Home / Atores /

Before the Flood: veja agora o documentário de Leonardo Dicaprio

before the flood

Before the Flood: veja agora o documentário de Leonardo Dicaprio

Na cerimónia dos Óscares de 2016, quando Leonardo DiCaprio subiu ao Palco do Dolby Theatre para receber a estatueta dourada pela sua performance no filme The Revenant, os poucos minutos que usou para o seu discurso de agradecimento foram voltados para a causa ambiental para a qual se tem tornado um embaixador nos últimos anos.

Porém, de onde vem o interesse por esta temática que assume quase como uma preocupação pessoa e que o impulsionou a produzir, com a National Geographic, o documentário Before the Flood que aborda os efeitos das mudanças ambientais?

Leonardo DiCaprio sempre viveu nos arredores de Los Angeles, a cidade de Hollywood, um centro urbano extremamente artística mas que está desprovido de alguma: natureza. Em memórias de infância confessou mesmo que, ao fim-de-semana, costumava visitar o Museu de História Natural para estar próximo da natureza e para conhecer espécies de animais em vias de extinção que tanto fascínio lhe causavam.

Entretanto, o mais próximo que tinha da natureza, perto de casa, era uma replica de O Jardim das Delícias Terrenas, de Hieronymys Bosch, um tríptico onde se vê a evolução de uma paisagem de animais e de vida até um final negro e apocalíptico. Isto por si só parece indicar que Leonardo DiCaprio sempre teve uma proximidade – ou os meios que viriam a criar tal proximidade – com a temática.

jardim-das-delicias

A vertente ativista do ator começou quando ouviu falar pela primeira vez de aquecimento global, pela altura em que o vice-presidente Al Gore lhe disse que aquele era o assunto mais importante da atualidade. Hoje, cerca de 20 anos passados desde esse dia, a atualidade evoluiu para urgência e DiCaprio procura contribuir para a consciencialização do problema o melhor que pode.

Em que consiste o documentário Before The Flood?

Tudo é considerado seguindo a ótica de DiCaprio: desde os meios de transportes à maneira como se produzem os alimentos e se constroem as cidades. Como podemos ver no documentário Before The Flood, quase tudo está relacionado com emissões de dióxido de carbono.

O documentário Before The Flood assume-se assim como uma grande produção do National Geographic onde Leonardo DiCaprio quer encontrar respostas para uma pergunta: Poderemos agir antes do dilúvio? De forma a encontrar uma resposta e traçar um panorama da realidade, o documentário foca várias questões preocupantes pelo mundo.

Na Indonésia, 80% da floresta da Sumatra foi destruída para dar lugar a plantações de óleo de palma, mais barato para a indústria alimentar, de cosmética e de detergentes. Por sua vez, na China, na área circundante a Pequim e à península de Shandong, o consumo de carvão é igual ao total consumido nos Estados Unidos. Igualmente alarmante é o que se passa na Índia, onde há 300 milhões de pessoas sem luz (a eletricidade gasta por um americano em casa corresponde à que usam 34 indianos).

Leo DiCaprio foi falar com algumas das pessoas mais importantes do mundo para tentar arranjar soluções, como por exemplo, taxar todas as atividades que produzam emissões de carbono. Entre os convidados entrevistados encontram-se os nomes de Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU que nome Dicaprio como Mensageiro da Paz para as alterações climáticas e ainda Elon Musk, fundador da Tesla. Barack Obama, presidente dos Estados Unidos e o Papa Francisco fazem também parte do documentário.

A todos os convidados Leonardo Dicaprio mostrou o quadro do pintor holandês que o inspirou desde criança. Neste momento, lamenta o ator em Before The Flood, a vida no planeta terra vai no segundo painel, a que Bosch chamou precisamente “espécie humana antes do dilúvio”.

O documentário da National Geographic, dirigido por Fisher Stevens e com a produção executiva de Martin Scorsese, pode ser visto de forma gratuita na Internet. O documentário foi gravado ao longo de três anos.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *