Domine a história da Sétima Arte com este curso de cinema
Se ver filmes não chega para preencher a sua paixão pelo cinema, então sabemos exatamente aquilo que pode fazer. No blog Mundo de Cinema já falamos muito sobre a Sétima Arte. Aliás, logo na abertura do nosso site, lançamos um e-book exclusivo e completamente original dedicado a filmes que marcaram a História do Cinema. Lembra-se?
Porém, para aqueles que querem saber mais sobre esta indústria – saber como nasceu, como se desenvolveu e como foi expressada conforme o tempo – o melhor está em investir mesmo num curso completo dedicado à História do Cinema. É disso mesmo que lhe falamos hoje, ao longo deste post: um curso completamente online dedicado à história cinematográfica.
E não se preocupe com a qualidade do conteúdo! O foi criado e desenvolvido pelo crítico de cinema do blog Tudo Vai Bem, Fernando Oriente. Além de publicar reviews e análises a filmes na sua página, Fernando Oriente está mais do que qualificado para lhe dar este curso, uma vez que é investigador de cinema, dá aulas sobre este tema no SESC e foi um dos editores do site Cinequano entre 2007 e 2012.
Sem mais delongas, apresentamos-lhe este curso e tudo aquilo que pode aprender ao longo de cinco vídeo aulas, cada uma delas com uma hora de duração.
Curso de Cinema: o que vai aprender em 5 aulas
O começa por levá-lo a 1895, ano em que os irmãos Lumiére, em Paris, criam aquilo que veria a ser a primeira forma de cinema. Daí, o curso vai avançado através do tempo, parando em 1950, período em que a indústria cinematográfica já tinha produzido alguns dos filmes mais emblemáticos que conhecemos hoje.
A par da história sobre os realizadores de filmes e as características das diferentes expressões artísticas, Fernando Oriente faz um excelente trabalho exibindo excertos de filmes para que perceba aquilo de que está a falar. A formação fica ainda mais completa através do conteúdo textual que o aluno recebe (cerca de 40 páginas) onde está descrita a evolução da arte cinematográfica.
As 5 aulas do curso abordam estilos e épocas diferentes, estando organizados da seguinte forma:
Aula 1
– A origem do cinema e o cinema mudo
– Os Irmãos Lumière
– Georges Méliès
– D.W. Griffith
– Louis Feuillade
– Charles Chaplin
– Erich von Stroheim
Aula 2
– O Cinema soviético – Sergei Eisenstein e Dziga Vertov
– O Expressionismo alemão – F. W. Murnau, Fritz Lang, entre outros
– O Cinema Surrealista – Luís Buñuel e Salvador Dalí, René Clair e Jean Cocteau
– ¨Limite¨, de Mário Peixoto
Aula 3
– O Cinema Sonoro
– Cinema Clássico Americano
– Hollywood e a Força dos Estúdios – John Ford, Howard Hawks, Fritz Lang, Vincente Minnelli, Nicholas Ray, Douglas Sirk e Billy Wilder entre outros.
– O Cinema de Terror
Aula 4
– O Neo-realismo italiano – Roberto Rossellini, Vittorio de Sica, Luchino Visconti, entre outros
– O Cinema japonês – Yasujiro Ozu e Kenji Mizoguchi e Akira Kurosawa
Aula 5
– Carl Theodor Dreyer
– Jean Renoir
Uma das vantagens deste está no facto de que o aluno pode ver as aulas a qualquer hora e onde quiser. No final da formação, receberá ainda um certificado digital como comprovativo de que fez o curso.
Para ajudar o aluno, o curso conta ainda com um e-book “Coletânea de Críticas de Cinema do Site Tudo Vai Bem” de Fernando Oriente.
Eduardo, tem o link pro curso?