Home / Cinema Europeu /

BEAST IFF regressa em parceria com a plataforma de streaming Filmin

BEAST IFF regressa em parceria com a plataforma de streaming Filmin

by Marta Reis

Share this article

Com os desafios gerados pela pandemia e a viabilidade de uma experiência online enriquecedora, o BEAST International Film Festival arranca pela primeira vez de 24 de março a 04 de abril em parceria com a plataforma de streaming portuguesa Filmin.

Nascida de uma iniciativa de colaboração e diálogo entre operadores cinematográficos portugueses, críticos, festivais e instituições culturais nacionais e internacionais, a Filmin é a principal plataforma de streaming de cinema independente em Portugal.

A 4ª edição do BEAST IFF arranca online entre 24 de março e 4 abril. Mas isto não é tudo – após o fim oficial da edição, o festival estende-se até 1º de junho por meio de exibições mensais especiais, eventos e a realização da terceira edição do Visegrad Film Hub, o evento da indústria dedicado aos países do Grupo de Visegrado.

A partir da extensão da programação, ainda mais exibições, masterclasses e workshops serão realizados a partir de uma oferta online e, possivelmente, local. Num futuro próximo, caso as diretrizes de saúde portuguesas atestem a segurança para eventos presenciais limitados, sítios culturais como o Cinema da Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, realizarão exibições e atividades do BEAST IFF 2021.

Este ano, a Roménia é o foco do festival por meio do programa Focus Country, que estreia na Sessão de Abertura um dos documentários mais aclamados de 2020: Ivana The Terrible, a segunda longa-metragem da realizadora Ivana Mladenović.

 

O programa também incluirá sessões dedicadas a outros documentários da Roménia, como o premiado longa Acasa, My Home, do jornalista Radu Ciorniciuc, e The Distance Between Me and Me, filme das realizadoras Dana Bunescu e Mona Nicoară, que traz profundas reflexões em torno da artista romena Nina Cassian.

Para além do Focus Country, as secções competitivas EastWave, EastDoc e experimentalEAST estão no centro do festival, apresentando médias e curtas metragens que mostram o trabalho de jovens talentos emergentes da Europa Central e de Leste.

 

BEAST IFF chama o público a explorar o arrebatador Wild Wild East

Este ano, as secções EastWave, EastDoc, experimentalEAST, Focus Country e V4 Screen estarão disponíveis na plataforma de streaming Filmin Portugal entre 24 de março e 4 de abril.

A estrutura do festival está pensada de forma a possibilitar um conjunto diversificado de filmes no âmbito da competição oficial e dos programas especiais. A secção EastWave visa apoiar jovens realizadores em ascensão, trazendo as melhores curtas e médias metragens de ficção dos últimos dois anos feitas no contexto da Europa de Leste.

Por sua vez, a secção EastDoc atua como uma janela para a cultura do New East, e tem em consideração o delicado trabalho de construção de filmes baseados na realidade. O programa experimentalEAST, por outro lado, visa desafiar as regras padrão do audiovisual, e procura realizadores que criem as suas próprias.

 

Estas três categorias formam a Competição Oficial, que tem funcionado como o núcleo do BEAST International Film Festival desde sua primeira edição.

Conforme já referimos e assim como aconteceu em anteriores edições do festival, a secção Focus Country homenageia este ano a Roménia, que estreia na Sessão de Abertura um dos mais aclamados documentários de 2020: “Ivana The Terrible”, a segunda longa-metragem da realizadora Ivana Mladenović.

Por fim, o programa V4 Screen destaca longas metragens dos países do Grupo de Visegrado, como parte de um projeto cofinanciado pelos governos da República Checa, Hungria, Polónia e Eslováquia por meio do International Visegrad Fund em colaboração com várias instituições culturais.

O festival terá também lugar no Vimeo, YouTube, Twitch, Facebook e Instagram que irão hospedar exibições, eventos, live streams e Q&As do BEAST IFF.

+info: https://beastfilm.pt

Quem faz o BEAST IFF?

Desde setembro de 2017, a OKNA (PLUSEAST) ASSOCIAÇÃO CULTURAL apresenta o BEAST International Film Festival, um evento iluminando a paisagem do cinema do Leste Europeu. Pelos Balcãs, Bálticos, pelo pós-comunismo, o BEAST abriu a janela para 21 países, representando-os de forma única com foco nos novos trabalhos, novos talentos e apresentando as novas cara do Novo Leste.

O Festival consolida-se como um canal complexo entre a cultural contemporânea da Europa de Leste e Portugal, mostrando cinema e com um extenso programa com actividades paralelas como exposições, masterclasses, oficinas e eventos centrados na indústria cinematográfica.

A estrutura do BEAST IFF é desenhada de forma a ser uma coleção diversa de filmes pela Competição Oficial e pelos programas especiais como País Foco, Portuguese Abroad ou BEAST KIDS que ajudam a trazer uma experiência alargada e uma seleção completa até aos grande ecrãs do Porto.

Até agora, o BEAST International Film Festival apresentou mais de 300 filmes (curta, média e longa-metragem) dos quais várias estreias mundiais, europeias e portuguesas, em 10 categorias com mais de 150 sessões de exibição incluindo line-ups especiais de convidados nacionais e internacionais.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *