Home / Filmes de Terror /

10 filmes de terror inspirados em factos verídicos

filmes de terror

10 filmes de terror inspirados em factos verídicos

Uma das garantias que temos sempre que vemos um filme de terror é a de saber de antemão que tudo o que acontece no ecrã, por muito estranho que possa parecer, é apenas mera ficção… Mas e quando não é?

Algumas das histórias de terror que vemos no grande ecrã são, no entanto, inspiradas em factos verídicos. Esta pode parecer uma realidade intrigante e até mesmo assustadora. É por isso mesmo que dizemos: se não quer saber que histórias são ou não inspiradas em factos verídicos, sugerimos então que abandone este post.

Caso contrário, conheça sem delongas uma lista de 10 filmes de terror inspirados em factos verídicos.

10 filmes de terror inspirados em factos verídicos

Massacre no Texas (1974)

texaschainsawmassacre

No filme The Texas Chain Saw Massacre, um grupo de adolescentes torna-se vítima de um maníaco com uma máquina serra e que os persegue. Apesar de existirem inúmeras sequelas e remakes ao filme original de 1974, nenhum deles se consegue aproximar, a nível de qualidade, do original. O que é verdadeiramente aterrador é que a personagem de Leatherface é parcialmente baseada em Ed Gein, um serial-killer que tinha em sua posse nove máscaras de pele humana quando foi capturado.

O Tubarão (1975)

jaws

Quase nem precisamos de falar deste filme. Baseado num livro de Peter Benchley, esta obra de Steven Spielberg segue o chefe da polícia Martin Brody que vê a sua cidade ser atormentada por um tubarão branco. Na vida real, o autor Peter Benchley inspirou-se na história do pescador Frank Mundus, que apanhou um grande tubarão branco em Long Island, em 1964 e de ataques de tubarões em Jersey Shore, em 1916.

O Exorcista (1973)

exorcista

Ao falarmos de exorcismo, falamos do filme The Exorcist que, mais do que filme de terror, é um verdadeiro filme de culto. Baseado no livro de William Peter Blatty, o realizador William Friedkin faz da personagem de Linda Blair, uma jovem rapariga, uma verdadeira vilã capaz de libertar demónios através de um tabuleiro de jogos. A história foi inspirada no caso de Roland Doe, um rapaz que foi possuído, alegadamente, em 1949 e que envolveu a participação da Igreja Católica para se aplicar o ritual do exorcismo.

The Girl Next Door (2007)

girlnextdoor

Este filme de 2007 mostra-nos como Meg é raptada e sequestrada pelos seus vizinhos e depois submetida a tortura extrema na cave da casa ao lado da sua. Os eventos deste filme foram inspirados na morte de Sylvia Likens que, com 16 anos, foi torturada e eventualmente assassinada por Gertrude Baniszewski em 1965. Hoje, este crime é relembrado como o “mais terrível crime alguma vez cometido no estado de Indiana”, nos Estados Unidos.

The Blob – Outra forma de terror (1958)

blob

No filme The Blob deparamo-nos com um estranho caso de invasões de extraterrestres mas não só. Este filme de terror mostra-nos algumas das cenas mais estranhas que vimos no cimenta: uma espécie de gelatina extraterrestre que cai do céu e começa a devorar os habitantes de uma pequena cidade norte-americana. Muito irrealista, não parece? Bem, a verdade é que que existe mesmo uma gelatina espacial conhecida como como Star Jelly. O filme The Blob é inspirado numa quantidade desta substância gelatinosa encontrada pela polícia em 1950, em Filadélfia. Só que em vez de comer os polícias, a substância dissolveu-se.

Wolf Creek (2005)

wolfcreek

O filme Wolf Creek mostra-nos três mochileiros, em viagem na Austrália, que se confrontam com um problema: o carro deles avaria. Ao aceitarem ajuda de um homem que vive na localidade, o grupo de viajantes é sequestrado e torturado no Wolf Creek Nationak Park. Este filme foi, de facto inspirado não apenas numa história verídica mas sim em duas. A primeira, a história de Ivan Milat, que nos anos 90 sequestrou montanhistas para os torturar na floresta. O segundo é Bradley John Murdoch, responsável por matar um turista britânico.

Chucky – Child’s Play (1988)

Psycho

No filme Child’s Play, o serial killer Charles Lee Ray transfere a sua alma para uma boneca inanimado usando um estranho vudu quando é mortalmente ferido pelos polícias. Porém, não é por estar preso dentro de uma boneca que Charles, agora a viver dentro do boneco Chucky,  vai desistir de praticar crimes. Esta história é inspirado na de uma enfermeira que, supostamente, amaldiçoou uma boneca do autor Robert Eugene Otto para que se transformasse num verdadeiro pesadelo.

Psycho (1960)

psycho-mdc

O filme Psycho de Hitchcock quase dispensa apresentações. Nesta história de terror, acompanhamos a empregada de uma loja que foge da cidade depois de roubar dinheiro ao seu patrão. Porém, depois de fazer check in no Bates Motel, encontra a sua morte numa das cenas mais chocantes e brutais da história do cinema. O filme foi inspirado na história de Ed Gein, um serial killer de Wisconsin, que foi capturado pela altura em que o autor Robert Blotch escrevia o livro que foi adaptado ao cinema.

O Silêncio dos Inocentes (1991)

No Merchandising. Editorial Use Only Mandatory Credit: Photo by Everett Collection / Rex Features ( 411879fv ) 'THE SILENCE OF THE LAMBS' - Anthony Hopkins - 1991 VARIOUS

O filme O Silêncio dos Inocentes segue Clarice Starling, uma estagiária do FBI, que se vê obrigada a trabalhar lado a lado com o canibal Hannibal para encontrarem e pôr um fim ao criminoso Buffalo Bill. O autor do livro, Thomas Harris, baseou-se em vários serial killers para criar esta história horripilante. Entre as personagens reais que inspiraram O Silêncio dos Inocentes está, uma vez mais, Ed Gein, conhecido por esfolar as suas vítimas e Ted Bundy, que atraía as suas vítimas.

The Conjuring – A Evocação (2013)

conjuring

Neste filme de 2013, realizado por James Wan, o mesmo realizador da saga Saw, seguimos a história de dois investigadores paranormais, Ed e Lorraine Warren, que são chamados quando o elemento de uma família se começa a comportar de forma estranha… E a verdade é que na vida real Ed e Lorraine Warren são de facto investigadores reais que resolveram mais de 10 mil casos ao longo das suas carreiras. Um desses casos foi o da família Perron, em Rhode Island, que após se mudarem para uma casa nova foram atormentados pelo fantasmas de uma bruxa chamada Bathsheba Sheran que aí viveu no século XIX.


Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *