Home / História do Cinema /

O 1.º filme de animação mostra um homem a desenhar num bloco

animação

O 1.º filme de animação mostra um homem a desenhar num bloco

by Eduardo Aranha

Muito antes de companhias como a Disney e a Pixar conquistarem o mercado cinéfilo já se faziam experiências no universo do cinema de animação. The Enchanted Drawing (O Desenho Encantado, em português) foi a obra pioneira na animação e, ainda que o nome possa sugerir o contrário, não era um filme para crianças.

A animação é muito simples e, ao longo de um minuto e meio, vemos um homem desenhar um boneco numa tela. Ao longo da película, as expressões faciais vão mudando e acontecem até alguns “truques de magia”. O filme mostra uma espécie de interação entre o desenho e o desenhador que, depois de rabiscar uma garrafa na tela, retira a própria garrafa do papel para o mundo real. O mesmo acontece com um cigarro e com uma cartola, que inicialmente eram do boneco e depois aparecem na mão do mágico ilustrador.

O primeiro filme de animação não era para crianças

The Enchanted Drawing data de 1900 e é uma experiência da autoria do anglo-americano James Stuart Blackton. O filme é uma mistura de duas técnicas, combinando cinema mudo com animação em stop motion. Embora esteja longe do estilo de animação a que hoje estamos habituados, The Enchanted Drawing foi de facto a primeira sequência animada gravada em película de filme.

Veja o filme:

Por esta razão, James Stuart Blackton é considerado pelos cineastas como o pai da animação norte-americana. O realizador foi o criador da Vitagraph Studios, comprada pela Warner Bros em 1925. Da sua filmografia fazem também parte obras como A Midsummer Night’s Dream e Les Miserables, ambos de 1909.

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *