Home / Cinema /

8 documentários sobre gastronomia que todos deviam ver

8 documentários sobre gastronomia que todos deviam ver

 

O género de documentário é frequentemente subvalorizado pelos cinéfilos. Enquanto todos os anos filmes de ficção se tornam grandes blockbusters, os documentários que vão chegando ao mercado passam menos despercebidos ao olhar do público… ainda que sejam verdadeiros tesouros cinematográficos!

No Mundo de Cinema decidimos que estava na hora de olhar para estes género para encontrar as suas produções mais recentes e enumerar as que são dignas de destaque. No entanto, como habitual da nossa parte, decidimos dar um twist ao artigo para nos focarmos essencialmente em documentários que partem para a cozinha e procuram retratar este universo a partir de muitas ópticas.

O resultado foi uma lista de 10 documentários sobre gastronomia que o podem deixar com água na boca. Ao longo dos próximos parágrafos apresentamos uma série de filmes e séries documentais que têm feito um esforço para retratar o que se passa em cozinhas muito diferentes das nossas ou, que, focando-se na cozinha tradicional, tentam pôr fim a certos mitos.

8 documentários sobre gastronomia

Chef’s Table

Esta é uma série documental disponível no Netflix, com duas temporadas já lançadas e uma terceira prevista para 2017. A série Chef’s Table demonstra os desafios de alguns dos chefs mais aclamados do mundo. A produção inclui entrevistas com críticos de gastronomia que trabalham lado a lado com o brasileiro Alex Atala, o italiano Massimo Bottura e Niki Nakayama.

Comida S.A.

O documentário Comida S.A. retrata o que se passa na indústria alimentar nos Estados Unidos. O filme analisa as origens dos produtos consumidos pela população, questionando se o sistema de produção usado há décadas é sustentável e se deve, ou não, ser alterado.

Cooked

A série Cooked faz um excelente trabalho em demonstrar como os quatro elementos naturais transformam os alimentos. Michael Pollan, autor de O Dilema do Onívoro, revela a evolução da comida e a forma como o homem a tem vindo a preparar, citando assim alguns dos momentos mais importantes da história da gastronomia.

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Da realização de Kip Andersen, o filme Cowspiracy aponta a agropecuária como principal causa do desmatamento, aumento de gases de efeito estufa, extinção de espécies e outras consequências perigosas para a natureza.

 

Fed Up

O documentário Fed Up investiga a influência da indústria alimentar sobre os hábitos alimentares modernos e tenta interpretar a tendências registada entre as novas gerações de crianças que têm mais facilidade em ficar doentes graças à dieta baseada em produtos comprados em supermercados.

Food Choices

Food Choices parte de entrevistas a especialistas para investigar o impacto que os hábitos alimentares podem ter na saúde da população, do planeta e sobre a vida de outros animais.

Food Matters

O documentário Food Matters é talvez um dos mais comentados do género, confrontando a medicina tradicional com tratamentos baseados apenas numa alimentação mais saudável. O filme, com a realização de James Colquhoun e Carlo Ledesma, aproveita para observar o ciclo vicioso da agricultura extensiva que contamina os alimentos vendidos nas grandes cidades.

Forks Over Knives

O documentário Forks Over Knives conta com a participação de diversos especialistas e analisa o conceito de que a maioria das doenças degenerativas podem ser controladas e até curadas a partir de uma alimentação baseada em plantas integrais.

GMO OMG

Sabia que está a comer alimentos geneticamente modificados diariamente? O documentário GMO OMG de Jeremy Seifert lança esta questão e procura explorar os efeitos e possíveis riscos para a saúde e o meio ambiente, esperando desta forma alertar os consumidores para a forma como as grandes empresas tratam a produção de alimentos atualmente.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *