Home / Notícias de Cinema /

A televisão e o cinema influenciam as nossas relações íntimas?

A televisão e o cinema influenciam as nossas relações íntimas?

by beatdigital

Share this article

      

A sexualidade no cinema e na televisão se encontra mais do que normalizada, e hoje em dia poucos filmes ou séries podem ser vistos nos quais não aparece absolutamente nenhuma cena sexual, seja mais ou menos explícita, ou simplesmente uma relação sentimental com um problema a resolver.

Isto significa que não apenas adultos sexualmente maduros consomem este tipo de cenas, mas também adolescentes em processo de descoberta da sexualidade são continuamente expostos a este tipo de conteúdo.

Eles são precisamente os que mais podem ser influenciados por isso, embora não sejam necessariamente os únicos, já que os adultos não estão isentos, longe disso, eles podem modificar suas práticas sexuais ou relacionamentos devido à visualização de certos filmes, séries ou anúncios de acompanhantes profissionais no Rio de Janeiro.

Entretanto, em muitos casos, estas séries e filmes narram e encenam muito bem os problemas quotidianos com os quais qualquer pessoa pode se identificar, o que pode ajudar a entender e modificar alguns comportamentos, ou mesmo a encontrar soluções.

 

Como o cinema tem afetado nossas práticas?

Um dos casos mais recentes e óbvios foi a trilogia “50 tons de cinza”, um livro, mais tarde transformado em um filme, que foi exibido na tela grande, em que se arrecadou um bom punhado de milhões de dólares.

Mas, não apenas aqueles que trabalharam diretamente nos filmes ganharam dinheiro, todos os produtores e vendedores de produtos eróticos relacionados ao BDSM, e especialmente aqueles que apareceram no filme, aumentaram suas vendas exponencialmente. Isto porque muitos casais mudaram seus hábitos sexuais e começaram a tentar novas práticas na cama.

Todo homem queria ser Christian Grey e toda mulher queria ser Anastasia Steele, para encontrar seu homem bonito e rico que pudesse chicoteá-las como nunca tinham feito antes. Também as quentes garotas de programa de Sorocaba tiveram que aumentar sua oferta de serviços e incluir o BDSM, já que passou a estar mais na moda do que nunca.

Como o sexo em filmes e séries afeta os adolescentes?

Fazer 18 anos e chegar à idade adulta não significa automaticamente que se esteja pronto para tudo, ou que se saiba tudo o que se precisa saber sobre sexualidade, ou qualquer outro tópico da vida, da noite para o dia. É por isso que muitos jovens, mesmo adolescentes, são influenciados pelas muitas séries e filmes que falam sobre sexo e relacionamentos.

No século XXI, muitas séries foram criadas cujo tema principal é amor e relações sexuais, e muitas delas foram feitas de uma forma que, embora sejam ficção, reproduzem de forma muito precisa o que os adolescentes sentem e vivem nesses anos divertidos e intensos.

Algumas das séries e filmes sobre sexualidade dos últimos anos que podem ter influenciado mais a sexualidade dos jovens incluem:

 

 
  • Sex Education: Uma das séries mais recentes, mas também uma das mais influentes dos últimos anos. Sex Education mostra a sexualidade do ponto de vista de um adolescente, Otis, cuja mãe é sexóloga, e devido às circunstâncias acaba sendo um conselheiro sexual para outros meninos e meninas de sua idade.

 

  • Girls: Durante 5 anos, de 2012 a 2017, Girls esteve no ar. Uma das séries mais assistidas sobre sexualidade por milênios, é narrada do ponto de vista de um grupo de jovens amigas, e suas relações de amor e sexo, explicadas da maneira mais natural e real possível.

 

  • Love: Mostrar amor, relações sexuais e sentimentais entre os jovens da maneira mais realista possível é uma das conquistas de Love, uma série que utiliza a comédia para nos mostrar a vida de um “casal” e seus amigos. Também nos mostra como um problema pode ser visto de ambos os lados de um relacionamento, não havendo “mau” e “bom”, mas situações vistas de diferentes perspectivas, e reações mais ou menos bem sucedidas como resultado de diferentes pontos de vista.

 

  • Submarine: Neste filme de 2010, não apenas o tema das primeiras relações românticas e sexuais do protagonista é abordado, mas também como ele lida com todos os seus problemas, tendo que lidar com os assuntos de seus pais, e questões também relacionadas à sua relação romântica e sexual. Provavelmente vários jovens se sentiram refletidos em alguns desses problemas, e é por isso que o filme recebeu críticas tão boas.

 

 

Filmes e séries sobre relações amorosas para adultos

Séries e filmes que falam de relacionamentos, incluindo relações sexuais, não são exclusivamente para os mais jovens, ao contrário. Há também um grande número de estes, que mostram como as relações se tornam igualmente ou mais difíceis com o passar do tempo.

Algumas das séries e filmes mais representativos dos últimos anos são:

  • Wanderlust: Esperando a confirmação de uma segunda temporada, esta série explora as relações sexuais do século 21 através da terapeuta Joy Richards, cuja vida sexual caiu na monotonia. A série abordará questões como monogamia, relacionamentos abertos, troca de parceiros… É provável que esta série tenha influenciado muitos casais adultos a tentar resolver as questões, que às vezes, são complicadas de fazer internamente entre o casal.

 

  • Shame: Filme lançado em 2011. Pode haver problemas muito diversos relacionados à vida sexual de um adulto, e nem sempre tem a ver com a monotonia dentro do casal. Em Shame, outro problema menos popular, mas igualmente existente em nossa sociedade, é mostrado de uma maneira magistral, que é o desejo insalubre de ter sexo. A incapacidade de alcançar a satisfação sexual completa faz com que o personagem principal procure uma relação após outra, após outra… ele até precisa de mulheres como as lindas acompanhantes em São Paulo para tentar se satisfazer. Tudo isso afetará sua vida diária e suas relações pessoais.

 

Todas estas séries podem influenciar a vida sexual e sentimental das pessoas de uma forma ou de outra. Uma vez que todas elas lidam com problemas muito reais, e o fazem de tal forma que podem levar o espectador a se sentir identificado e talvez, em alguns casos, influenciá-lo a enfrentar determinadas situações.

 

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Comments

  • 27 September, 2022

    um bom conteudo

Leave a comment

Your email address will not be published.