Home / Ficção científica /

10 Filmes de Ficção Científica para quem gosta de Extraterrestres

10 Filmes de Ficção Científica para quem gosta de Extraterrestres

 

A ficção científica é composta por muitas facetas que, desde os seus primórdios, têm vindo a ser exploradas e aprofundadas por muitos autores e realizadores. Desde que surgiram as primeiras histórias modernas deste género, algures no século XIX, quando nomes como Jules Verne e H. G. Wells deram foram a contos emblemáticos que se começou a falar da vida extraterrestre.

É por isso mesmo que hoje os extraterrestres são uma constante dos filmes de ficção científica. Mais do que integrarem em histórias épicas como Star Wars, onde a ideia de extraterrestres é já romanceada e aceite no universo, existem alguns filmes que procuram ser mais realistas – se é que podemos falar em realismo neste tipo de filmes! – e que nos mostram exatamente como seria o mundo, e como a população humana se teria de adaptar, caso extraterrestres surgissem de repente nas nossas vidas.

Nos próximos parágrafos apresento-vos uma lista de filmes de extraterrestres, acompanhada por uma breve descrição da sinopse e pelo trailer. Cada um dos filmes aborda diferentes temáticas, mas sempre à volta do género de extraterrestres.

10 filmes de ficção científica para quem gosta de extraterrestres

Invasion of the Body Snatchers (1978)

O filme Invasion of the Body Snatchers é absolutamente arrepiante. A história começa quando um médico na cidade de São Francisco descobre que a raça humana está a ser substituída por clones extraterrestres, cada um deles sendo uma cópia perfeita (mas sem sentimentos) dessas pessoas. O filme, baseado no livro de Jack Finney, é uma adaptação do homónimo de 1956.

Alien (1979)

Todos conhecem este filme, mesmo que nunca o tenham visto. Neste clássico de  Ridley Scott – que lhe valeu o Óscar de melhores efeitos visuais – marca o início de uma saga bem-sucedida, com várias sequências cinematográficas à qual se juntam ainda os filmes crossover de Aliens vs. Predador e episódios anteriores à história original, como Prometheus, de 2012, e Alien: Covenant, a estrear em 2017.

*bateries not included (1987)

E quem disse que extraterrestres e comédia não se podem misturar e ainda assim criar uma boa história? O filme *bateries not included vem quebrar essa convenção ao colocar no nosso ecrã uma comédia dramática produzida por Steven Spielberg. O enredo é focado em inquilinos humildes que vivem em Nova York e procuram uma forma de impedir que as suas casas sejam destruídas… quando recebem a ajuda de extraterrestres.

They Live (1988)

Este filme oferece-nos uma visão diferente – literalmente – dos extraterrestres. O filme They Live tem como enfoque John Nada, que se muda para Los Angeles e descobre por acaso um par de óculos com lentes especiais: desse momento em diante, passa a ver as criaturas extraterrestres que vivem disfarçadas de seres humanos e aparentemente já dominam o planeta através de mensagens subliminares nos meios de comunicação social. Um filme arrepiante, mas brilhante.

 

Fire in the sky (1993)

O filme Fire in the Sky começa quando um morador do estado de Arizona desaparece durante cinco dias num suposto sequestrado feito por um disco voador, em 1975. Ao regressar à Terra, o homem não sabe o que aconteceu, mas algumas lembranças começam a vir à tona. A história foi baseada no caso de Travis Walton, um homem que alega ter sido sequestrado por um ovni durante cinco dias.

Independence Day (1996)

Em Independence Day, extraterrestres poderosos iniciam uma invasão contra a raça humana. O espectáculo começa quando enormes naves espaciais aparecem mas a admiração cedo se transforma em terror, à medida que as naves espaciais lançam raios destruidores sobre cidades de todo o planeta. Agora a única esperança do planeta encontra-se nos determinados sobreviventes, que se unem para um último ataque contra os invasores, numa tentativa de evitar o fim anunciado da humanidade.

Contact (1997)

No filme Contacto, Eleanor Arroway é uma astrónoma que dedica a sua vida à procura de sinais de vida extra-terrestre através de frequências de rádio. Certo dia, surge-lhe um sinal inequívoco de vida inteligente, proveniente de Vega, com indicações para a construção de uma máquina que permita estabelecer contacto. Depois de lutar por provas irrefutáveis da sua descoberta, Eleanor terá de travar uma nova luta ao tentar ser ela a astronauta escolhida para levar a cabo a missão no espaço.

War of the Worlds (2005)

Adaptado de uma história clássica de H. G. Wells, o filme War of the Worlds faz do nosso planeta é o palco de um acontecimento inexplicável: a chegada de invasores oriundos do espaço. À medida que estes terríveis invasores avançam sobre a Terra, numa onda de destruição maciça e violência, cada um de nós terá de estar preparado para se defender.

The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy (2005)

Arthur Dent não está nos seus dias… A sua namorada foi roubada numa festa, a sua casa vai ser demolida, o seu melhor amigo é extraterrestre e para culminar o planeta Terra vai ser destruído para abrir caminho a uma via hiper espacial. Arthur só tem uma hipótese de sobreviver: apanhar boleia de uma nave espacial. Para este novato do espaço a maior aventura do universo começa quando o mundo acaba e onde nada é o que parece!

Super 8 (2011)

No Verão de 1979, um grupo de amigos na pequena localidade do Ohio, testemunham um catastrófico desastre de comboio enquanto filmavam um filme em super 8 e depressa se apercebem que afinal não foi um acidente. Pouco depois, invulgares desaparecimentos e situações inexplicáveis começam a ocorrer e as entidades locais tentam descobrir a verdade – algo mais aterrorizador do que alguma vez se tinha pensado.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *