Filmes com as melhores histórias esportivas
A relação entre o cinema e os desportos vem de longa data. Enquanto o primeiro está sempre em busca de narrativas incríveis para levar às telas, o segundo é uma verdadeira fábrica de histórias memoráveis.
Todas as modalidades podem ser fonte de grandes contos que emocionam os espectadores. No atletismo, por exemplo, a história de Jesse Owens merece destaque. O atleta afro-americano disputou as Olimpíadas de 1936, em Berlim. No evento, Owens quebrou dois recordes mundiais, nos 200 metros rasos e no salto em distância, e ganhou 4 medalhas de ouro. Tudo isso perante os olhos de Adolf Hitler, que viu sua teoria da supremacia ariana ser destroçada na capital do país.
A incrível jornada de Owens é retratada no filme Raça (2016), uma cinebiografia sobre a sua vida, dirigida por Stephen Hopkins. O longa retrata as vitórias do jogador no coração da Alemanha nazista, inclusive a vitória no salto em distância contra o competidor alemão Lutz Long.
A seguir, listamos os desportos mais representados nas telonas e os principais filmes sobre eles, confira:
Cabeça fria, coração quente
Quando o assunto são os desportos mentais, como poker e xadrez, o cinema também está repleto de referências. No primeiro caso, são muitos os filmes com cenas relacionadas com o jogo de cartas, desses podemos citar:
- Jogando Com a Sorte (1974): um clássico dos anos 70, foi dirigido por Robert Altman e em seu elenco estavam George Segal e Elliott Gould. O destaque fica pelo realismo nas cenas de poker, que eram disputadas no California Club.
- Cartas na Mesa (1998): essa produção tem Matt Damon vivendo a história de um aspirante a jogador de poker. A obra é responsável por apresentar o Texas Hold’em ao grande público.
- 007 – Casino Royale (2006): o primeiro longa estrelado por Daniel Craig como James Bond foi um sucesso. Na trama, o Texas Hold’em está no centro da ação, é na mesa do jogo que Bond enfrenta o vilão, Le Chiffre, em um torneio em Montenegro.
Na terra da bola oval
Devido a sua localização geográfica, grande parte das produções de Hollywood está relacionada com os desportos americanos. E uma das fontes de bons filmes é o futebol americano. Nessa modalidade os destaques ficam por conta das produções:
- Um Sonho Possível (2009): o filme retrata a história real de Michael Oher, um jovem negro que enfrenta diversas adversidades. Durante uma noite chuvosa, Oher busca abrigo e é nesse momento que sua história se cruza com a da família Touhy, que dá um teto ao jovem e muito apoio familiar. Com essa base, Michael consegue se tornar um profissional, ser draftado para a NFL e, o mais incrível, vencer o Super Bowl de 2013 com a equipe dos Baltimore Ravens. O filme ainda rendeu um Oscar de Melhor Atriz para Sandra Bullock.
- Duelo De Titãs (2000): outro longa baseado em fatos reais, desta vez a trama gira em torno da segregação racial nos Estados Unidos. Denzel Washington interpreta o treinador Herman Boone, que tem o desafio de treinar uma equipe com atletas negros e brancos dentro do contexto racista americano da época.
- Somos Marshall (2006): esta produção retrata como a Universidade de Marshall e toda a cidade tentam se recompor depois que um acidente de avião vitimou 75 integrantes, entre jogadores e técnicos da equipe local de futebol americano. O novo treinador conta com o apoio da comunidade para manter o programa de futebol ativo e honrar a memória dos antigos atletas.
Michael Jordan, LeBron James e Pernalonga
As histórias do basquetebol também estão na mira de Hollywood. Ainda que diferentemente do desporto anterior, as produções que envolvem o mundo da bola laranja não são totalmente baseadas em fatos reais, mas sim, em contextos da época. Além, claro, de um clássico da fantasia.
- Homens Brancos Não Sabem Enterrar (1992): o filme retrata a cena do basquetebol de rua de Los Angeles dos anos 90. Na obra, a dupla Billy Hoyle (Woody Harrelson) e Sidney Deane (Wesley Snipes) engana os adversários ao fingir que Billy, por ser branco, não sabe jogar, quando na verdade os dois formam um time imbatível.
- Treinador Carter (2005): nessa produção, Samuel L. Jackson interpreta o treinador Carter, que chega a um colégio público e por meio do basquetebol ajuda os jovens a aprenderem sobre disciplina e respeito. Um clássico do desporto.
- Space Jam (1996): o filme de basquetebol que todo mundo viu. A produção junta dois campeões: Michael Jordan e Pernalonga. O jogador mais famoso do mundo e o desenho animado mais popular somam forças para vencer uma equipe de alienígenas pelo futuro do planeta. O sucesso foi tanto que uma continuação foi lançada em 2021, dessa vez com LeBron James no lugar de Jordan.
A parceria entre o desporto e o cinema é cheia de clássicos. Nesse negócio as duas partes saem igualmente satisfeitas. Enquanto os filmes são sucesso de público e enchem os cofres das produtoras, os desportistas têm seus melhores momentos registrados e amplificados para toda a história.