Home / Atores /

Brad Pitt: uma “carinha bonita” que encontrou sucesso em Hollywood

brad pitt

Brad Pitt: uma “carinha bonita” que encontrou sucesso em Hollywood

Nascido a 18 de Dezembro de 1963, em Shawnee, Oklahoma, William Bradley Pitt – mais conhecido apenas por Brad Pitt – apareceu pela primeira vez no ecrã nos anos 1980, mais propriamente na televisão. A sua primeira participação na Sétima Arte só aconteceu no final da década, em 1987, com o filme Terra de Ninguém que lhe abriu de imediato uma série de portas rumo ao reconhecimento internacional.

O seu pai, Bill Pitt, era o proprietário de uma empresa de camionagem e a sua mãe, Jane Pitt, trabalhava como assistente social numa escola. Enquanto jovem e estudante, os prospectos de Brad Pitt para o futuro não projetavam uma carreira em Hollywood mas sim no mundo da publicidade. Chegou, inclusive, a estudar jornalismo na Universidade de Missouri. Já imaginaram como seria hoje o mundo do cinema se Brad Pitt se tivesse tornado publicitário em vez de ator?

Porém, o amor de infância pelo mundo cinematográfico acabou por falar mais alto.  Os seus sonhos tornaram-se tangíveis no último semestre da universidade, quando decidiu arriscar a sorte e abandonar os estudos e uma carreira na comunicação. De olhos postos em Los Angeles, meteu-se num carro e partiu à procura do seu destino.

Dizendo aos seus pais que se pretendia inscrever no Art Center College of Design em Pasadena, passou os meses que se seguiram a trabalhar como chauffer e sempre atento a castings em Los Angeles. Entretanto, junta-se a um curso de teatro e, pouco depois, consegue chamar a atenção de um agente que estava a fazer um casting não a Pitt… mas sim a um colega do ator.

Esta é uma das raras histórias de sucesso que conhecemos sobre um jovem que parte para Hollywood para concretizar os seus sonhos… e consegue. Tinham passado cerca de 7 meses desde a chegada de Brad Pitt a Los Angeles quando começou a ter os seus primeiros papéis como ator.

Brad Pitt: de mero figurante a protagonista de grandes filmes

Como mencionamos acima, os primeiros trabalhos de Pitt foram na televisão. No entanto, a partir do momento em que passa para o grande ecrã a sua carreira começa a acelerar a um ritmo louco. Exatamente por ter uma “carinha bonita” conseguiu bastantes papéis para interpretar personagens com uma “carinha bonita”.

Em 1994, quando surge em Entrevista com um Vampiro, desempenhando um dos papéis principais ao lado de Tom Cruise, o mundo teve pela primeira vez uma oportunidade para ver quem era realmente aquele rapaz de cabelo loiro. E este foi apenas o início de uma série de filmes de sucesso e de nomeações para prémios de cinema.

Logo no ano seguinte surge Seven do realizador David Fincher, um filme sobre um perigoso serial killer que mata as suas vítimas de acordo com os sete pecados mortais e que permite ao ator explorar melhorar a dimensão psicológica das personagens. Aqui, o ator interpreta um dos detetives que investiga o assassino em série. Foi aqui, até, que conheceu Gwyneth Paltrow e cuja relação do ecrã passou para a vida real. Os dois mantiveram-se juntos durante dois anos e meio e chegaram mesmo a estar noivos até decidirem terminar a relação.

No mesmo ano de Seven, ou seja, 1995, recebe o seu primeiro Globo de Ouro pelo filme Doze Macacos.

Entre a sua cinematografia encontram-se filmes que o consagram como um dos nomes mais importantes do cinema do final do século XX e do século XXI. Entre tais títulos destaque evidente para Sete Anos no Tibete, Meet Joe Black, Fight Club, O Estranho Caso de Benjamin Button, Árvore de Vida, Bastardos Inglórios, Moneyball e World War Z.

Apesar de ter estado três vezes nomeado para Óscar nas categorias de Melhor Ator – duas vezes em principal e uma vez em secundário – nunca levou para casa uma das estatuetas douradas. Pelo menos, não enquanto o seu trabalho como ator. Porém, enquanto produtor, levou em 2013 um Óscar pelo filme 12 anos escravo, que venceu nesse ano a categoria de Melhor Filme.

Atualmente, é casado com a atriz Angelina Jolie – que conheceu durante as filmagens do filme Mr. And Mrs. Smith – e com quem tem seis filhos.


 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *