Estamos nos anos 50 quando o cinema sofre um dos seus maiores abalos. Entre 1948 e 1951, o número de espectadores das salas cinematográficas desce dos 90 milhões para os 46 milhões, perdendo quase metade das audiências. Porquê? A resposta é muito fácil: a televisão.
É assim que, em 1952, o filme Bwana Devil, inspirado na história verídica dos leões predadores responsáveis pelas mortes de vários construtores da linha ferroviária da zona de Tsavo partilhada pelo Quénia e Uganda, chegou aos cinemas e atraiu de imediato uma multidão curiosa. O slogan “O Milagre desta Era! Um leão no seu colo! Um amante nos seus braços!” era suficiente para deixar as pessoas interessadas. E, mesmo sendo um fracasso aos olhos dos críticos de cinema, o filme foi um sucesso de bilheteiras.
O filme foi escrito e realizado por Arch Oboler, integrando estrelas da época como Robert Stack, Barbara Britton and Nigel Bruce. Além de ter sido o primeiro filme para ver com óculos 3D, há também uma outra curiosidade associada a Bwana Devil. Na estreia deste filme foi retirada uma das fotografias mais icónicas da história do cinema. Uma vez que para observar os efeitos 3D era necessária a utilização de óculos especiais, a revista Life capturou a audiência com aqueles estranhos óculos, muito concentrada a ver o filme. A imagem, por ser original e fora do normal, foi alvo de muitas conversas e gargalhadas nas semanas seguintes. Mas o mote estava dado e até hoje o cinema nunca deixou de procurar novas formas de atrair e reter a audiência através de inovações tecnológicas.