Home / Cinema /

Sherlock Holmes I Livsfare: a primeira sequela do cinema é… elementar

Sherlock Holmes I Livsfare: a primeira sequela do cinema é… elementar

Tiago Leão
by Tiago Leão

Share this article

As grandes sagas cinematográficas são compostas por vários filmes. Depois do primeiro, existem então as sequelas, onde voltamos a encontrar algumas das mesmas personagens, uma série de outras que são novas e, com elas, histórias que ainda não conhecíamos. Mas a pergunta que persiste agora é: qual foi o primeiro filme a gerar uma sequela?

Embora vários especialistas ao longo da história tenham apontado o filme Fall of Nations como a primeira sequela alguma vez feita, continuando a história polémica e marcada por racismo começada em The Birth of a Nation, a verdade é que em 1908 já se faziam na Dinamarca uma série de filmes relacionados com as histórias de Sherlock Holmes, a personagem literária do britânico Arthur Conan Doyle.

O título desta mini-saga era Sherlock Holmes I Livsfare (ou em edição portuguesa Sherlock Holmes em Perigo) e, apesar de ser um filme mudo e a preto e branco, lançou no mercado cinematográfico o género policial. Ainda que a compra de direitos de autor não tenha estado envolvida para a produção destes filmes, sabe-se que existiram pelo menos 6 filmes relacionados com as aventuras do detetive mais famoso do mundo.

Infelizmente, hoje não há sinais dessas películas, acreditando-se que tenham sido perdidas ao longo dos anos. O que se sabe, no entanto, é que foi o dinamarquês Viggo Larsen a vestir o papel de Sherlock Holmes pela primeira vez, somando essa personagem à sua longa carreira cinematográfica.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *