Home / Filmes de Ação /

Segredos Oficiais: uma história verídica sobre a Guerra do Iraque

Segredos Oficiais: uma história verídica sobre a Guerra do Iraque

    

Realizado por Gavin Hood (galardoado realizador de Operação Eye in The Sky) e baseado numa história verídica, o soberbo filme Segredos Oficiais retrata como a mentira e espionagem foram dois fios condutores da dramática Guerra do Iraque.

A obra aborda um acontecimento real e verdadeiro que viria a ganhar uma dimensão significativa, tornando-se numa causa célebre entre ativistas antiguerra.

O enredo inicia-se quando uma tradutora de mandarim na Sede de Comunicações do Governo (GCHQ), Katharine Gun (papel desempenhado por Keira Knightley, nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Secundária em ‘O Jogo da Imitação’ e para Melhor Atriz Principal em ‘Orgulho e Preconceito’) recebe um e-mail confidencial – que mais não é do que uma diretiva dos EUA para espiar membros do Conselho de Segurança da ONU de cinco países com a intenção de coagi-los a sancionar a Guerra no Iraque.

A 3 de fevereiro de 2003, Katharine imprime uma cópia, trazendo-a para casa. Duas semanas depois, enquanto os britânicos protestam a possibilidade de guerra, nas ruas de Londres, Martin Bright (protagonizado por Matt Smith que participa na série de TV ‘The Crown’), jornalista do The Observer, recebe um telefonema.

Num estacionamento subterrâneo encontra-se com a manifestante antiguerra Yonne Ridley (Hattie Morahan, ‘A Bela e o Monstro), agora na posse do e-mail de Katharine.

Acusada de quebrar a Lei dos Segredos Oficiais, e enfrentando a prisão, Katharine e seus advogados decidiram defender as suas ações. Com a sua vida, liberdade e casamento ameaçados, ela deve defender aquilo em que acredita.

 

Esta é trama principal de um filme intenso, misterioso, intrigante e, sobretudo, muito cativante para os espectadores que apreciam filmes de suspense e espionagem.

Segredos Oficiais conta ainda com a participação de nomes como Ralph Fiennes, nomeado para o Óscar de Melhor Ator Principal em ‘O Paciente Inglês’ e Melhor Ator Secundário em ‘A Lista de Schindler’, e também o ator Matthew Goode, intérprete do filme ‘O Jogo da Imitação’, entre outros nomes sonantes.

Sinopse do filme Segredos Oficiais

Em 2003, enquanto os políticos em Inglaterra e nos EUA procuram invadir o Iraque, Katharine Gun (Keira Knightley), uma tradutora do GCHQ – serviço de inteligência britânico responsável pela garantia de informação ao Governo Britânico e às Forças Armadas -, divulga um email secreto onde é pedido para que membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas sejam espiados, com o objetivo de os forçar a votar favoravelmente a resolução para validar a guerra. 

Acusada de violar a Lei dos Segredos Oficiais, e enfrentando a possibilidade de ser presa, Katharine e os seus advogados iniciam a defesa da ação dela. Com a vida, liberdade e casamento ameaçados, ela tem de defender aquilo em que acredita…

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *