Home / Atores /

Até sempre Comandante Martin Landau: o especialista em disfarces

Martin Landau

Até sempre Comandante Martin Landau: o especialista em disfarces

by Marta Reis

Share this article

Martin Landau, ficou conhecido pelas suas interpretações em filmes como NORTH BY NORTHWEST; e em séries de televisão, como MISSION: IMPOSSIBLE, ou SPACE: 1999.

Mas Martin Landau foi um profícuo ator e deixa-nos quase 200 interpretações de grande qualidade, muitas delas em séries televisivas, que poderemos rever sempre quisermos.

Esta é a nossa homenagem a este grande ator norte-americano que irá ficar patente no imaginário coletivo como o último Comandante da Base Lunar Alfa e também como o Homem das Mil Caras!

Martin Landau e o Cinema

Nascido em Brooklyn (Nova Iorque) a 20 de junho de 1928, Landau trabalhou no design do New York Daily News antes de começar a carreira de ator. Influenciado pela obra de Charlie Chaplin, fez a sua estreia na Broadway em 1957 e o primeiro papel importante no cinema chegou em 1959 com NORTH BY NORTHWEST (“Intriga Internacional”), de Alfred Hitchcock.

Martin Landau será também recordado pelas interpretações em TUCKER: THE MAN AND HIS DREAM (“Tucker: O homem e o seu sonho”), de Francis Ford Coppola, em 1988; e CRIMES AND MISDEMEANORS (“Crimes e Pecados”), de Woody Allen, em 1989.

Vencedor de inúmeros prémios, Martin Landau alcançou o Óscar de Melhor Ator Secundário (1995) com a sua interpretação de Bela Lugosi no filme de Tim Burton ED WOOD (1994).

O meu Martin Landau

O meu Martin Landau foi Rollin Hand, o especialista em disfarces, na série de televisão dos anos 60 MISSION: IMPOSSIBLE; e também o comandante John Koenig na série televisiva dos anos 70 SPACE: 1999.

A série MISSION: IMPOSSIBLE (“Missão: Impossível”) original está, sem dúvida, no meu top de série preferidas de sempre. Não sou fã de séries ou filmes de ficção científica mas acompanhei toda a série televisiva britânica SPACE: 1999 (“Espaço: 1999”).

Ainda pequena lembro-me como esperava pelo começo dos episódios de ambas as séries com bastante impaciência. Guardo com carinho a lembrança de ver estas duas séries, na televisão, na companhia da minha mãe.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *