Home / Cinema /

Os 10 melhores festivais de cinema do mundo

melhores festivais de cinema

Os 10 melhores festivais de cinema do mundo

Todos os anos os melhores filmes, que provam vir a ser aqueles que levam para casa Óscares, são apresentados em festivais que celebram o que de melhor se faz no mundo da Sétima Arte. Mais do que transmitirem bons filmes em primeira mão, estes eventos proporcionam as condições ideais para juntar figuras ilustres deste mundo cinematográfico.

Durante alguns dias é estendida a carpete vermelha para serem recebidos nos festivais de cinema realizadores ilustres, equipas de produção e, claro está, atores e atrizes. Pelo mundo fora, fazem-se notícias dos filmes que passaram nos ecrãs dos festivais e fazem-se reviews a esses mesmos filmes que aguçam a curiosidade dos espectadores e os deixam com ainda mais vontade de correr para as salas de cinema no dia da estreia.

Neste post, propomo-nos a algo simples: apresentar aqueles que são os 10 melhores festivais de cinema do mundo, identificando o que distingue cada um deles.

Os 10 melhores festivais de cinema do mundo

1 – Festival de Cannes (Cannes, França)

É, sem sombra de dúvidas, considerado o melhor festival de cinema do mundo e uma verdadeira “obra-prima”. Todos os anos leva até Cannes os nomes mais recentes do mundo do cinema. Nas suas salas são exibidos alguns dos trabalhos mais importantes do último ano e que chegarão às salas de cinema nos meses seguintes. E é incomparável a quantidade de personalidades que marcam presença no evento. Uma das poucas falhas apontada ao festival é o facto de, por vezes, ser lento a adotar a mudança e a adaptar as suas tradições.

2 – Sundance Film Festival (Park City, EUA)

De longe o festival de cinema mais importante dos Estados Unidos, o Sundance apoia sobretudo o chamado cinema indie. Ainda que tenha sofrido algumas reestruturações nos últimos cinco anos, continua a ser o mercado ideal para se fazer negócios entre cineastas. Nem mesmo aqueles que mais criticam o festival se atrevem a faltar. À semelhança do que se sucede em Cannes, o festival de Sundance exibe filmes que chegam ao cinema apenas alguns meses mais tarde.

3 – Toronto International Film Festival (Toronto, Canadá)

Considerado por muitos como o festival de cinema mais importante da América do Norte, o Toronto International Film Festival estreia em primeira mão alguns dos filmes de grandes nomes da Sétima Arte ou de realizadores que se estejam a estrear e à procura de distinção no mercado. Este é também um festival que atrai centenas de cineastas norte-americanos.

4 – South by Southwest (Austin, EUA)

O festival South by Southwest – também conhecido como SXSW – é o evento de cinema que valoriza a inovação tecnológica enquanto se redefine a si mesmo e ao próprio conceito de festival. Só para terem uma ideia, este é um festival que surpreende os seus convidados ao apresentar eventos interativos e musicais que mostram, na primeira pessoa, a relação próxima que se criou entre tecnologia e cinematografia.

5 – International Documentary Festival Amsterdam (Holanda)

Regressemos então à Europa, mais precisamente à Holanda, para dar um saltinho ao International Documentary Festival Amsterdam. Este é um festival que continua a ser pouco conhecido pelos cineastas mas que devia merecer a sua atenção. Ainda que tenha passado por uma fase de “soluços”, o género documental voltou a explodir na última década e ainda que muitos documentários recebam espaço em festivais como o Sundance, a verdade é que não terá a oportunidade de ver tantos como no IDFA.

6 – Venice Film Festival (Italy)

Para muitos, o Venice Film Festival está no mesmo patamar que o festival de Cannes. O evento, que acontece por norma em agosto ou setembro, recebe inúmeras premieres, festas e personalidades ilustres da Sétima Arte, assim como uma dose considerável de paparazzis. Nos últimos anos tem estado mesmo na vanguarda por redefinir o conceito daquilo que deve ser um festival.

7 – Berlin International Film Festival (Alemanha)

Vamos continuar pela Europa para viajar agora até à Alemanha, onde acontece o Berlin International Film Festival. Com origens no período da Guerra Fria, quando a cidade de Berlim estava ainda dividida, o festival evoluiu para um evento conceituado que continua a atrair regularmente nomes importantes da indústria que vêm de todos os cantos do mundo. Conhecido por valorizar os filmes de Hollywood, o festival tem também marcado a diferença por procurar dar mais atenção ao género indie.

8 – International Film Festival Rotterdam (Holanda)

E de novo voltamos à Holanda, desta vez para o Rotterdam International Film Festival, em Roterdão. Apesar de acontecer entre o festival de Sundance e o festival de Berlim, o IFFR continua a recebar com regularidade cineastas importantes da indústria. O festival demarca-se por apresentar novos talentos e financiar novas vozes que se procuram estabelecer no universo da Sétima Arte.

9 – New York Film Festival (EUA)

Embora não seja exatamente o que poderia ser chamado de um “festival de descoberta”, o NYFF é uma importante vitrine americana para se encontrarem as vozes mais importantes do cinema mundial. O evento normalmente escolhe um número selecto de filmes que passaram nos principais festivais de cinema do mundo, além de adicionar um número mais limitado de títulos menos conhecidos de cineastas emergentes.

10 – Telluride Film Festival (Colorado, EUA)

O que faz do festival de Telluride um evento único é a sua missão em oferecer um número igual de novos filmes e de filmes que já se tornaram clássicos, apresentando-os no fim-de-semana prolongado que se celebra todos os anos nos Estados Unidos para celebrar o Dia do Trabalhador. A projeção de primeira qualidade e som proporciona aos cineastas a oportunidade de experimentarem uma espécie de acampamento de verão cinematográfico.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *