Home / História do Cinema /

Confira 11 filmes para quem está com saudades da escola

Confira 11 filmes para quem está com saudades da escola

ProfileMate
     

Nesta época de crise devido à pandemia do Covid-19, as aulas na maioria dos países estão suspensas e muitos estudantes assistem a aulas pela internet, conversando com professores e colegas por meio de plataformas e aplicativos.

Nesses momentos é comum sentir falta das coisas mais inusitadas, como aquele bolo especial da cafetaria, a roda de amigos no intervalo, ou a aula daquele professor super divertido.

Por isso, hoje listamos 11 títulos que podem ajudar a matar um pouco as saudades da escola.

Desde boas risadas, até lições de vida importantes, as sugestões trazem um pouco das salas de aula e corredores das escolas. Confira agora: são obras cinematográficas para todas as idades, com diferentes temas e mensagens inspiradoras

Sociedade dos Poetas Mortos

Lançado em 1990, com Robin Willians e Ethan Hawke, o filme retrata uma tradicional escola preparatória de 1959. Quando um ex-aluno se torna professor de literatura e traz métodos inusitados e inovadores para incentivar que os jovens pensem por si mesmos, a escola é analisada por um outro ponto de vista.

 

Um Sonho Possível

Esta história real rendeu um Oscar a Sandra Bullock, como melhor atriz. O filme mostra como a escola e o incentivo aos desportos pode mudar a vida e a trajetória de muitas pessoas. Michael Oher (Quinton Aaron) é um jovem negro sem lugar para morar, porém com vocação para o desporto. Durante uma noite chuvosa, uma família de milionários oferece abrigo ao jovem e a partir deste momento, a vida de todos é transformada para sempre.

 

O Substituto

Adrien Brody é o professor substituto Henry Barthes, que durante 3 semanas assume turmas do Ensino Médio numa escola pública. A realidade que encontra é de professores desmotivados e alunos com famílias ausentes ou negligentes. E no meio de uma crise familiar pela qual passa, ele encontra uma oportunidade de fazer a diferença na comunidade.

 

Meu Mestre, Minha Vida

Morgan Freeman interpreta o professor Joe Clark, que é convidado a assumir a direção de uma problemática escola de Nova Jersey. Com pulso firme, autoritarismo e arrogância, ele comanda a instituição com métodos pouco ortodoxos. Isso faz com que alunos da escola, que sofre com tráfico de drogas e violência, consigam passar no exame final realizado pelo governo. No entanto, os seus métodos atraem admiradores e também vários inimigos.

 

10 coisas que eu odeio em você

Esta longa-metragem lançada em 1999 foi baseada na obra A Megera Domada, de William Shakespeare, e foi um sucesso inesperado para os atores. No primeiro dia na nova escola, Cameron apaixona-se por Bianca. Mas ela só pode sair ou namorar depois da sua irmã mais velha, Kat, conquistar um namorado. A questão é que Kat é orgulhosa e antissocial, o que torna tudo mais complicado. Cameron então negocia com o bad-boy misterioso da escola uma maneira de “domar” Kat, mas nessa altura tudo fica mais complicado.

 

 

Escritores da liberdade

Uma jovem professora encontra um desafio numa escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Para conseguir comunicar com os alunos, ela utiliza métodos diferentes de ensino, para que os jovens se abram e retomem a confiança neles mesmos, superando tensões e preconceitos.

 

Coach Carter: treino para a vida

Ken Carter, interpretado por Samuel L. Jackson, é dono de uma loja de artigos desportivos e aceita ser o técnico de basquetebol da sua antiga escola. O seu método de trabalho surpreende por ser rígido e exigir comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. Com isso, a equipa começa a despontar com ótimo desempenho, até que Carter toma uma atitude que espanta toda a comunidade.

 

Rainha de Katwe

Órfã de pai e moradora de uma região bem pobre de Uganda, Phiona Mutesi é uma jovem dedicada a alcançar o seu objetivo: tornar-se uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo. Ela foi obrigada a largar a escola por falta de dinheiro, mas está decidida a enfrentar todos os obstáculos para realizar o seu sonho.

 

O Homem que Viu o Infinito

Em 1913, Ramanujan, um génio da matemática autodidata da Índia viaja para o Colégio Trinity, na Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde ele conhece o seu mentor, o excêntrico professor GH Hardy. Então ele luta para mostrar ao mundo a sua mente brilhante e cria uma amizade que mudou a matemática para sempre.

 

Além da Sala de Aula

Uma história para inspirar. Esta longa-metragem conta a trajetória de uma professora de primeira viagem, com apenas 24 anos de idade, que tem que superar medos e preconceitos em lecionar para crianças de rua numa sala de aula improvisada num abrigo.

 

Uma Mente Brilhante

Apesar da história deste filme se passar numa universidade, a história de superação vale a indicação. A premiada longa-metragem é baseada na vida do matemático John Nash, desempenhado de forma carismática por Russel Crowe. Com uma carreira académica respeitável, Nash é chamado para fazer um trabalho em criptografia para o governo dos Estados Unidos e depois disso passa a ser atormentado por delírios e alucinações. Diagnosticado com esquizofrenia, e após várias internações, ele precisa usar toda a sua racionalidade para distinguir o real do imaginário e voltar a ter uma vida normal.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *