Home / Drama /

O Professor e o Louco: A história da criação do Dicionário de Oxford

O Professor e o Louco: A história da criação do Dicionário de Oxford

Gonçalo Sousa
by Gonçalo Sousa

Share this article

Mel Gibson e Sean Penn são os protagonistas do filme O Professor e o Louco, uma obra biográfica baseada no livro best-seller de Simon Winchester. Esta é uma extraordinária história verídica de génio, obsessão e loucura, centrada em dois homens extraordinários, que em 1857 conceberam o Dicionário de Inglês de Oxford – um dos projetos mais ambiciosos e revolucionários da época.

James Murray (cuja papel é desempenhado por Mel Gibson) é um professor sem estudos universitários com uma paixão enorme pela língua inglesa que aceita o desafio de criar o dicionário mais abrangente de sempre – com uma citação para ilustrar os vários significados de cada palavra -, tarefa que lhe levaria um século a concretizar.

Para resolver esta situação em apenas algumas décadas, Murray desenvolve um sistema de crowdsourcing (uma palavra que surgiria apenas no século XXI) — contando com a ajuda de dezenas de filólogos amadores como pesquisadores voluntários.

Contudo, durante o processo de recolha de definições, o Professor Murray dá-se conta que um só homem tinha enviado mais de dez milhões de definições.

O comité decide honrar o trabalho desta figura, W.C. Minor (interpretado por Sean Penn), e Murray, curioso acerca deste homem acaba por descobrir que se trata de um médico, veterano da Guerra Civil Americana e simultaneamente um assassino preso num asilo para os criminosos loucos.

Este é um projeto que apaixonou Mel Gibson durante 20 anos e que acabou por ser concretizado com a ajuda dos produtores Nicolas Chartier (vencedor de um Óscar com Estado de Guerra), Bruce Davey (vencedor de um Óscar com Braveheart: O Desafio do Guerreiro), além claro de Mel Gibson (vencedor de dois óscares como realizador em O Herói de Hacksaw Ridge e Braveheart: O Desafio do Guerreiro) e Gastón Pavlovich (produtor de Silêncio, nomeado para um Óscar).

Do elenco fazem ainda parte Natalie Dormer (Guerra dos Tronos) e Steve Coogan (Filomena), entre outros.

CONFIRA O TRAILER DE O PROFESSOR E O LOUCO

Sinopse do filme O Professor e o Louco

Londres, século XIX. Há mais de duas décadas que vários estudiosos da Universidade de Oxford tentam criar um dicionário que, para além de definições rigorosas dos termos, englobe também a história e evolução da língua inglesa.

Em 1879, James Murray, um escocês de cultura vasta e espírito inquiridor, torna-se responsável pela finalização do empreendimento. Para concretizar a tarefa, que a todos já parece impossível, Murray tem uma ideia: pedir a voluntários que compilem e lhes enviem palavras dos vários livros que leiam.

É assim que William Chester Minor, um cirurgião norte-americano há anos hospitalizado numa instituição psiquiátrica para criminosos, se junta a Murray. Esta parceria durará anos e resultará numa profunda admiração e amizade entre dois homens muito diferentes mas igualmente geniais.

Com Mel Gibson e Sean Penn como protagonistas, um drama biográfico realizado pelo produtor e argumentista Farhad Safinia, que aqui se estreia em realização, segundo um guião seu, de John Boorman e de Todd Komarnicki. O Professor e o Louco tem por base a obra The Surgeon of Crowthorne: A Tale of Murder, Madness and the Love of Words, onde o escritor Simon Winchester narra a história do Dr. W. C. Minor, responsável por mais de dez mil entradas da edição original do conceituado Oxford English Dictionary.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *