Over the Rainbow eleita a melhor música da História do Cinema
A música do filme O Feiticeiro de Oz, intitulada Over the Rainbow, foi eleita a melhor canção da história do cinema pelo American Film Institute, que elaborou uma lista dos 100 melhores temas especialmente compostos para o grande ecrã.
O tema interpretado de maneira sublime por Judy Garland, para o musical de 1939, ficou assim classificado no topo da lista, que foi elaborada por 1.500 actores, realizadores, argumentistas, críticos e outros especialistas de Hollywood.
De referir que já em 2001, a canção, juntamente com White Christmas, interpretada por Bing Crosby, encabeçava a lista das 365 canções do século XX escolhidas pela Recording Industry Association of America.
No segundo lugar ficou o clássico As Times Goes By do filme icónico Casablanca, tema que Max Steiner, o responsável pela banda sonora, detestava mas que acabou por não sofrer nenhuma alteração dado que não foi possível voltar a filmar a cena em que Ingrid Bergman pedia a Sam para tocá-la. A explicação é simples: a actriz tinha cortado o cabelo.
O terceiro lugar do pódio foi ocupado pelo tema Singin’in the Rain, também ele ligado ao que é considerado um dos melhores filmes musicais de sempre, Serenata à Chuva.
Moon River do filme Boneca de Luxo
White Christmas do filme 15 Dias de Prazer
Mrs. Robinson do filme A Primeira Noite
When You Wish Upon a Star do filme Pinóquio
The Way We Were do filme O Nosso Amor de Ontem
Stayin’ Alive do filme Febre de Sábado à Noite
The Sound of Music do filme Música no Coração
Dentro dos temas mais recentes a entrar na lista figuram Come What Way, de Moulin Rouge (2001), em 85º; Lose Yourself, de 8 Miles (2002), em 93º; e All That Jazz, de Chicago (2002), em 98º.