Home / Cinema /

A sala de cinema no Egipto que nunca exibiu um filme

A sala de cinema no Egipto que nunca exibiu um filme

 

O Egipto é bem recordado pela sua cultura antiga, que remonta a séculos antes de Cristo e aos próprios dias do Império Romano. Por norma, os turistas que lá passam são atraídos pelas Pirâmides de Gizé, pela imponente esfinge ou até mesmo pelos museus que expõe tantos dos segredos da história da civilização antiga.

No entanto, ainda que mais recente que todos os artefactos do Egipto Antigo, há um espaço que começa a chamar o interesse do público. Trata-se de nada mais, nada menos, do que uma sala de cinema situada no meio do deserto, completamente abandonada, mas que parece envolta de um misticismo especial.

A descoberta desta sala de cinema – e a propagação da notícia de que existia – foi feita pelo fotógrafo estoniano Kaupo Kikkas. Durante uma viagem ao Egipto, o fotógrafo tropeçou com este cinema antigo e não hesitou em captar algumas fotografias incríveis que retratam uma sala de cinema que ele mesmo diz estar “no fim do mundo”.

Esta sala ao ar livre fica localizada na Península de Sinai, aos pés de uma montanha desértica. O local é muito simples: basicamente, conta com filas de cadeiras perante um ecrã que se assemelha mais a uma vela de navio, como poderá ver já de seguida.

 

De acordo com a publicação que o próprio fotógrafo fez no seu blog, o cinema a céu aberto em pleno deserto não é uma construção muito antiga. Uma investigação por parte de Kaupo Kikkas permitiu-lhe perceber que o responsável pelo espaço é um francês que tinha, de facto, grandes planos para a sua sala de cinema. O investimento não terá sido propriamente barato: os assentos e o gerador foram transportados do Cairo.

No entanto, o dono do cinema confrontou-se com um problema: os moradores das regiões mais próximas não gostaram nada da ideia e resolveram sabotar o gerador. Assim, mesmo que a sala de cinema continue preparada, o projeto nunca apresentou um único filme. Esta sala ao ar livre não passa de um conjunto de cadeiras no meio do deserto.

SAIBA MAIS SOBRE ESTE CINEMA NO EGIPTO NO BLOG DE KAUPO KIKKAS!

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *