Home / Filmes de Animação /

Descubra agora 7 filmes infantis para estimular a criatividade

Descubra agora 7 filmes infantis para estimular a criatividade

by Gonçalo Sousa

Share this article

Assistir desenhos e filmes é uma das atividades preferidas das crianças. Se, por um lado, os pais devem colocar limites para que o tempo diante das telas não se torne excessivo, por outro as produções audiovisuais são também boas ferramentas para estimular reflexões e até aprendizados.

A diretora do Marista Escola Social Irmão Lourenço, Andrea Aparecida Castro, explica que os filmes infantis podem fomentar valores e incentivar o pensamento crítico: “Além de entreter, os desenhos contribuem para a construção da visão que as crianças têm do mundo e como compreendem a realidade. Quando existe uma curadoria desse conteúdo da parte dos pais, os filmes se tornam grandes aliados para o desenvolvimento infantil”.

Num mundo onde existem tantos perigos para as crianças nos meios audiovisuais, sobretudo na Internet com a proliferação das redes sociais e o aumento das licenças casas de apostas, é muito importante que as crianças tenham acesso a filmes de animação que realmente estimulem o conhecimento e aprendizagem da vida de forma tradicional.

As obras podem ampliar o repertório cultural dos pequenos e estimular, por exemplo, a sua criatividade e curiosidade sobre o funcionamento da natureza e as diferentes realidades sociais. Por isso mesmo, hoje reunimos 7 filmes infantis que podem estimular a criatividade das crianças. São produções que ensinam sobre o mundo misturando ciência e entretenimento.

 

Confira as nossas recomendações de 7 filmes infantis

 

1 – A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas

Nesta animação da Sony Pictures, todos os dispositivos eletrónicos do mundo se revoltam e causam um apocalipse robot. A família Mitchell é a única que pode salvar a humanidade dessa ameaça tecnológica.

 

2 – O Menino e o Mundo

Este premiado filme brasileiro conta a história de um menino que mora no interior com sua família. Depois que o pai parte para a cidade grande em busca de trabalho e demora a voltar, ele decide ir procurá-lo e se depara com uma sociedade marcada pela desigualdade e exploração dos trabalhadores e recursos naturais.

 

3 – Up: Altas Aventuras

O rabugento senhor Fredricksen, de 78 anos, viaja para um cenário remoto no meio da Amazónia a bordo de sua casa flutuante sustentada por balões. Na companhia do jovem escuteiro Russell, ele encontra o seu ídolo da juventude, o explorador Charles Muntz, conhece um exército de cães falantes e coloca a sua vida em perspectiva.

 

4 – Vida de Inseto

Lançada em 1998, esta animação da Disney permanece uma boa lição sobre as regras da natureza e a relação de presa e predador entre as formigas e os gafanhotos. Além disso, ensina que a criatividade e um pouco de conhecimento científico podem ser fundamentais na resolução de um problema.

 

5 – Operação Big Hero

Também da Disney, este filme conta a história de Hiro Hamada, um jovem prodígio que constrói robots para lutas. Após um grande trauma na sua vida, ele passa a usar o seu talento para proteger pessoas e para isso conta com a ajuda de BayMax, um robot projetado pelo seu irmão mais velho, Tadashi.

 

6 – Menino Maluquinho – O filme

Outra opção do cinema nacional, esta produção mostra as férias deste conhecido personagem da literatura brasileira na casa do avô no interior de Minas Gerais. O Menino Maluquinho é o retrato da criança curiosa que gosta de brincar livre e descobrir as respostas de todas as perguntas que é capaz de fazer.

 

7 –  Detona Ralph

Com dois filmes, a franquia Detona Ralph traz o universo dos personagens de jogos de fliperama. Eles vivem as suas vidas dentro das máquinas, até que a modernização dos videogames as coloca em risco. Enquanto assiste aos personagens correrem para garantir que os seus jogos continuem sendo jogados, o espectador aprende um pouco sobre o mundo da tecnologia.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *