Home / Cinema /

10 filmes que o transportam até à Cuba de Fidel Castro

cuba

10 filmes que o transportam até à Cuba de Fidel Castro

by Eduardo Aranha

Share this article

      

A morte de Fidel Castro, no dia 25 de novembro de 2016, acordou todo o mundo com reações contraditórias. Enquanto alguns prestaram uma última homenagem ao homem que liderou Cuba durante quase 50 anos, outros ergueram-se para recordar alguns dos episódios mais negros que para sempre marcarão o nome do líder da revolução cubana.

No entanto, neste post, não nos vamos aprofundar na vida de Castro porque, como o próprio disse, só a história o absolverá.

Em vez disso decidimos dirigir os conteúdos deste post à história de Cuba que é contada através dos filmes. Por isso mesmo, ao longo dos próximos parágrafos vamos apresentar 10 filmes que nos transportam até Cuba e nos contam não só a história do país, como nos apresentam também alguns dos melhores cenários desta ilha das Caraíbas.

Confira a lista completa abaixo.

10 filmes sobre Cuba e a sua gente

Una Noche – Lucy Mulloy

una-noche

O filme Uma Noite retrata a juventude cubana nos dias de hoje. Ao longo da película acompanhamos a vida de Raul e Elio, dois adolescentes que sonham fugir de Cuba para começar uma vida nova em Miami, nos Estados Unidos. No entanto, quando Raul é acusado de agredir um estrangeiro, a necessidade de fugir torna-se urgente. Elio, por sua vez, tem de decidir se parte com o amigo ou se continua no país com sua irmã gémea, Lila.

Havana – Sydney Pollack

havana

O filme Havana de Sydney Pollack é um romance que mostra a relação entre um norte-americano jogador de poker que se apaixona por uma bela ativista política, esposa de um revolucionário cubano. O enredo tem como pano de fundo a cidade de Havana, em 1958. Um filme emocionante para ver e rever.

Scarface – Brian de Palma

scarface

O clássico filme com Al Pacino retrata a vida de um imigrante cubano que tenta formar um império de tráfico de drogas em Miami. Scarface é um dos filmes mais violentos da história do cinema, adaptado do original de 1932 realizado por Howard Hawks e produzido por Howard Hughes.

La muerte de un burócrata – Tomás Gutiérrez Alea

lamuertedeunburocrata

O filme Morte de um Burocrata foca-se nos exageros cometidos pela burocracia cubana ao relatar o drama de um jovem cubano que sofre para conseguir o direito de pensão para a sua tia, após a morte acidental de um trabalhador que é enterrado com a sua carteira de trabalho.

Fresa y chocolate – Juan Carlos Tabío e Tomás Gutiérrez Alea

fresaychocolate

 

Vencedor de inúmeros prémios internacionais, Morango e Chocolate foi o primeiro filme cubano a receber uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. A longa-metragem aborda temas como tolerância, discriminação e preconceitos da sociedade e do regime cubano ao mostrar a amizade entre David, um jovem universitário e militante comunista, e Diego, um professor homossexual.

Memorias del subdesarrollo – Tomas Guiérrez Alea

memorias-del-subdesarrollo

O filme Memórias do subdesenvolvimento é uma ficção baseada na novela de Edmondo Desnoes que revela a crise existencial do homem burguês diante das gigantescas transformações políticas da revolução popular cubana. Um filme que ajuda a entender as classes mais baixas da sociedade cubana.

Soy Cuba – Mikail Kalotosov

soycuba

O filme Soy Cuba é uma produção soviética, em colaboração com cineastas cubanos, mas não é por isso que perde valor. Esta película narra as histórias de camponeses, estudantes e trabalhadores que protagonizaram a queda da ditadura cubana.

7 Dias em Havana

7daysinhavana

O filme 7 dias em Havana é uma verdade delícia para todos os que adoram cinema de autor. Este filme conta com a participação de sete realizadores (Benicio Del Toro, Pablo Trapero, Julio Medem, Elia Suleiman, Gaspar Noé, Juan Carlos Tabio e Laurent Cantet): cada um deles aborda um dia diferente da semana na capital cubana. Composto por sete curtas de aproximadamente 15 minutos cada, o filme retrata a imagem da cidade de Havana e as suas singularidades.

A Cidade Perdida – Andy Garcia

cidadeperdida

O filme A Cidade Perdida do ator e diretor cubano Andy Garcia retrata a vida das poucas pessoas que conseguem ter prazer e diversão em Havana, em 1958, quando a maior parte da população estava descontente por viver sob a ditadura de Fulgencio Batista O filme culmina com a chegada  das forças revolucionárias de Fidel Castro e Ernesto ‘Che’ Guevara que, num golpe de sucesso, tomam a capital.

Viva Cuba – Juan Carlos Cremata

viva-cuba

O filme Viva Cuba retrata a realidade cubana tendo como pano de fundo a história de amor inocente entre duas crianças, Malú e Jorgito, divididas pelo ódio que separa as suas famílias. Uma história comovente que apresenta um episódio histórico na perspetiva inocente de crianças.

Não perca outros posts relacionados com Cuba:

O que há para ver na cidade cubana de Santa Clara?

Hotel Habana Libre: se as paredes falassem teriam muitas histórias para contar

Havana: a capital cubana repleta de cor e história

Varadero: mais de vinte quilómetros de praia cubana

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *