Home /

Festivais de Cinema


FESTIVAIS DE CINEMA EM PORTUGAL E NO BRASIL

Os Festivais de Cinema são eventos organizados por universidades, organizações privadas, governos, associações de arte e/ou cineclubes. Existem na verdade encontros dedicados a milhares de temas e géneros diferentes dentro da 7ª Arte. Mas a ideia comum que subsiste em todos é a celebração do cinema como factor de união e partilha entre as pessoas e as comunidades.

Muitas vezes, os Festivais de Cinema constituem uma óptima oportunidade para cineastas desconhecidos mostrarem as suas primeiras obras para uma plateia real, sendo também avaliados pela primeira vez por críticos profissionais. Por isso mesmo não é raro que o nome do novo realizador da moda ecoe primeiro entre os participantes deste ou daquele Festival de Cinema. Por isso mesmo, a maioria dos festivais aceita submissões de qualquer cineasta, independentemente de sua experiência ou orçamento.

Se você é um profissional de cinema ou é um cinéfilo que adora descobrir novos filmes e realizadores, então decerto irá apreciar esta lista onde compilamos alguns dos principais e mais respeitados Festivais de Cinema em Portugal, Brasil e no resto do Mundo.

FESTIVAIS DE CINEMA EM PORTUGAL

O Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto nasceu na cidade do Porto em 1980, sendo actualmente um dos festivais de cinema mais prestigiados a nível Europeu, senão mesmo Mundial. São dez dias de Festa, onde produtores, realizadores, atores, atrizes, distribuidores e público se fundem num programa multifacetado, com uma tónica de género: o Cinema Fantástico. O Fantasporto deu a conhecer, com os seus primeiros filmes, realizadores “desconhecidos” até então como David Cronenberg, André Tarkovsky, Brian de Palma, John Carpenter, Alain Resnais, David Lynch, Andrezj Zulawski, Bigas Luna, Ridley Scott, Luc Besson, Peter Greenaway, Jean-Jacques Beinex, Neil Jordan, Joel e Ethan Coen ou Lars von Trier, entre muitos outros.
O CINANIMA é um festival de cinema de animação organizado pela NASCENTE Cooperativa de Ação Cultural, em parceria com a Câmara Municipal de Espinho. Desde a sua primeira edição, em 1976, tem desenvolvido uma atividade regular na divulgação desta forma cinematográfica e dos seus autores, naquele que é considerado um projeto precursor da descentralização cultural portuguesa. O CINANIMA é sem dúvida um evento de relevo internacional que se conseguiu afirmar fora dos grandes centros de Lisboa e Porto.
O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema é hoje um dos principais acontecimentos cinematográficos e culturais de Portugal. Desde 1993 que o Curtas Vila do Conde tem consolidado a sua posição como divulgador das mais recentes tendências no cinema contemporâneo conquistando também um lugar de destaque no panorama europeu dos festivais internacionais de cinema. A sua atração principal são as curtas-metragens mas o Curtas progrediu para um festival multidisciplinar em torno das imagens em movimento.
O prestigiado evento Caminhos do Cinema Português é o único festival de cinema exclusivamente português realizado em Portugal, ocorrendo todos os anos na cidade de Coimbra. Organizado pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra é um dos poucos Festivais de Cinema realizados fora da Grande Lisboa e Grande Porto com grande credibilidade junto do público.
O Doclisboa propõe repensar o Documentário nas suas implicações e potencialidades: o cinema apresenta-se aqui como uma prática que permite encontrar novos modos de pensar e agir no mundo, assumindo desta forma uma liberdade que supõe uma íntima implicação entre o artístico e o político. Por isso mesmo, o Doclisboa procura dar a ver filmes que eventualmente nos ajudarão a compreender o mundo em que vivemos e a encontrar nele possíveis forças de mudança.
O Douro Film Harvest é um evento que se diferencia por combinar cinema, gastronomia e música de uma forma única, celebrando o Universo Douro, enquanto identidade de ligação ibérica, na sua vertente das gentes, do rio e dos patrimónios. O Vale do Douro recebe em Setembro esta "celebração de filmes que celebram a vida", aliando-se a colheita vinícola à apreciação cinematográfica. O Douro Film Harvest é organizado e produzido pela Expanding World.
FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema é uma celebração única de novo cinema e de novos cineastas. O festival decorre anualmente em Junho na cidade de Espinho. O FEST procura criar um espaço onde jovens e promissores cineastas possam mostrar e promover o seu trabalho, assim como desenvolver os seus conhecimentos, partilhar oportunidades, criando novos públicos para o cinema independente.
O FIKE - Festival Internacional de Curtas-Metragens, é o maior evento cinematográfico independente que se realiza no interior de Portugal, estendendo as suas atividades a uma área geográfica correspondente a cerca de 30% da área do território lusitano continental. O FIKE oferece ao público, desde 2001, a oportunidade de contactar com as melhores curtas-metragens nacionais e internacionais provenientes de várias partes do mundo.
O INDIELISBOA é um local privilegiado para a descoberta de novos autores e tendências do cinema mundial e integra uma competição de longas e curtas metragens de realizadores emergentes. Mantendo o seu foco na criatividade e independência dos autores, o INDIELISBOA é já reconhecido como um dos mais importantes festivais de cinema em Portugal.
O LEFFEST - Lisbon & Estoril Film Festival tem como objectivo dar ao espectador a possibilidade de confrontar ideias e ter voz ativa, enquanto partilha as experiências de vida e reflexões de cineastas, pensadores e artistas. O festival propõe estas experiências e reflexão no grande ecrã e ao vivo, através de várias manifestações artísticas, masterclasses, debates e simpósios. O LEFFEST garante ainda a melhor seleção de filmes em competição, a projeção de autores fundamentais na história do cinema e de jovens cineastas emergentes.

FESTIVAIS DE CINEMA NO BRASIL

O FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DO RIO DE JANEIRO – CURTA CINEMA é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem. Todos os anos, o Festival exibe em Novembro alguns trabalhos finalizados em suportes digitais, com duração máxima de 30 minutos, e tem caráter competitivo e informativo. O Curta Cinema é um Festival que qualifica os ganhadores do Grande Prémio da Competição Nacional e Internacional a reivindicarem uma indicação ao Óscar, premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América. Além da exibição de filmes, o Festival também promove workshops, palestras e debates. As inscrições de filmes para as competições, panoramas e programas especiais, e para todas as atividades paralelas do Curta Cinema são gratuitas.
A trajetória do Festival de Cinema de Gramado acompanhou todas as fases do cinema brasileiro. Este evento único destaca-se pela preocupação de divulgar e estimular a cultura cinematográfica em todo o Brasil de forma aconchegante e calorosa, como só se pode ver nas telas da cidade de Gramado. “Se olharmos para a história do Festival, podemos saber como foi o nosso Brasil e o nosso cinema nos últimos 40 anos", atesta o diretor Fernando Meirelles. Em 1992, com a internacionalização, o certame também passou a fazer um panorama da produção ibero-americana, ampliando os horizontes cinematográficos. Agora, reforça todos os anos o título de maior festival de cinema ininterrupto do Brasil, sempre divulgando as novas tendências do audiovisual e revelando os novos olhares de um cinema brasileiro contemporâneo e em constante mudança.
A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é a primeira mostra audiovisual brasileira a focar-se na preservação e o cinema como património. É na verdade um evento de preservação, memória, história e educação por excelência, sendo instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do património audiovisual brasileiro em diálogo com a educação. O valioso conjunto cultural das imagens é um dos eixos mais importantes da memória e identidade sócio-cultural de um País. A CineOP promove o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros estando sediado na Rede Kino. Em cada edição, o festival reafirma o seu propósito de ser um instrumento indispensável na cultura do Brasil em Junho, numa programação ecléctica oferecida gratuitamente ao público.
Em Maio, a cidade do Recife transforma-se no palco do cinema no Brasil. No CINE PE são exibidos os melhores filmes brasileiros e internacionais, marcando forte presença da classe audiovisual constituída por cineastas que fizeram nome no cinema brasileiro. Além de jovens realizadores, produtores, atores e actrizes, o festival reúne sempre muitas atenções da crítica especializada e do público, que aprecia a programação do CINE PE. Festival de cinema de grande apelo popular, este evento inclui na sua programação Mostras Competitivas, Mostra de Cinema Infantil e Mostras em Bairros Populares, sendo muitas vezes formada principalmente por estreias.
O Festival de Vitória - Vitória Cine Vídeo é o festival oficial de cinema do estado do Espírito Santo. Acontece anualmente em setembro em Vitória, sendo produzido pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Galpão Produções. O Festival de Vitória promove e incentiva a produção, formação e a difusão audiovisuais por meio de mostras, debates, encontros, oficinas, concursos, lançamentos, premiações e programação infanto-juvenil, além de exibir a produção atual de curtas e médias metragens brasileiras, sendo referência na exibição e premiação de animações. Toda a programação é gratuita.

POSTS RELACIONADOS