiros/2000 e Tudo é irrelevante, Hélio Jaguaribe/2017) e produção da Videofilmes, esta longa-metragem traça um perfil afetivo do músico, mostrando a sua rotina discreta e distante dos holofotes.

 

 

Ao longo de um documentário excepcional o sambista, dono de uma elegância natural e de uma fala sempre mansa, relembra as suas influências musicais e apresenta os seus mestres. Fala do tempo, da sua tentativa de viver e retratar o presente, da força do passado e da promessa de renovação do futuro.

Em uma das cenas, o mítico Paulinho da Viola é colocado diante dessa dicotomia entre o antigo e o novo, ao tocar violão ao lado de seu pai, o violonista César Faria (que viria a morrer quatro anos depois do lançamento do filme) e de seu filho, João Rabello, também músico.

Os amigos de Paulinho da Viola tampouco ficam de fora desse retrato audiovisual e musical e, entre eles, estão alguns grandes nomes da música brasileira, como são exemplo Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Marina Lima e a Velha Guarda da Portela, a sua escola de samba do coração.

 

 

 

Sinopse do filme documentário “Paulinho da Viola — Meu Tempo é Hoje”

Paulinho da Viola — Meu Tempo é Hoje” é o nome do documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do escritor e jornalista Zuenir Ventura, correspondendo a um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor.

O filme mostra os seus mestres e amigos, as suas influências musicais e os seus hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema — o tempo.

Há ainda encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela.

Diretora: Izabel Jaguaribe

Duração: 83 min

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Comentários

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published. Required fields are marked *