Home / Marketing de cinema /

Quais as plataformas de Streaming mais populares em Portugal?

Quais as plataformas de Streaming mais populares em Portugal?

by Gonçalo Sousa

Share this article

      

O mercado do audiovisual sofreu uma verdadeira revolução com a chegada das plataformas de Streaming.

Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que nunca tenha utilizado ou ouvido falar dos serviços providenciados por plataformas como a Netflix ou o Spotify e a pandemia veio acelerar ainda mais esta tendência, com o número de subscritores destes serviços a crescerem exponencialmente.

Ainda que a já supracitada Netflix seja, provavelmente, a mais conhecida plataforma de streaming a nível mundial, será que domina o mercado português?

A resposta é sim, mas a sua liderança já foi mais sólida. De acordo com os dados a JustWatch, plataforma que monitoriza plataformas e conteúdos de streaming, no segundo trimestre do ano – os resultados mais recentes disponíveis – a Netflix liderava a tabela com uma quota de mercado de 25%, mas seguido de muito perto pela Amazon Prime Video, que registava 23% de quota de mercado.

O terceiro lugar do pódio é partilhado entre a Disney + e a HBO, com ambas as plataformas a registarem uma quota de 17%. Já distante deste duo, seguem a Fox Play com 4%, a Apple TV+ com 3% e os restantes operadores, englobados na rubrica “outros serviços de streaming” com 11% no total.

É importante sublinhar que, em 2020, os dados do Observatório Europeu do Audiovisual (OEA) indicavam que a Netflix liderava, então, o mercado português com uma percentagem a rondar os 47% contra os 21% da Apple TV e dos 13% da Amazon Prime.

Netflix perde subscritores

Como referimos, a liderança da Netflix já foi mais folgada. Segundo o estudo de mercado da JustWatch, esta plataforma assistiu, entre março e junho de 2021, a um decréscimo no número de subscritores, enquanto, em sentido inverso, a Amazon Prime Video registou uma subida no mesmo período, crescimento para que muito contribuiu o lançamento do serviço de subscrição integrado da tecnológica norte-americana, a Amazon Prime, que além do serviço de streaming, dá acesso a outras regalias.

De referir que, a Amazon Prime Video e também a HBO, têm sido incluídos pela operadora Vodafone em ofertas comerciais a novos e antigos clientes, que em alguns casos chegam a 24 meses de oferta dos serviços.

 

Com apenas um ano no mercado nacional, a Disney + tem conseguido capturar o interesse dos consumidores portugueses e registou uma trajetória consistente de crescimento no primeiro semestre do ano passado ao passo que a HBO decresceu um pouco, registando variações significativas mês após mês.

Continuando no tópico Disney +, o estudo da JustWatch revelou, ainda, quais foram os conteúdos mais populares deste serviço de streaming no primeiro ano de operações.

Segundo esta entidade, o grande destaque pertence à série The Mandalorian (neste caso, os resultados têm por base a pontuação dada pelos utilizadores na plataforma da JustWatch), seguida, respetivamente, da série Violetta e de Anatomia de Grey.

No campo dos filmes, Luca, Moana e Soul, por esta respetiva ordem, foram os filmes mais populares junto dos utilizadores portugueses no Disney+.

24% dos portugueses já aderiram a plataformas de streaming

Um quarto dos portugueses com mais de 15 anos já aderiu a plataformas de streaming. Esta é uma das principais conclusões do estudo BStream, da Marktest, que avalia a notoriedade e consumo de serviços SVoD (Subscrição de Vídeo On Demand) a operar em Portugal e de pacotes de operadores de telecomunicações.

A rapidez, segurança e simplicidade na aquisição de um serviço de streaming no mundo digital, são fatores que em muito pesam para esta extraordinária percentagem de portugueses que se converteram a este tipo de plataformas, uma vez que basta uma ligação à Internet e um cartão de crédito para que se efetue uma subscrição ou uma compra online.

Neste particular, há a destacar os cartões de crédito do UNIBANCO, que além de não terem anuidade, permitirem o fracionamento dos pagamentos em 3x sem juros (acima dos 300€), dão acesso a entre 20 a 50 dias de crédito sem juros, oferecerem descontos em moda, turismo, entre outros, também permitem ao consumidor receber até 200 euros durante os primeiros 12 meses daquilo que gastar, uma vez que se tratam de cartões de crédito com cashback.

A todas estas vantagens, soma-se ainda uma outra. Como pedir um dos os cartões de crédito UNIBANCO, marca da UNICRE – instituição financeira de crédito – é um processo 100% digital, o consumidor pode concluir toda a operação a partir do seu smartphone ou PC e, a partir do mesmo dispositivo, subscrever um serviço de streaming online.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Comments

  • 13 February, 2022

    Parabéns Pelo Artigo, aqui no Brasil popular temos a Netflix, tem algumas Gratuítas como https:/filmezando.net

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *