Home / Cinema /

Estes são os 10 melhores filmes de super-heróis

Estes são os 10 melhores filmes de super-heróis

 

Nunca saíram completamente de moda, mas agora – mais do que nunca – podemos dizer que os super-heróis estão verdadeiramente na berra. É filmes, é séries, é aparições aqui e acolá. Atualmente ser super-herói no cinema é quase sinónimo de fama imediata e as pessoas já não reconhecem só os clássicos, como o Super-Homem e o Homem-Aranha.

Da Marvel à DC, aposta-se na criação de super-equipas, onde há lugar para nomes menos sonates como a Víuva Negra (Scarlett Johanson) ou as adições mais recentes dos Vingadores, Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Quicksilver (Aaron Taylor-Johnson). A ousadia leva à criação de verdadeiros universos e é comum vermos atores que saltam de filme em filme ou de série em série para interpretar a mesma personagem.

Num ano marcado pela estreia de Suicide Squad e pela “substituição” de Heath Ledger por Jared Leto no papel de Joker, a revista britânica Empire decidiu abrir uma votação entre os seus leitores para eleger os melhores filmes de super-heróis. Concorda com este top 10?

Top 10 dos melhores filmes de super-heróis

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

batman-dark-knight-mundo-de-cinema

Em 2008, Christian Bale foi o ator escolhido para dar corpo a Bruce Wayne, o órfão que cresceu para se tornar no famoso Homem Morcego. Vestido a rigor para o papel, Bale foi transportado para Gotham e entrou numa cruzada para pôr fim ao caos provocado pelo seu inimigo mortal, o famoso Joker. Interpretado por Heath Ledger, o vilão teve grande impacto na crítica e no público. Ledger venceu o Óscar para Melhor Ator Secundário e Batman: O Cavaleiro das Trevas tornou-se num dos maiores clássicos de super-heróis. O realizador foi Christopher Nolan.

X-Men 2 (2003)

x-men-2-mundo-de-cinema

Depois de uma estreia bem-sucedida no ano 2000, os mutantes mais famosos da Marvel voltaram ao grande ecrã para X-Men 2. A maior parte das personagens transitou do primeiro para o segundo filme, sempre liderados por Professor X, o diretor e fundador da Escola para Jovens Super-Dotados. Mais uma vez, a nova geração de homo superiors é confrontada com a ameaça de Magneto e com os restantes membros da sua organização. Do elenco do filme fazem parte nomes como Patrick Stewart, Ian McKellen, Hugh Jackman, Anna Paquin, Hale Berry e Famke Janssen.

Superman II – A Aventura Continua (1980)

superman-ii-mundo-de-cinema

Nesta nova aventura do Super-Homem, o herói das bandas desenhadas regressa ao cinema e de novo divide o seu tempo entre o romance e o combate de vilões. Porém, apesar de estar preparado para sacrificar os seus poderes para começar uma relação tranquila com Lois Lane, Clark Kent não está ciente de que três criminosos Kryptonianos – extraterrestres do mesmo planeta onde o Super-Homem nasceu – e que se preparam para conquistar a Terra. Mais grave ainda é que foi o próprio Super-Homem que os libertou acidentalmente.

The Avengers: Os Vingadores (2012)

vingadores-mundo-de-cinema

Em 2012 os estúdios da Marvel tiveram a ousadia de concretizar uma ideia que há muito tinha sucesso na banda-desenhada. Em vez de trazer para o ecrã um super-herói apenas, a companhia resolveu trazer seis. Assim surgiram os Vingadores, o grupo de super-heróis mais poderosos da Terra. De regresso à tela estavam personagens que já tinham dado nome a aventuras cinematográficas e outras que até então tinham tido papeis mais secundários. O filme foi realizado por Joss Whedon e contou com Robert Downey Jr. (Home de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Mark Ruffalo (Hulk), Chris Hemsworth (Thor), Scarlett Johansson (Viúva Negra) e Jeremy Renner (Hawkeye). O vilão foi Loki, personagem interpretada por Tom Hiddleston.

Superman: O Filme (1978)

superman-mundo-de-cinema

 

Este é o início de todas as histórias do Super-Homem no grande ecrã. Tudo começa quando Jor-El, interpretado por Marlon Brandon, decide enviar o seu filho para o Planeta Terra, acreditando acertadamente que o Planeta de Krypton se está a destruir a si mesmo. Na Terra, a criança cresce com poderes especiais graças à energia do Sol e usa esses mesmos poderes para repor a verdade e justiça sempre que necessário. Enquanto mantém uma vida dupla como jornalista, luta contra o terrível vilão Lex Luthor e se apaixona por Lois Lane.

Homem-Aranha 2 (2004)

spider-man-ii-mundo-de-cinemas

O filme Homem-Aranha 2 é a sequela da obra que nos levou a conhecer a vida de Peter Parker. Depois de ser mordido por uma aranha radioactiva, o jovem nerd ganha poderes aracnídeos e começa a utilizá-los para combater o crime. No primeiro filme, derrotou o Duende Verde, mas uma nova ameaça coloca-o agora no caminho de Doctor Otto Octavius, também conhecido como Doctor Octopus. No papel principal está Tobey Maguire, coadjuvado por Kirsten Dunst, a amada Mary Jane Watson, e o amigo Harry Osborn, interpretado por James Franco.

Batman – O Retorno (1992)

batman-o-regresso-mundo-de-cinema

Nesta sequela ao filme de 1989, Batman regressa para combater uma dupla de vilões que procura controlar de novo a cidade de Gotham. Ajudado por um empresário corrupto, o vilão que se dá pelo nome de Penguin anseia por conquistar o lugar de Mayor da cidade e manchar a reputação de Batman. Entretanto, é neste filme que somos introduzidos à sedutora Catwoman e no qual assistimos pela primeira vez às suas danças perigosas com Bruce Wayne.

O Protegido (2000)

unbrakable-mundo-de-cinema

Mesmo que não tenha no título o nome de um super-heroi da DC ou da Marvel, este filme realizado por Night Shyamalan submerge-nos num thriller psicológico sobre outro tipo de super-herói. Elijah Price (Samuel L. Jackson) sofre uma rara doença nos ossos, que podem partir com muita facilidade. O resultado? Horas e horas a fio no hospital, acopanhado de livros de banda-desenhada. À procura de um significado para a sua vida, calcula que haja alguém no mundo que seja o seu oposto. Ao saber de um homem que sobreviveu ao descarrilamento de um comboio e sem sofrer um arranhão, Elijah sabe que encontrou a resposta que procurava.

Watchmen: O Filme (2009)

watchmen-mundo-de-cinema

Numa realidade sombria e alternativa, o ano de 1985 é muito diferente daquele que o nosso planeta viveu. Os dias de glória  e paz, no qual um grupo de heróis conhecidos como Watchmen asseguravam a tranquilidade, chegaram ao fim com a queda do governo. Porém, o assassinato de um veterano dos Watchmen reúne de novo os heróis que procuram solucionar o crime. Ao procurarem respostas tropeçam acidentalmente com um chocante plano diabólico.

Guardiões da Galáxia (2014)

guardiões-da-galaxia-mundo-de-cinema

Peter Quill (Chis Pratt) um jovem que sonha com outras galáxias. Depois de ser levado da Terra ainda jovem, decide-se a explorar planetas à procura de tesouros enquanto se envolve nas mais estranhas peripécias. É neste contexto que conhece um grupo de criminosos intergaláticos muito improvável, e assim nascem os Guardiões da Galáxia, unidos para fazer frente a Thanos. Além do humano, o grupo é formado por Rocket Racoon (voz de Bradley Cooper), um guaxinim falante; por Groot (voz de Vin Diesel), uma árvore que só sabe dizer o seu nome; o temível Drax (Dave Bautista), o destruidor; e Gamora (Zoe Saldana), filha do adotiva do vilão e conhecida como a mulher mais perigosa da galáxia.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhar este artigo

Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *