Béla Tarr, histórico realizador húngaro apontado como um dos fundadores do movimento do “cinema lento” (slow cinema), dará em Fevereiro de 2018 em Espinho um Workshop de Realização.
O realizador húngaro Béla Tarr está de regresso a Espinho para ministrar um workshop de duas semanas sobre realização de filmes. A acção de formação é levada a cabo pela FEST – Associação Cultural, entidade responsável pelo Novos Realizadores | Festival Novo Cinema, em Espinho. O evento terá lugar entre os dias 26 de Fevereiro e 11 de Março de 2018.
Com acesso limitado e exclusivo, o workshop permitirá que os inscritos desenvolvam competências ao nível do desenvolvimento de guiões, processos de escrita, produção e realização de filmes. Ao longo deste tempo os inscritos desenvolverão uma curta-metragem, acompanhados pelo conhecimento e experiência do histórico realizador.
Não respondendo a uma lógica formativa baseada num conceito certo e/ou errado, este workshop será orientado pela visão única de Béla Tarr que, ao longo das duas semanas, partilhará a sua história pessoal e visão plástica e artística guiando os participantes na construção de uma curta-metragem.
Béla Tarr é um realizador húngaro, amplamente considerado um dos mais influentes autores de cinema dos últimos 30 anos. Começou a produzir cinema amador ao 16 anos, altura em que os trabalhos realizados cativaram a atenção do Bela Balazs Studios, que ajudou a financiar a primeira longa-metragem de Béla Tarr, intitulada “Family Nest” em 1979.
Nomeado para diversos prémios e galardões em todo o mundo, venceu alguns dos mais importantes galardões do cinema mundial, tendo anunciado a sua reforma enquanto cineasta em 2012, um ano após a estreia de “The Turin Horse”, filme que venceu o Urso de Ouro e o prémio Fipresci em Berlim e Palm Springs.
O realizador estava reformado desde 2016, tendo abandonado tanto a carreira de realização como a de formação, o que transforma este regresso a Portugal naquela que será (provavelmente) uma das raras oportunidades para jovens cineastas voltarem a trabalhar directamente com ele. Trata-se de uma formação exclusiva que culmirá com a construção de uma curta-metragem, com o apoio e supervisão de Béla Tarr.
Os interessados poderão inscrever-se através do site http://www.filmlab.fest.pt/, submetendo portefólio e carta de motivação. Serão apenas 12 os candidatos seleccionados para o workshop, sendo que será o próprio Béla Tarr a fazer a triagem de candidatos. O workshop custará 1599 euros.