Home / Notícias /

Cancelo e alguns outros jogadores que Guardiola mudou de posição

Cancelo e alguns outros jogadores que Guardiola mudou de posição

by beatdigital

Share this article

      

Atualmente, todos consideram o Manchester City como uma das melhores equipes do mundo, e isso deve muito à genialidade tática de Guardiola. É interessante que o Mostbet PT considere o City como os principais favoritos da temporada na Liga dos Campeões. E, novamente, para Guardiola, isso não é novidade. Suas equipes quase sempre foram consideradas as melhores.

Neste artigo, lembraremos os casos mais famosos e notáveis em que Pep Guardiola mudou a posição dos jogadores, ajudando a equipe em algum momento da temporada ou mudando drasticamente a carreira do jogador.

villa

David Villa

Atacante → Extremo

Antes de se transferir para o Barcelona, David só jogou na ala pela Valencia quatro vezes e, em cerca de uma dezena de outras ocasiões, recuou um pouco para jogar atrás de Morientes contra equipes de topo. Mas ainda assim, Villa era um atacante, o que o ajudou a se tornar o artilheiro da seleção espanhola.

No entanto, Pep viu em Villa um excelente candidato para a posição de extremo e começou a usá-lo nesta posição já no terceiro jogo de David pelo Barça. O trio Messi – Villa – Pedro frequentemente trocava de posição, mas David raramente jogou como atacante até se transferir para o Atlético Madrid em 2013.

Javier Mascherano

Médio defensivo → Defesa central

Nos anos 2000, Javier era um dos melhores médios defensivos do mundo, pelo qual o Barcelona pagou ao Liverpool 20 milhões de euros em agosto de 2010. Não era uma soma astronômica naquela época, mas seria interessante saber se o argentino teria aceitado a oferta se soubesse que terminaria sua carreira com mais jogos como defesa central do que médio defensivo.

Pep tomou essa decisão brilhante na segunda metade da temporada 2010/11, quando Puyol e Piqué começaram a sofrer com lesões e exaustão. A princípio, os fãs, a imprensa e o próprio Mascherano não esperavam que essa mudança fosse mais do que uma solução temporária. Mas com o tempo, Javier começou a ser visto consistentemente como defesa central, ganhando muitos troféus, embora ocasionalmente jogasse no meio-campo.

Philipp Lahm

Lateral-direito → Médio defensivo

Aqueles que viram o primeiro gol da Copa do Mundo de 2006 certamente colocaram Lahm na lista dos melhores laterais-esquerdos da Europa. Assim, a decisão de Louis van Gaal de mover Philipp para o flanco direito em 2009 foi surpreendente, mas não chocante. Mas a ideia de Pep de usar o alemão no meio-campo é ainda um dos movimentos mais originais da história recente.

Na temporada 2013/14, o Bayern perdeu apenas cinco jogos na Bundesliga, acumulando impressionantes 90 pontos. Na Liga dos Campeões, foram eliminados de forma épica pelo Real Madrid, perdendo por 4-0 em casa, mas foi nesse jogo que Guardiola decidiu usar Lahm não como médio, mas na sua posição natural de lateral-direito. Como resultado, o Madrid controlou completamente o meio-campo, facilitando a vitória sobre os muniqueses.

 

David Alaba

Defensor esquerdo → Defensor central

Ao longo da sua carreira, o austríaco jogou em várias posições, chegando até a ser médio ofensivo na equipa nacional no Euro 2016. Mas aos 30 anos, Alaba é principalmente associado a duas posições – defensor esquerdo e defensor central.

Em setembro de 2014, Guardiola decidiu colocar David no centro da defesa, em um trio com Boateng e Rafinha contra o “Colônia”. Alaba não foi o defensor central esquerdo, mas o verdadeiro central, com colegas rodeando-o em ambos os lados. Correu bem – a equipa não sofreu golos, e Pep ganhou mais um defensor central.

Oleksandr Zinchenko

Médio central → Defensor esquerdo

Aparentemente, o que Oleksandr poderia esperar ao juntar-se a uma equipa onde, em 2016, jogadores como David Silva, Kevin De Bruyne, Gundogan, Touré e outros atuavam em sua posição? Mas foi o movimento certo, considerando o papel que Pep ou Arteta lhe encontraram mais tarde.

Ainda não se sabe exatamente de quem foi a ideia – usar o ucraniano na lateral esquerda da defesa. Insiders informaram que foi ideia de Mikel, mas a decisão final é sempre do treinador principal, certo? Então, a mudança de Zinchenko para a lateral é creditada a Pep.

João Cancelo

Defensor direito → Defensor esquerdo

Talvez tenha sido um pouco mais fácil para o português do que para outros nesta lista, porque, apesar de mudar de lado, suas principais tarefas no campo permaneceram as mesmas. Mas isso é apenas à primeira vista. Não é o flanco ofensivo, onde os jogadores frequentemente trocam de posição durante uma partida. Tal mudança na defesa exige mais tempo e habilidade.

Cancelo fez isso muito bem. Ele jogou apenas cinco jogos na lateral esquerda pelo “Valência” e “Juventus” antes de se transferir para o “Manchester City”. No primeiro ano, Pep cuidadosamente experimentou a nova posição, dando a João 7 jogos à esquerda, mas no final, Cancelo terminou a temporada 2021/22 como o principal defensor esquerdo com mais de 30 jogos.

Na última temporada, Cancelo começou bem, sendo um dos indispensáveis (até marcou 2+1 no sistema gol+assistência), mas apenas até a pausa para a Copa do Mundo 2022. A natureza complicada do defensor, que sempre quer estar nos holofotes, resultou no seu empréstimo ao “Bayern” em janeiro. E depois mudou-se para o “Barcelona”.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *