Home / Notícias de Cinema /

Descubra agora os Melhores Filmes e Séries LGBTQIA+

Descubra agora os Melhores Filmes e Séries LGBTQIA+

by beatdigital

Share this article

Consciencializar, integrar e normalizar.  São algumas das palavras mote para sensibilizar para as temáticas LGBTQIA+.

LGBTQIA+ não é nada mais nada menos do que Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais ou Transgénero, Queer, Intersexo, Assexual e o “+” que abriga todas as diversas possibilidades de orientação sexual e/ou de identidade de género existentes.

Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+. Esta sigla, engloba as várias orientações sexuais e identidades de género existentes. Sabia que uma das grandes lutas/reivindicações da comunidade é a representatividade nos media, cinema e séries?

As relações homossexuais são cada vez mais aceites com normalidade, sendo cada vez mais frequentes sites de encontros online para lésbicas ou apps que fomentam encontros gay. Os diferentes géneros – sim, não existe só género masculino e feminino – começam a ser mais frequentes na mais no pequeno e grande ecrã.

Por isso, para assinalar e consciencializar sobre o tema deixamos algumas sugestões de filmes e séries representativas.

Traga o balde de pipocas e prepare o próximo fim de semana para passar os dias em frente da televisão!

 

Milk – Filme

Provavelmente um dos melhores filmes a abordar a homossexualidade. O filme, baseado em factos reais, decorre no início dos anos 70 e conta a história de Harvy Milk.

Milk muda-se com o seu namorado Scott, de Nova Iorque para São Francisco, onde abrem uma loja de fotografia.

Cansado de sofrer preconceito devido à sua orientação sexual, Harvy com ajuda de amigos, inicia uma batalha política para ser eleito na Câmara de Supervisores de São Francisco.

Spoiler alert: Milk torna-se no primeiro homossexual assumido a alcançar um cargo público nos Estados Unidos.

 

Will and Grace – Série

Esta série clássica com 11 temporadas, fala sobre Will e Grace que se conhecem na universidade e desenvolvem um relacionamento.

Contudo, Will, descobre a sua verdadeira sexualidade, quando é convidado a dormir na casa de Grace.

Após descobrir que era homossexual, Will e Grace acabam por se tornar em melhores amigos e começam a passar por diversas situações divertidas que fortalecem a amizade.

 

Meninos não choram- Filme

O mote deste filme de 1999 é simples: uma mulher que se identifica com características definidas como masculina luta para se tornar num homem.

Teena Brandon, quando consegue mudar a sua imagem, apaixona-se por Lana. Contudo, quando a pequena cidade onde vive no Nebraska – Falls City- descobre a sua identidade várias atitudes violentas para com Teena começam a acontecer.

 

Sex Education – Série

Se nunca viu esta série anda a fazer más escolhas na sua vida, porque vale realmente a pena!

A série aborda temas como a sexualidade na adolescência (e não só), relacionamentos homossexuais, assédio e relações familiares. Otis é um adolescente que vive com a sua mãe, uma terapeuta especialista em sexualidade.

Apesar de ainda ser virgem, Otis pode ser considerado um entendido em sexo, por isso aproveita o seu conhecimento para ajudar os seus colegas de escola.

 

Tomboy – Filme

Mais um filme que vale muito a pena ver!

Um filme francês de 2012 que retrata a identidade de género. Laure, uma menina de 10 anos, muda-se para uma casa nova, com os seus pais e irmã.

Sem conhecer a vizinhança decide dar um passeio na rua e acaba por conhecer Lisa, uma criança que se veste com roupas masculinas e tem cabelo curto.

 

RuPaul’s Drag Race – Série

“Halleloo” “Look over there” “Hieeeee” – O quê? Não conhece estas «catch phrases»? Do que está à espera para ver esta série?

Criada pelo ator, modelo, cantor, compositor e drag queen RuPaul Andre Charles, este reality show é uma competição para descobrir quais são as melhores drag queens do mundo.

No programa, que conta com mais de 11 temporadas, as participantes precisam mostrar o seu talento a nível da maquilhagem, roupa, dobragem e performance para conquistar o júri.

 

Other People – Filme

Neste filme, David, um roteirista homossexual, enfrenta problemas sentimentais e profissionais.

Entre drama e humor, David volta à sua cidade natal, Sacramento, para cuidar da sua mãe que decidiu parar com os tratamentos de cancro.

À medida que os dias vão passando, David começa a aperceber-se do conservadorismo da cidade bem como sobre o estado de saúde da sua mãe que vai piorando.

 

Orange is the New Black – Série

Esta série figura certamente entre as séries favoritas de muitos portugueses e portuguesas.

Uma mistura entre comédia e drama, esta série desenvolve-se ao redor de Peper Chapman, que mora em Nova Iorque e é condenada a cumprir 15 meses na prisão feminina, por ter transportado uma mala de dinheiro proveniente do tráfico de droga, quando era mais jovem, a pedido da sua ex-namorada, Alex Vause.

Ao abordar assuntos universais, OITNB, consegue uma audiência diversa, pois mostra o poder e a força feminina por si.

Homossexualidade, imigração e direitos LGBTQIA+ são alguns dos temas abordados nesta série, terminada ao fim de 7 temporadas.

 

[Fonte da foto de capa: foto por Marie S em unsplash.com]

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *