Home / Filmes de Animação /

Descubra agora 7 filmes infantis para estimular a criatividade

Descubra agora 7 filmes infantis para estimular a criatividade

by Gonçalo Sousa

Share this article

     

Assistir desenhos e filmes é uma das atividades preferidas das crianças, que aproveitam qualquer local, seja no sofá ou na sua cama de rede, para se entreterem. Se, por um lado, os pais devem colocar limites para que o tempo diante das telas não se torne excessivo, por outro as produções audiovisuais são também boas ferramentas para estimular reflexões e até aprendizados.

A diretora do Marista Escola Social Irmão Lourenço, Andrea Aparecida Castro, explica que os filmes infantis podem fomentar valores e incentivar o pensamento crítico: “Além de entreter, os desenhos contribuem para a construção da visão que as crianças têm do mundo e como compreendem a realidade. Quando existe uma curadoria desse conteúdo da parte dos pais, os filmes se tornam grandes aliados para o desenvolvimento infantil”.

Num mundo onde existem tantos perigos para as crianças nos meios audiovisuais, sobretudo na Internet com a proliferação das redes sociais e o aumento das licenças casas de apostas, é muito importante que as crianças tenham acesso a filmes de animação que realmente estimulem o conhecimento e aprendizagem da vida de forma tradicional.

As obras podem ampliar o repertório cultural dos pequenos e estimular, por exemplo, a sua criatividade e curiosidade sobre o funcionamento da natureza e as diferentes realidades sociais. Por isso mesmo, hoje reunimos 7 filmes infantis que podem estimular a criatividade das crianças. São produções que ensinam sobre o mundo misturando ciência e entretenimento.

 

Confira as nossas recomendações de 7 filmes infantis

 

1 – A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas

Nesta animação da Sony Pictures, todos os dispositivos eletrónicos do mundo se revoltam e causam um apocalipse robot. A família Mitchell é a única que pode salvar a humanidade dessa ameaça tecnológica.

 

2 – O Menino e o Mundo

Este premiado filme brasileiro conta a história de um menino que mora no interior com sua família. Depois que o pai parte para a cidade grande em busca de trabalho e demora a voltar, ele decide ir procurá-lo e se depara com uma sociedade marcada pela desigualdade e exploração dos trabalhadores e recursos naturais.

 

 

3 – Up: Altas Aventuras

O rabugento senhor Fredricksen, de 78 anos, viaja para um cenário remoto no meio da Amazónia a bordo de sua casa flutuante sustentada por balões. Na companhia do jovem escuteiro Russell, ele encontra o seu ídolo da juventude, o explorador Charles Muntz, conhece um exército de cães falantes e coloca a sua vida em perspectiva.

 

4 – Vida de Inseto

Lançada em 1998, esta animação da Disney permanece uma boa lição sobre as regras da natureza e a relação de presa e predador entre as formigas e os gafanhotos. Além disso, ensina que a criatividade e um pouco de conhecimento científico podem ser fundamentais na resolução de um problema.

 

5 – Operação Big Hero

Também da Disney, este filme conta a história de Hiro Hamada, um jovem prodígio que constrói robots para lutas. Após um grande trauma na sua vida, ele passa a usar o seu talento para proteger pessoas e para isso conta com a ajuda de BayMax, um robot projetado pelo seu irmão mais velho, Tadashi.

 

6 – Menino Maluquinho – O filme

Outra opção do cinema nacional, esta produção mostra as férias deste conhecido personagem da literatura brasileira na casa do avô no interior de Minas Gerais. O Menino Maluquinho é o retrato da criança curiosa que gosta de brincar livre e descobrir as respostas de todas as perguntas que é capaz de fazer.

 

7 –  Detona Ralph

Com dois filmes, a franquia Detona Ralph traz o universo dos personagens de jogos de fliperama. Eles vivem as suas vidas dentro das máquinas, até que a modernização dos videogames as coloca em risco. Enquanto assiste aos personagens correrem para garantir que os seus jogos continuem sendo jogados, o espectador aprende um pouco sobre o mundo da tecnologia.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *