Um guia pelos festivais de cinema brasileiro da atualidade
Neste segundo artigo sobre Festivais de Cinema da atualidade falamos sobre festivais brasileiros, um país de excelente produção cinematográfica e também muito profícuo.
As mostras e festivais são normalmente a porta de entrada de uma obra audiovisual, para além de serem os principais canais de difusão de obras de novos realizadores, de curtas-metragens e de produções nacionais e estrangeiras não exibidas em circuito comercial.
Também o estímulo à exibição cinematográfica e a possibilidade de levar o cinema e a produção audiovisual até ao público nas cidades mais distantes dos grandes centros são objetivos dos responsáveis de mostras e festivais.
De destacar o papel da ANCINE – Agência Nacional do Cinema no estímulo à difusão da produção audiovisual.
Neste artigo procuramos ainda mostrar a diversidade existente no panorama dos festivais brasileiros, que nos parece muito interessante. Para mais informação sobre este tema recomendamos a consulta do excelente guia de festivais da Kinoforum.
Festivais de cinema brasileiro: o que ver e onde
O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, é um festival de referência a nível mundial para os cineastas que se dedicam ao cinema documental. O É Tudo Verdade tem lugar no mês de abril, em São Paulo. O estado do documentário é forte. A vitalidade estética do cinema do real jamais foi tão consensual. Nunca tantos o assistiram, debateram, produziram. O reposicionamento da produção documental na cena cultural contemporânea é um fato incontornável.
O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem. O Festival exibe em novembro trabalhos finalizados em suportes digitais. O Curta Cinema é um Festival que qualifica os vencedores para indicação ao Óscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA.
O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato de curta-metragem no mundo. O Curta Kinoforum tem lugar em agosto, sendo realizado desde 1990 na cidade de São Paulo. É portanto um marco na agenda cultural da cidade devido à sua programação ampla e diversificada, que é exibida gratuitamente em diversas salas de cinema e centros culturais na cidade.
O Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 é o único festival do género na América do Sul. O Curta 8 tem o objetivo de fomentar a produção, exibição e premiação de filmes realizados em película Super-8, de modo a preservar a memória cinematográfica produzida neste meio no Brasil e no mundo. Tem lugar anualmente, em outubro, em Curitiba.
O Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre é o maior festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de género fantástico da América Latina, exibindo filmes de fantasia, ficção-científica, horror e thriller. O Fantaspoa ocorre anualmente em maio, desde 2005, na cidade de Porto Alegre.
Criado em 1991 o Festival do Minuto destaca-se pela sua visão democrática. Recebe produções realizadas em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmaras de vídeo, câmaras de telemóvel, câmaras de fotografia digital, animações digitais, etc. Desde 2007 o Festival do Minuto é permanente e online, lançando temas e premiando os melhores vídeos todos os meses.
O Animaldiçoados – Festival Internacional de Animação de Horror é um festival internacional destinado exclusivamente à exibição e premiação de animações de horror, terror, suspense e outros temas amaldiçoados dedicados ao público adulto. O Animaldiçoados tem lugar em setembro, no Rio de Janeiro, São Paulo e Belém.
O Festival de Cinema de Gramado destaca-se pela preocupação de divulgar e estimular a cultura cinematográfica em todo o Brasil. A trajetória do Festival de Cinema de Gramado acompanhou todas as fases do cinema brasileiro e faz, desde 1992, um panorama da produção ibero-americana. Tem lugar em agosto e é o maior festival de cinema ininterrupto do Brasil.
Em maio a cidade do Recife transforma-se no palco do cinema. No CINE PE – Festival do Audiovisual são exibidos os melhores filmes brasileiros e internacionais e estão presentes a classe audiovisual constituída por cineastas que fizeram nome no cinema brasileiro, assim como jovens realizadores, produtores, atores e atrizes. O CINE PE é um festival de cinema de grande apelo popular.
O Festival de Vitória – Vitória Cine Vídeo é o festival oficial de cinema de Espírito Santo. Acontece anualmente em setembro, promovendo e incentivando a produção, formação e a difusão audiovisuais. O Vitória Cine Vídeo exibe a produção atual de curtas e médias metragens brasileiras, sendo referência na exibição e premiação de animações.