Home / Cinema /

10 filmes sobre comida que o vão deixar com água na boca

10 filmes sobre comida que o vão deixar com água na boca

 

Um dos grandes potenciais da Sétima Arte é o facto de permitir homenagear todas as outras artes. No blog Mundo de Cinema temo-nos dedicado recentemente à apresentação de algumas listas de filmes que homenageiam certas áreas artísticas e aspectos comuns que nos rodeiam todos os dias.

A comida, claro está, não foge à regra. Têm sido muitos os filmes a chegar às salas de cinema que dão enfoque no ecrã a pratos cheios de cores e iguarias que nos deixam com água na boca só de olhar. Ainda que estes filmes contem com uma história coerente, que frequentemente está em redor de uma personagem que trabalha na cozinha, o excelente trabalho de realização permite-nos sentir a comida de perto e, por vezes, dar-nos um gostinho do seu sabor apenas pelas cores e texturas.

Neste post não nos pomos com mais rodeios e convidamo-lo para se sentar connosco à mesa e saborear connosco os 10 filmes sobre comida que sugerimos. Preparado? Vamos lá então.

10 filmes sobre comida que o vão deixar com água na boca

1 – Chef

Começamos esta lista com o filme Chef e começamos muito bem. Neste filme, Carl é o chef responsável por um restaurante requintado, frequentado pela classe alta. Porém, este chef sente-se oprimido pelo menu repetitivo que o seu patrão insiste em usar no restaurante. Quando Carl perde a paciência e, consequentemente, o seu emprego, regressa às suas origens culinárias: sanduíches cubanas. Trabalhando numa rolote, acaba por descobrir uma outra faceta da sua vida e por se aproximar do filho.

2 – The Lunchbox

O filme The Lunchbox (Lancheira) mostra-nos uma jovem dona de casa, Ila, que se sente negligenciada pelo seu marido. De forma a reavivar a chama da paixão, Ila decide enviar um almoço especial ao marido. Porém, quando a lancheira chega às mãos de um viúvo solitário em Mumbai, começa-se a formar uma estranha e saborosa relação entre Ila e Saajan.

3 – Chocolate

Trata-se de um clássico do cinema de cozinha e é um dos filmes que nos deixa garantidamente com água na boca. No filme Chocolate, Vianne – uma mãe solteira – muda-se com a filha para uma povoação rural francesa e abre aí uma chocolataria em frente à igreja. Os seus doces, no entanto, causam uma certa euforia entre a comunidade, especialmente ao Domingo, dia da missa. Por muito que as pessoas se queiram manter longe do chocolate e de todos os bombons, a tentação é posta à prova e acaba sempre por falar mais alto.

4 – Jiro Dreams of Sushi

Gosta de sushi? Então garantimos que, depois de ver o Jiro Dreams of Sushi, vai ficar com o desejo de encomendar sushi. Este documentário é um verdadeiro clássico do cinema documental. Ao longo do filme seguimos Jiro Ono, um chef de sushi de 85 anos que é completamente devoto ao seu ofício. O documentário mostra o processo de produção de sushi e toda a paciência de Jiro Ono para criar verdadeira arte.

5 – Ratatouille

 

Mesmo sendo um filme de animação da Disney, Ratouille consegue deliciar-nos com incríveis imagens de comida e a combinação de cores no mesmo prato. A história segue Remy, um pequeno ratinho parisiense com um paladar muito sofisticado. Quando se cruza com a cozinha de um fantástico restaurante francês, o pequeno Remy cria uma amizade com o rapaz do lixo Alfred Linguini e juntos começam a cozinhar pratos verdadeiramente incríveis.

6 – Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate

O filme Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate é um dos clássicos do cinema infantil, tendo merece já duas adaptações cinematográficas. A história revolve à volta de um rapaz pobre que ganha a oportunidade única de visitar uma fábrica de chocolate grandiosa. Neste lugar, tudo é saboroso, até mesmo o papel de parede!

7 – Julie & Julia

Neste filme acompanhamos a história de Julie e Julia. Julie, uma mulher a viver em pleno século XXI, tenta recriar os célebres pratos da cozinheira Julia Child e do seu livro Mastering the Art of French Cooking. A história das duas mulheres é, no entanto, contada em paralelo, o que torna o filme ainda mais interessante. Como seria de esperar não faltam planos deliciosos de pratos que quase conseguimos saborear através do ecrã.

8 – Como água para chocolate

Ainda que não seja muito conhecido, o filme Como água para chocolate consegue satisfazer os nossos caprichos gastronómicos enquanto nos serve uma comovente e algo irónica história de amor. No México, Tita e Pedro apaixonam-se mas, uma vez que Tita é a filha mais nova, a sua mãe não a deixar casar, acreditando que é dever da filha manter-se solteira para cuidar de si quando for velha. Assim, Pedro acaba por casar com a irmã mais velha de Tita. O resultado é uma choradeira sem fim e um bolo de casamento que inclui na receita uma dose considerável de lágrimas.

9 – The Hundred Foot Journey

O filme The Hundred Foot Journey mostra-nos a história de Hassan Kadam, um prodígio culinário da Índia que, com o seu talento e trabalho árduo, consegue conquistar corações e estômagos. Neste filme, é dado especial enfoque à comida indiana, cheia de cores e aromas, que está bem representada no filme com planos que nos vão deixar garantidamente com vontade de comer um frango com caril.

10 – Big Night

Encerramos esta lista com o filme Big Night, um dos melhores filmes que alguma vez poderá ver sobre comida. Esta película conta-nos a história de dois irmãos que são chefs de cozinha e querem alcançar o sucesso, abrindo um pequeno restaurante de cozinha italiana em Nova Jérsia. O filme, que nos mostra sobretudo massas deliciosas e pizzas, promete deixá-lo com um desejo absoluto de saborear pratos italianos.

 

Partilhar este artigo

Comentários

  • Dolores
    17 December, 2016

    E a ” Festa de Babette” ?

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *