Home / Cinema /

Os 10 melhores blogs de cinema em língua portuguesa

Os 10 melhores blogs de cinema em língua portuguesa

 

Quando o Cinema e a Internet se encontram, o resultado não podia ser melhor: uma comunidade de cinéfilos que dialogam sobre filmes, partilham novidades sobre o mundo dos bastidores e nos explicam como funciona todo este mundo por detrás das câmaras.

O Mundo de Cinema, como sabe, é um dos espaços digitais que se enquadra nessa descrição. Aqui publicamos de tudo um pouco desde que esteja de alguma forma relacionado com a Sétima Arte: reviews de filmes, novidades sobre os próximos blockbusters, listas de filmes recomendadas e até mesmo biografias de grandes nomes da indústria.

Porém, não estamos sozinhos e temos por isso de reconhecer que existem muitos outros blogs em língua portuguesa que nos presenteiam regularmente com bons conteúdos. Neste artigo, decidimos por isso nomear aqueles que consideramos serem os 10 melhores blogs de cinema em português. Trata-se de uma lista de espaços digitais com conteúdos atualizados regularmente e que nós mesmos costumamos acompanhar.

Os 10 melhores blogs de cinema

Cineblog

O Cineblog está online desde 2003. O seu autor, J.B. Martins, vive em Coimbra e escreve com regularidade para lhe dar a conhecer, em jeito de crítica cinematográfica, as últimas novidades das salas de cinema e o desempenho do elenco dos filmes. Neste blog pode ainda encontrar alguns trailers inéditos.

Split Screen

O blog Split Screen foi criado por Tiago Ramos e hoje conta já com uma equipa de quatro bloggers que contribuem todos os dias para o crescimento da página. Aqui poderá encontrar artigos sobre estreias de cinema, críticas e muitos passatempos com oferta de bilhetes para ante estreias.

Close Up

O Close Up é escrito, produzido e realizado por uma equipa de duas pessoas: Diana Silva e Pedro Duarte. Neste blog pode encontrar novidades sobre as últimas estreias, as novidades cinematográficas mundiais que ainda estão para chegar, cartazes inéditos e ainda entrevistas com elencos de filmes e passatempos.

Anteestreia

O blog Antestreia lançou-se em 2003 com a cobertura do Festival de Cinema Fantasporto e desde então não pára de crescer. No blog pode encontrar bons conteúdos sobre festivais nacionais e internacionais, assim como listas de sites e blogs de cinema e páginas de séries: sendo que é ainda possível pesquisar, por ano ou por título, críticas cinematográficas publicadas desde a criação do projeto.

Portal Cinema

O Portal Cinema é um dos blogs de cinema que não pode mesmo perder. Além de partilhar consigo antevisões e estreias de filmes nacionais e internacionais, dá-lhe conta de críticas realizadas a uma variada panóplia de longas metragens – das mainstream às mais independentes.

 

Cinema Notebook

Carlos M. Reis começou o Cinema Notebook em 2004 e o blog tem continuado a crescer com o passar dos anos. Neste espaço publica de tudo um pouco, desde análises de filmes a curiosidades e antevisões. Poderá ainda encontrar publicações de um humor cinéfilo muito bem conseguido.

Hoje Vi(Vi) um filme

Este é provavelmente um dos melhores nomes de blog de sempre. O Hoje Vi(Vi) Um Filme é da autoria de Inês Moreira Santos. Redactora do filmSPOT, é também cronista de cinema na revista Gerador. Neste cantinho digital partilha connosco algumas reviews de filmes assim como as notícias mais importantes da Sétima Arte.

C7ne

Criado e administrado por Paulo Saraiva, o c7ne é um projecto que tem como objectivo fornecer informação e reflectir as opiniões pessoais dos seus elementos. Neste espaço poderá encontrar, entre outras coisas, críticas, notícias, trailers, reportagens, curiosidades de bastidores e outras informações.

Sessão da Meia Noite

A Sessão da Meia Noite é outro espaço onde pode encontrar reviews de filmes, com comentários pessoais assim como notícias sobre o mundo do cinema e também da televisão. O blog encontra-se dividido por várias categorias que tocam assuntos como séries, documentários e curiosidades relacionadas com a Sétima Arte.

Cine31

David José Martins é o homem por detrás do Cine31. Amante de cinema e de televisão, partilha neste espaço as opiniões descritivas que formou após ver alguns dos maiores clássicos do cinema ou filmes que estão agora no cinema. Um espaço que merece a sua visita.

 

Partilhar este artigo

Comentários

  • 29 October, 2016

    Olá Eduardo! Muito obrigada pelo destaque neste artigo. Só agora o vi, e fico satisfeita por acompanharem e gostarem do que vou escrevendo.
    Uma vez mais, obrigada. 🙂
    Bom trabalho.
    Cumprimentos cinéfilos,

    Inês Moreira Santos

  • 21 January, 2017

    Só vi hoje. Obrigado pela referência, Um abraço.

  • 17 February, 2017

    adorei os blog

  • Laleska
    09 October, 2017

    Oi! Eu amei a lista! Apenas acrescentaria a ela este site do Brasil: http://cineplot.com.br/
    Eles também tem um canal no youtube que está bem no começo, mas acho que vale a pena vocês visitarem: https://www.youtube.com/channel/UCqei9e_PWhja9uopl7mhQNw

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *