Home / Atores /

De Bollywood a Hollywood: homenagem a Irrfan Khan

De Bollywood a Hollywood: homenagem a Irrfan Khan

PrimeVideo
    

Irrfan Khan tornou-se conhecido no mundo ocidental pelas suas representações em Slumdog Millionaire (Quem Quer Ser um Milionário) e Life of Pi (A Vida de Pi), veio a falecer dia 29 de Abril de 2020, de cancro do cólon, em Mumbai.

De origem indiana, Sahabzade Irrfan Ali Khan começou a sua carreira no final dos anos 80 em Salaam Bombay! (1988), filme nomeado para um Óscar da Academia, logo após ter terminado a Escola Nacional de Teatro em Nova Deli. Em 2004 recebe o seu primeiro prémio: Melhor Vilão, pelo filme Haasil (2003).

Cerca de 20 anos do início da sua carreira, já com um enorme sucesso no seu país natal, incluindo um papel principal numa produção de Bollywood, Irrfan Khan ganha atenção internacional ao entrar em The Darjeeling Limited (2007) de Wes Anderson.

Com um pé na porta nas produções de Hollywood, Irrfan consegue um papel que lhe vai garantir o reconhecimento internacional. Em 2008 entra em Slumdog Millionaire, filme vencedor de 8 Óscares da Academia, incluindo o melhor filme do ano, e cujo elenco ganhou um Screen Actors Guild Award.

 

Após 2008 a sua carreira internacional disparou, tendo trabalhando, maioritariamente, em produções Americanas e Indianas. Em 2012 entra em The Life of Pi, galardoado com Óscares da Academia e Globos de Ouro, e, posteriormente, noutras grandes produções como The Amazing Spider-Man (2012), Jurassic World (2015) e Inferno (2016).

Com 30 anos de carreira, representou mais de 100 personagens entre cinema e televisão, Irrfan Khan será lembrado como o actor indiano que conquistou o ocidente.

 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Comentários

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published. Required fields are marked *