Home / Atores /

O plano de Tom Cruise para se tornar um ator de sucesso

Tom Cruise

O plano de Tom Cruise para se tornar um ator de sucesso

Eduardo Aranha
by Eduardo Aranha

Share this article

Thomas Cruise Mapother IV, mais conhecido como Tom Cruise, nasceu no dia 3 de Julho de 1962, em Syracuse, Nova Iorque. A sua mãe, Mary Mapother, era uma atriz amadora que trabalhava então como professora enquanto o pai, Thomas, exercia uma profissão como engenheiro. Eventualmente, o casal divorciou-se quando Tom Cruise tinha apenas 11 anos e o filho mudou-se com a mãe para Louisville, Kentucky, e depois para Glen Ridge, Nova Jérsia.

Aos 14 anos, Cruise inscreve-se num seminário franciscano certo de que o seu futuro passaria pelo sacerdócio. Porém, acaba por desistir um ano mais tarde e por enveredar pelas artes cénicas, por intermédio de um professor, participando assim no musical Guys and Dolls. Foi assim, ao vestir o papel principal, que decidiu seguir uma carreira no mundo do cinema.

Por esta altura, Tom Cruise estabelece um prazo de 10 anos para si mesmo, comprometendo-se a construir uma carreira no mundo do cinema durante esse período.

Tom Cruise: a missão (não impossível) para a fama

Deixando a escola para trás muda-se para Nova Iorque onde faz o seu melhor para conseguir audições para filmes. É desta forma que consegue um papel pequeno no filme Endless Love, em 1981, que contava também com a participação de Brooke Shields. Por esta altura conseguiu também um papel no filme Taps, com Sean Penn.

A partir daí as coisas começam a correr muito bem para o jovem Tom Cruise. Em 1983, aparece no filme The Outsiders de Francis Ford Coppola – contracenando com Emilio Estevez, Matt Dillon e Rob Lowe—todos eles atores proeminentes que dariam que falar nos anos seguintes. Ainda assim, o filme não foi tão bem recebido como era esperado, apesar de ter dado a Cruise a hipótese de trabalhar com um realizador de renome.

Missão Impossível

O seu filme seguinte, Risky Business (1983), arrecadou mais de 15 milhões de dólares e lançou finalmente o ator para o estrelato. Em 1986,  entra então em Top Gun – ao lado de Kerry McGillus, Anthony Edwards e Meg Ryan – para protagonizar um romance de acção que tem como fundo uma escola de pilotagem. Não é de admirar que o filme tenha, nesse ano, alcançado um sucesso enorme nas bilheteiras.

Seguem-se mais filmes como The Color of Money (1986), ao lado do ator Paul Newman e ainda o emblemático e comovente Rain Man (1988), onde contracenou com Dustin Hoffman. Nos anos que se seguem faz dezenas de filmes, entre os quais Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles, em 1994 e Jerry Maguire, que lhe vale o seu primeiro Óscar. Em 2002, faz também o filme de ficção científica Minority Report.

É então que chega 1996 e o primeiro filme de Mission: Impossible que arrecada 64 milhões de dólares e motiva os realizadores a fazer mais cinco sequelas (e existe o rumor de que um sexto filme está a caminho). Em 2002, faz também o filme de ficção científica Minority Report. Entretanto, tem dedicado os últimos anos ao cinema de acção: os seus mais recentes trabalhos são Jack Reacher e Edge of Tomorrow.

A vida pessoal de Tom Cruise tem também sido bastante agitada, marcada por três casamentomundos que terminaram em divórcio (Mimi Rogers, Nicole Kidman e Katie Holmes). O ator é hoje um forte defensor e crente da polémica igreja Scientology acreditando que terá sido por intermédio da sua doutrina que perdeu o seu problema de dislexia.


POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *