Home / Documentários /

Descubra agora Documentários imperdíveis sobre poker

Descubra agora Documentários imperdíveis sobre poker

“Viktor Blom (foto) tem sua história contada em ‘The Making of Isildur1”

>>> Photo by Danny Maxwell >>> PokerNews >>>

O poker tomou proporções gigantescas nos últimos anos e não para de atrair novos competidores. Para se ter uma ideia, somente no Brasil há mais de oito milhões de jogadores segundo dados divulgados pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH).

Em reflexo do aumento da demanda do público interessado pelo poker, hoje não faltam opções para assistir documentários sobre o tema. Portanto, selecionamos algumas produções que todo fã do esporte das cartas deve assistir.

Nosebleed (2014)

Nosebleed” é uma produção de origem francesa que acompanha a saga de Alex Luneau e Sebastian Sabic na busca de vencer a tão sonhada World Series of Poker (WSOP) — conhecida como a Copa do Mundo do poker.

O WSOP é realizado anualmente desde 1970 em Las Vegas e atrai jogadores do mundo todo. Além disso, muitos competidores consideram a competição como o auge da carreira de um profissional do esporte das cartas

O documentário consegue transmitir muito bem como é a rotina de um jogador de poker profissional e, principalmente, o quão é intensa a preparação mental de um jogador para um evento tão importante como o WSOP.

O documentário não é voltado somente para o público que está familiarizado com as regras do poker. Em alguns trechos, Sabic e Luneau abordam questões estratégicas e técnicas de forma simples e objetiva e conseguem explicar regras de algumas modalidades, como o tradicional Texas Hold’em.

The Making of Isildur1 (2018)

The Making of Isildur1” é um documentário sobre o sueco Viktor Blom, um dos melhores jogadores de poker online do mundo. Conhecido nos feltros online como “Isildur1”, Blom apareceu parra o mundo do esporte em 2009 e está há uma década competindo no mais alto nível.

No entanto, ele já passou por alguns percalços na carreira que não foram fáceis de superá-los. Para retratar parte da trajetória do sueco no esporte das cartas, foi o youtuber Fernando “JNandez87” Habegger — e também jogador de poker — que teve a ideia de criar e produzir “The Making of Isildur1”.

Esse documentário não é rico em termos de produção como outros de orçamento maior, mas seu conteúdo foi bem aceito na comunidade do poker em geral e é uma boa pedida para os amantes do poker online.

A produção pode ser assistida gratuitamente no canal de Fernando Habegger no YouTube. O vídeo foi postado em março do ano passado e já soma mais de 350 mil visualizações.

Kid Poker (2016)

Kid Poker” mostra como o canadense Daniel Negreanu, um dos maiores jogadores de poker do mundo, chegou tão longe em sua carreira. O documentário vai a fundo na vida pessoal do jogador e conta com depoimentos marcantes de pessoas importantes em sua carreira, como o irmão mais velho de Negreanu, Mike.

“A história de Negreanu é inspiradora, emocionalmente carregada e divertida. O ângulo da família, explorado por meio de uma ótima entrevista com o irmão mais velho de Negreanu, Mike, fotos e vídeos antigos, é pura magia e realmente dá aos espectadores uma verdadeira visão de como o maior embaixador do poker adquiriu sua paixão pelo poker e pela vida”, diz Marty Derbyshire, jornalista e colaborador do site PokerNews.

Um dos pontos marcantes do documentário é quando relata a campanha de Negreanu no WSOP 1998. Naquela oportunidade, ele tinha apenas 23 anos e se tornou o campeão mais jovem da história a conquistar um bracelete no evento.

“Daniel Negreanu (foto) no WSOP 2019”

Photo by Joe Giron >>> PokerNews >>>

Negreanu ainda segue na ativa e está em grande forma. Por pouco o canadense não venceu o prêmio “Jogador do Ano” do WSOP 2019 e ficou com o segundo posto — Robert Campbell levou o troféu de campeão.

Poker Queens (2019)

Novo documentário da Amazon Prime, “Poker Queens” coloca em destaque algumas das melhores e mais influentes jogadoras de poker do mundo. Entre elas estão: Jennifer Harman, Liv Boeree, Jennifer Tilly e Linda Johnson.

A produção trata de questões de várias de questões relacionadas à presença das mulheres no poker disputado em alto nível técnico. A diretora do documentário, a norte-americana Sandra Mohr, foca em algumas questões relevantes, como no engajamento das jogadoras, estilo de vida que elas levam e nos desafios que as fazem lutar todos os dias pelo espaço das mulheres no poker.

O documentário elimina alguns mitos dos jogos de poker e inspira outras mulheres a iniciar a prática no esporte das cartas, citando como exemplo Alice Ivers, uma das primeiras mulheres a ganhar a vida como profissional de poker. Nascida em 1851, Alice se tornou uma celebridade por conta de sua fama nos torneios e marcou época no poker.

Em entrevista ao site SuperPoker, a diretora contou que uma das situações mais difíceis na direção do documentário foi lidar com a agressividade de algumas mulheres que não acabaram sendo incluídas na produção, mas deixou claro que isso foi superado e que está esperançosa em relação a maior participação do poker feminino nos próximos anos.

Outros documentários que não podem ficar de fora da lista

Para quem se interessa por histórias de jogadores clássicos, “Anything to Win – Amarillo Slim” é um documentário interessante. Ele narra a história de Amarillo Slim, um competidor norte-americano que se destacou nas mesas poker entre as décadas de 1950 e 1980.

Por fim, “High Stakes: The Story of Sam Trickett”, é um exemplo de superação na vida e no esporte. Antes de se tronar uma lenda do poker, Sam Trickett tentou ser jogador de futebol profissional, mas uma grave lesão interrompeu seus sonhos.

O documentário conta como ele descobriu o poker para se tornar um multicampeão no poker e também não esconde momentos difíceis de sua vida, que o fizeram tomar decisões equivocadas.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *